A inflação é uma palavra que mesmo sem ter o seu sentido muito claro na cabeça da população pode causar diversas dores de cabeça. Afinal, basta ver esse termo sendo citado nos jornais para depois surgir a notícia de que os preços no mercado devem subir.


O valor disponível no mercado é algo que serve de preocupação para todos os indivíduos no país, indo desde quem gerencia um negócio até mesmo para quem se encontra somente na posição de cliente, sendo surpreendido pelos preços nas prateleiras.


A definição desse tipo de valor passa por uma série de questões, o que faz até mesmo com que um conflito na Europa, uma crise imobiliária nos EUA ou até mesmo uma alta inflação vista na Ásia podendo tudo interferir na variação de custos a serem vistos no Brasil.


Essa já é uma razão suficiente para convencer um empreendedor a acompanhar as notícias que ocorrem dentro do mercado econômico, principalmente para quem lida com a área, como as empresas de gateway de pagamentos com seus serviços voltados ao comércio.


E se isso vale para um grande negócio, o mesmo vale para um empreendimento de bairro, pois até mesmo as atividades de quem vende bolo na rua pode ver seus custos de produção crescerem junto da inflação, isso graças ao preço do leite, ovos e/ou farinha.


Tal tipo de destaque ocorre também por causa dos clientes, pois com o crescimento no preço das coisas, pode ser difícil para um consumidor manter o seu poder aquisitivo, tendo então que reduzir o seu nível normal de compras, de forma a economizar seu dinheiro.


Para quem pensa cuidar de um negócio, muitas vezes pode ser necessário até mesmo correr atrás de uma emissão de certidão negativa, provando ao banco que seu negócio não possui nenhum tipo de dívida, justificando um empréstimo a ser pedido, por exemplo.


A verdade então é que as variações da inflação são capazes de trazerem grandes impactos na sociedade como um todo, sabendo ou não sobre o que se trata essa movimentação capaz de reduzir o valor do seu dinheiro no banco, na carteira ou até no colchão.

Mas afinal, o que é a inflação?

A inflação já passou por níveis tão altos que para uma geração essa palavra é vista quase como um agouro, sendo um conceito que pode afetar todo o rendimento de uma família, afetando até mesmo um plano de viagem no fim do ano por causa desse aumento de preço.


Mas muito além desse tipo de atividade, a maior preocupação com a inflação surge quando ela começa a afetar os itens que são vistos como essenciais na vida de uma pessoa, com um destaque então para o ramo de alimentação, produtos de higiene, entre outros.


Apesar de ser visto como uma entidade negativa, na verdade a inflação se trata de uma consequência das atividades que acontecem no mercado, tratando-se então de um movimento de aumento nos preços que aconteça de forma contínua.


Ou seja, o aumento no preço do chocolate durante o período da Páscoa não é algo que pode se associar só à inflação, por mais que o crescimento de ambos tenha uma ligação, como iremos explicar mais a frente, com tal denominação dependendo de algo constante.


Sendo assim a inflação pode ser definida como uma ação de aumento generalizado na questão dos preços, tudo isso em um período contínuo, fazendo assim com que o valor do dinheiro como um todo comece a perder o seu valor dentro de um certo tempo.


Recorrer aos serviços de contabilidade de um escritório pode ser uma maneira de garantir que a sua empresa consiga lidar com esse tipo de problema, sendo preciso ter cautela para não ver o seu negócio ser diretamente afetado pelo peso da inflação no mercado em geral.


Esse cuidado para não ter sua renda impactada foi algo que aconteceu principalmente na década de 90, onde antes do lançamento do plano real os níveis de inflação eram tantos que em questão de horas um produto podia ter seu preço remarcado no supermercado.


Mas para entender realmente como funciona a inflação, indo além dos seus impactos na renda de um indivíduo e sua família, é importante então entender melhor o que pode estar por trás desse aumento, sendo algo que pode ser até mesmo previsto de certa forma.

As principais causa da inflação

Entre os motivos que levam às mudanças de preços no mercado, com tal aumento associado à inflação, é possível destacar algumas razões, com elas podendo ser definidas entre:


  • Demanda;

  • Custo;

  • Inércia formal;

  • Inércia informal.


