O Instagram é uma rede social muito famosa, onde você pode compartilhar desde o seu dia a dia com serviços de usinagem CNC a uma viagem que você acabou de fazer.

O conteúdo sensível no Instagram pode ser muitas vezes encontrado na plataforma e isso se dá porque muitas pessoas não conhecem exatamente as regras estabelecidas pela rede social.

Entretanto, o Instagram possui algumas regras em sua utilização e, para aqueles que se incomodam muitas vezes com as postagens que aparecem na plataforma, podem obter um maior controle sobre as suas aparições.

Continue lendo esse artigo e entenda o que exatamente é um conteúdo sensível no Instagram e como você pode habilitá-lo.

O que é um conteúdo sensível no Instagram?

O Instagram é uma rede social que é famosa, principalmente entre os jovens, pela possibilidade de publicar diferentes fotos, compartilhar vídeos e entre muitas outras funções.

A publicação de uma foto referente a uma visita que marcou a sua vida em uma empresa de energia solar a um vídeo de sua banda favorita tocando em um show são de comum visualização na plataforma.

Ele possui o intuito de utilizar o seu meio digital como forma de expressão e de compartilhar momentos da sua vida com as pessoas mais próximas a você.

Entretanto, existem alguns conteúdos que são disponibilizados na plataforma, sendo eles propositais ou não, que podem acabar prejudicando a sua experiência como usuário da rede social.

Isso acontece porque a plataforma pode acabar trazendo conteúdos que ao invés de proporcionarem alegria ao internauta, podem fazer exatamente o contrário.

O conteúdo sensível pode ser muitas vezes um empecilho ao usuário que não deseja passar por essa experiência, uma vez que esse tipo de conteúdo é aquele que incomoda o usuário, podendo muitas vezes ser infringido pela lei da rede social ou não.

Por exemplo, você pode receber constantemente publicações de fabricantes de óculos de segurança com grau e adorar o conteúdo, enquanto as publicações de um noticiário podem passar informações e imagens contendo violência, atrapalhando a sua experiência.

Isso acontece porque os diferentes usuários possuem diferentes gostos, sentimentos e vontades, sendo extremamente normal a diferença de opiniões referente a um conteúdo.

Por esse motivo, o Instagram possibilitou a utilização das ferramentas necessárias para que o usuário possa optar por aquilo que deseja ver e as publicações que podem muitas vezes incomodá-lo.

Dessa forma, você estará apto a receber publicações referente a um fabricante de equipamentos agrícolas que você segue e admira e pode deixar de lado os conteúdos que o incomodam e são compartilhados na plataforma.

Entretanto, quais são exatamente os conteúdos que são considerados sensíveis pelo Instagram?

O que é considerado um conteúdo sensível pelo Instagram?

O conteúdo sensível na rede social são aqueles que possuem características que possam incomodar o internauta de alguma forma, onde dentre os seus principais fatores, podem-se citar:

  • Conteúdo ofensivo;

  • Conteúdo violento;

  • Conteúdo sexualmente sugestivo;

  • Conteúdo explícito.

Existem ainda muitos outros fatores que podem ser considerados como sensíveis pela plataforma, sendo esses apenas os seus principais e mais comuns tipos de ocorrência.

Isso acontece porque, diferentes perfis no Instagram possuem diferentes finalidades, onde uma conta de um indivíduo mal-intencionado pode trazer esse conteúdo, como também um noticiário ou outras empresas igualmente sérias e com o intuito informativo.

O Instagram, divergente de uma televisão, possui vários conteúdos que são posicionados em seu feed, onde desde um anúncio de conserto de portões a notícias e fotos de seus amigos podem aparecer para você a depender dos seus gostos demonstrados no aplicativo.

Entretanto, para passar para a próxima publicação da rede social, muitas vezes se acaba vendo todas as outras, uma vez que o seu sistema é através do arraste da página, seguindo um caminho linear para baixo, em direção ao próximo conteúdo.

Portanto, ambas as finalidades, tanto uma publicação maldosa quanto um conteúdo informativo podem acabar incomodando o internauta em sua navegação.

Por esse motivo, a escolha entre o conteúdo que deseja ou não adquirir pode causar um grande impacto positivo na sua experiência na plataforma, possibilitando o desvio de conteúdos que não são do seu interesse por conterem características sensíveis.

Através da opção de barrar os conteúdos sensíveis do seu Instagram, é possível que você visualize o conteúdo referente a uma empresa de segurança eletrônica do seu interesse e deixe de observar os conteúdos que podem não lhe agradar.

