O Programa existe há seis anos e já arrecadou mais de mil toneladas de tampas plásticas.
O plástico faz parte do dia-a-dia. Está presente desde as embalagens de alimentos até peças de carro, podendo ser utilizado em vários segmentos como, saúde, agricultura, construção civil, lazer, esporte e comunicação. O programa Tampinha Legal foi lançado com o intuito de aumentar os níveis de esclarecimento quanto aos materiais plásticos e seu destino adequado. Em seis anos de atuação, já proporcionou que mais de R$ 2,5 milhões de reais fossem destinados para 313 entidades assistenciais participantes. Estes recursos financeiros contribuem para a aquisição de medicamentos, equipamentos e alimentos, custeio de tratamentos de saúde, educação, entre outros.
A gerente do Instituto SustenPlást, Simara Souza, lembra que o contrário de economia é desperdício. “Assim como aprendemos a fechar a torneira e apagar a luz, precisamos aprender a retornar para a indústria todos os nossos resíduos recicláveis, inclusive o plástico. Vemos que com a menor parte de uma embalagem, a tampa, conquistamos valores e volumes extraordinários, resultado do trabalho de verdadeiros exércitos de mãos voluntárias que compreendem que sustentabilidade é atitude.”
O Tampinha Legal, maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina, já arrecadou mais de mil toneladas de tampas plásticas. “São mais de 500 milhões de unidades de tampas plásticas que retornaram para a indústria caracterizando o conhecido modelo de economia circular.”, destacou Simara.
Atualmente o programa possui 3.148 pontos de coleta distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Goiás e no Distrito Federal.
O Tampinha Legal
O Tampinha Legal é realização do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, aumenta os níveis de esclarecimento quanto ao material plástico e seu destino adequado, promovendo que a economia circular ocorra na prática.
Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais cadastradas no Tampinha Legal que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. Em 2022 ultrapassou R$ 2,5 milhões de reais destinados 100% para as entidades assistenciais participantes.
Recentemente, lançou no Núcleo Porto Alegre/RS, o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.
Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde pode-se localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. Também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.