Cabe então a uma consultoria empresarial conhecer todas essas causas para saber como melhor gerenciar um negócio diante dos impactos sofridos pela inflação.

Inflação por demanda

Esse modelo está associado ao crescimento de uma demanda do mercado por algum tipo de produto, tal como a indisposição de um fornecedor específico, fazendo então que o público tenha que recorrer em peso a outros produtos disponíveis no mercado.


A partir do momento que essa busca começa a crescer, muitas vezes sendo insuficiente à quantidade disponível no mercado, é comum visualizar um crescimento nos preços, levando assim à alta da inflação.

Inflação por custo

Outra razão que leva ao aumento dos preços é a margem de lucro que se espera de cada venda, fazendo então com que o crescimento nos custos de produção leve à elevação do seu preço, repassando ao consumidor parte dos gastos que foram atualizados.


Essa é uma das principais relações que podem ser vistas no meio comercial, sendo então um dos temas a serem discutidos na aplicação de um sistema de gestão empresarial. Tal inflação pode se ligar a eventos como uma seca, que aumenta os custos de uma plantação.

Inflação inercial

Esse último modelo está associado a uma subida de preço que é vista como uma versão mais natural, sendo até mesmo previsível de certa forma. Tratam-se de regras legais que permitem uma elevação de valores, tal como em um serviço de mensalidades.


Esse aumento é feito para acompanhar as mudanças do mercado, como as mudanças no valor do salário. Esse tipo de inflação não recebe impactos além disso, podendo acontecer também informalmente, quando concorrentes sobem seu preço como uma resposta.


No geral o país sofreu bastante com uma elevação instável nos números na inflação, o que fez com que diversas taxas e indicativos fossem definidos até mesmo para se conquistar um melhor controle desses índices, sendo possível destacar entre elas:


  • IPA – Índice de preços no atacado;

  • INPC – Índice nacional de preços ao consumidor;

  • IPC – Índice de preços ao consumidor;

  • CUB – Custo unitário básico.


Frente a tudo isso é importante que o serviço de auditoria contábil de uma companhia esteja sempre atenta ao que ocorre com a inflação, de forma a entender como esse aumento de preços é capaz de trazer um grande impacto aos seus negócios.


De forma geral, é importante olhar com atenção para o que ocorre em relação à inflação, seja para garantir o sucesso da sua companhia ou para que a sua poupança não seja zerada diante da valorização que pode ser vista do dinheiro no país.

Ações para se proteger financeiramente da inflação

Para evitar que o dinheiro na sua carteira não perca o seu valor de uma semana para outra, principalmente em tempos instáveis, como em uma crise financeira, é importante adotar algumas ações para se proteger, entre elas:

Registre tudo

Ao recorrer a uma planilha de gastos é possível ter um melhor controle sobre os seus gastos, ajudando tanto a se ter um domínio do dinheiro como perceber a mudança nos preços, facilitando assim a tomar certas decisões junto ao seu montante restante.

Procure por marcas alternativas

O supermercado é um dos locais que mais sofre com a inflação, graças a sua variedade de produtos. Frente a isso é indicado procurar por marcas mais acessíveis, cujo valor mais baixo pode permitir com que suas compras não sofram com muitos cortes.


O mesmo vale para quem gerencia esse tipo de negócio, onde a aplicação de um sistema de gestão integrada pode ajudar a compreender melhor o seu empreendimento, facilitando assim a relação a ser mantida com seus fornecedores em relação aos preços.

Cortes gastos extras

Além de tentar economizar com a água e luz, muitas vezes pode ser necessário também cancelar serviços cuja utilização não seja tanta assim, o que pode incluir desde um serviço de streaming até mesmo aquele plano de uma academia que você não visita há meses.

Cupons de desconto

A inflação sobe e cresce, mas o benefício de usar um cupom de desconto continua presente. O que muda hoje é a forma com que esse artifício é utilizado, disponibilizado pelas lojas muitas vezes através de seus aplicativos.


No geral, ao tomar esses cuidados é possível garantir um melhor proveito das suas economias, com o mesmo valendo para quem comanda um negócio, onde a antecipação de recebíveis pode ser uma solução, mas cuidar dos seus recursos ainda é a opção certa.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!


Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!

Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.