Um relacionamento harmonioso entre pais e filhos está longe de ser algo impossível de construir, pelo contrário, trata-se de um relacionamento como outro qualquer e, por isso, deve ser desenvolvido com muita calma e sabedoria.
Todo e qualquer relacionamento possui os seus desafios e momentos difíceis, até porque estamos falando da união de duas pessoas que são completamente diferentes e que precisam reconhecer isso para entender como se relacionar da melhor maneira.
Entretanto, isso não quer dizer que a relação entre ambos deva ser algo difícil como muitos pensam, principalmente quando os filhos passam por uma fase delicada como a adolescência e os pais não possuem a devida sabedoria para lidar com tal.
É preciso entender que pais e filhos precisam uns dos outros, seja os pais que trabalham com tubos pead água para que seus filhos procurem para dar bons exemplos ou os filhos que precisam dos pais para o suporte durante o pagamento da faculdade, por exemplo.
Essa troca é o que acaba construindo o relacionamento e permitindo que ambos possam entender mais um sobre o outro e, mesmo com a enorme diferença de idade e geração, saber reconhecer os pontos em comuns que possuem entre eles.
Tendo isso em vista, hoje iremos te ajudar com 10 dicas para ter um relacionamento harmonioso entre pais e filhos e que precisa ser aplicado por ambos, afinal de contas, um bom relacionamento só existe quando os dois lados se esforçam para tal.
A importância de um bom relacionamento entre pais e filhos
Antes de conferir as dicas, entender sobre a importância desse relacionamento é essencial, pois assim as dicas que veremos a seguir farão ainda mais sentido para você e fará com que todo o esforço desse trabalho valha a pena.
Hoje, entender mais sobre esse universo de relacionamentos e autoconhecimento se tornou mais acessível com a internet, assim como a pesquisa por um bom tarucel onde comprar online ou perto da sua região.
Quando falamos da relação entre pais e filhos, falamos de uma relação que começa muito antes de termos consciência, afinal de contas, nossa primeira casa foi o útero da mãe e a sua voz junto com a do pai foram as primeiras gravadas em nossa memória.
Não é à toa que psicólogos e especialistas dizem que o primeiro contato social do indivíduo é com a família e as trocas familiares tendem a influenciar a maneira como aquela criança se desenvolve e como ela lida com os problemas da vida.
Sendo assim, construir um bom relacionamento entre pais e filhos é essencial para o bom desenvolvimento da criança e para a tranquilidade dos pais, que poderão ver seus filhos crescerem confiando neles e auxiliando-os em seu desenvolvimento.
Assim como o gerente de uma empresa nobreak industrial fica orgulhoso vendo o desenvolvimento de seu estagiário, por exemplo, todo pai e mãe que ama o seu filho também fica feliz em ver seu desenvolvimento sabendo que pode ajudar com isso.
Com isso, entendemos que a construção de um relacionamento harmonioso entre pais e filhos garante não só um melhor lar para ambos, mas uma troca saudável entre duas pessoas que sabem que podem contar uma com a outra para o que precisar.
10 dicas para um relacionamento harmonioso
Agora que você já entende um pouco mais sobre a importância da construção de um bom relacionamento entre pais e filhos, chegou o momento de aprender a como fazer isso. Sendo assim, confira abaixo as 10 dicas que selecionamos para te ajudar:
Pratique a empatia
A primeira delas é a prática da empatia, a ação de sentir o que o outro sente para que você possa entender mais sobre ele e, a partir disso, repensar a maneira como a qual o trata ou se comunica com essa pessoa.
Muito se fala sobre empatia nos últimos tempos, seja em uma empresa que vende capacete para eletricista ou até mesmo dentro da família, pois ela se tornou essencial para todo e qualquer tipo de relação.
Saiba a hora de ouvir
Além disso, saber a hora de ouvir também é algo extremamente importante dentro de uma relação, pois em alguns momentos é normal que uma pessoa queira falar mais do que a outra e roubar o espaço dela falar o que pensa e sente.