Entretanto, como é possível habilitar a opção de não obter acesso a conteúdos sensíveis, melhorando assim a sua experiência na plataforma?

Como controlar o conteúdo sensível do Instagram?

O conteúdo sensível do Instagram pode ser muito prejudicial às pessoas que possuem uma maior sensibilidade ao tema. Por esse motivo, o Instagram possibilita que você realize a alteração de acordo com as suas preferências ao conteúdo e a qualquer momento.

Caso a sua experiência atual com os conteúdos em seu feed estejam o agradando, então nesse caso não é necessário realizar qualquer alteração, entretanto, caso você sinta algum incômodo, é possível fazer a mudança.

Nesse caso, para não se deparar mais com os conteúdos insatisfatórios ao usuário e que podem causar incômodo, é possível evitá-lo da seguinte forma:

O primeiro passo é abrir o aplicativo em seu aparelho, tendo acesso às suas funcionalidades. Em seguida, você deve acessar o seu perfil, clicando na sua foto no canto inferior direito.

O próximo passo é o de acessar o menu principal da plataforma, onde você pode realizar esse processo clicando no ícone de três linhas que fica localizado no canto superior direito do seu perfil.

Com isso, a próxima etapa agora é a de acessar as configurações da plataforma, clicando nessa opção do menu. Em seguida, você deve clicar em “conta” e logo depois em “controle de conteúdo sensível”, para assim conseguir selecionar a opção que deseja.

Seguindo com o processo, você deve clicar em “continuar” e realizar a sua escolha referente às três opções disponíveis que aparecem para você nessa etapa.

Essas opções se referem ao nível de conteúdo sensível que você deseja ou não visualizar, onde dessa forma você não precisa se desfazer de todo e qualquer conteúdo com algum tipo de conteúdo sensível. Dentre as três opções que lhe aparecem estão:

  • Mais;

  • Padrão;

  • Menos.

Essas são as opções que aparecem para você, entretanto, elas também podem ser alteradas de acordo com o aparelho.

Dessa forma, pode ocorrer de ao invés desses termos, podem aparecer as palavras “permitir, limitar ou limitar ainda mais”. Contudo, ambas as expressões possuem o mesmo significado e função.

Com isso, você consegue visualizar e acompanhar um perfil sobre empresas de gateway de pagamentos, por exemplo, sem precisar se deparar com conteúdos que não o agradam.

Essa alteração impacta diversas funcionalidades dentro do aplicativo, onde o resultado de suas pesquisas, conteúdo recomendado a você na seção do Explorar, no Reels, feed e na aba de hashtags.

Todavia, vale ressaltar que a opção “mais” não está disponível para os usuários que são menores de 18 anos, garantindo assim também uma maior segurança sobre o conteúdo que é disponibilizado para as pessoas que são menores de idade.

Além disso, para obter uma maior restrição sobre os conteúdos que são mostrados a você, é possível selecionar a opção “favoritos”, onde os usuários são selecionados por você para se obter uma prioridade de visualizações.

Por exemplo, se você deseja acompanhar sempre o andamento do novo perfil de administração de condomínios que o seu amigo criou, você pode deixá-lo em sua lista de favoritos.

Com isso, as publicações desse perfil sempre aparecerão primeiro para você, criando uma lista de prioridades dos usuários.

Entretanto, caso a sua preferência seja a de continuar com o conteúdo normalmente por não se incomodar com o que lhe é mostrado, basta apenas selecionar a opção “padrão”, ou apenas não configurar esse recurso.

A opção de conteúdo sensível do Instagram já está selecionado em “padrão”, sendo esse o seu estado normal.

Com essa nova funcionalidade do Instagram, uma boa dica é que as empresas devem tomar cuidado com as suas formas de divulgação na plataforma, uma vez que alguns usuários não terão os conteúdos considerados sensíveis com tanta facilidade.

Por exemplo, divulgações que contenham drogas, algum tipo de violência ações sexuais muito explícitas podem não ser uma boa alternativa caso a sua forma de comunicação seja através da rede social.

Todavia, embora exista essa preocupação para as marcas, essa nova ferramenta do Instagram trouxe a possibilidade filtrar as informações em um mundo que está repleto de conteúdo em excesso.

Por esse motivo, pondere os seus sentimentos e desejos e escolha a opção da plataforma que melhor se adequa ao seu estilo de vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Compartilhe nas redes sociais e apoie ou retribua

Todos os nossos artigos são exclusivos é proibida a reprodução total ou parcial dos mesmos sem a indicação da fonte SHD: Sejahojediferente.com