Dentro de uma relação, ouvir é tão importante quanto falar, pois garante que você entenda o outro lado e reflita sobre suas ações, sabendo como elas interferem na vida do outro e se esforcem para fazer diferente.
Reforce o diálogo
E já que ouvir é muito importante, falar também é, afinal de contas, é através da comunicação que ambos os lados conseguem colocar para fora tudo que pensam e o que sentem, e isso deve ser reforçado por um diálogo saudável.
O diálogo é essencial em qualquer tipo de relação, seja entre o chefe e o funcionário de uma empresa de fundição por gravidade ou entre pais e filhos, e isso só é feito quando ambos entendem a importância de tal ação e buscam se comunicar.
Estejam juntos nos momentos difíceis
Todas as pessoas e relações passam por momentos difíceis, isso é algo que foge completamente do nosso controle, mas é sempre bom saber que até mesmo nos momentos difíceis temos com quem contar.
Receber o apoio de um amigo é bom, mas receber o ombro amigo de seu filho ou seus pais faz com que tudo seja ainda mais leve, pois você sabe que as pessoas mais importantes da sua vida estarão com você para o que der e vier.
Trace paixões semelhantes
Por mais diferente que você se considere dos seus filhos ou pais, sempre existe aquele ponto ou paixão em comum que, muitas vezes, nem vocês mesmos conhecem e que pode ser o pontapé inicial de uma relação de muito sucesso.
Seja o mesmo interesse pela procura de boas mangueiras hidráulicas de alta pressão no mercado ou até mesmo o amor por livros de fantasia, vale a pena buscar saber o que vocês têm em comum e que pode ser a chama da intimidade dessa relação.
Tenham tempo livre juntos
Muitas vezes a rotina dos pais é muito agitada devido ao trabalho e os filhos estudam durante quase todo o dia e, por isso, o tempo livre deles costumam ser usados de forma individual, o que acaba afastando-os ainda mais.
Por isso, é sempre válido a tentativa do gasto de tempo livre juntos, seja durante um almoço no domingo, um cinema na sexta à noite ou uma série no sábado à tarde, o importante é estarem juntos também nos momentos de descanso.
Fale sobre os pontos positivos
Infelizmente, existem muitos pais e filhos que fazem questão de reforçar os pontos negativos uns dos outros, o que, além de prejudicar a relação entre ambos, pode afetar na autoestima e na forma como eles se enxergam.
Por isso, é sempre importante reforçar os pontos positivos de seus pais e filhos, assim como o idealizador de um projeto de esgoto predial sempre elogia o que foi bem feito no processo, pois isso faz com que as pessoas se sintam mais felizes e amadas.
Faça terapia familiar
Existem casos em que a relação entre os pais e os filhos não é construída de uma boa maneira quando tentam sozinhos, nesses casos, ficar com raiva ou briga é a última opção, pois se não conseguem sozinhos, é preciso chamar ajuda.
Sendo assim, a terapia familiar pode ser uma ótima opção para que uma pessoa imparcial da situação possa ajudar a mediar a discussão e fazer com que ambas as partes possam entender o que fazer para construir uma boa relação.
Esteja presente na rotina
A rotina de muitos pais e filhos pode ser uma loucura, mas até mesmo em meio a essa loucura, estar presente na rotina uns dos outros é algo que pode fazer isso ser mais leve e até mesmo alegre para você e sua família.
Ter uma rotina em família pode ser uma boa ideia, como um café da manhã antes dos pais saírem para procurar um medidor de nível de água e antes dos filhos irem para a escola, por exemplo, assim como um jantar ou café da tarde com todos juntos.
Dê liberdade e espaço
Por último, mas longe de ser menos importante, lembre-se de dar liberdade e espaço para que seus filhos possam ser quem quiserem ser, sem medo ou vergonha do que a própria família irá pensar.
Dar essa liberdade e espaço pode ser algo difícil, principalmente para os pais, mas é essencial para que o seu filho entenda que ele pode e deve construir o seu próprio caminho e personalidade de acordo com o que aprendeu e no que acredita.
Ações que devem ser evitadas nesse tipo de relacionamento
Para finalizar este conteúdo, não poderíamos deixar de citar algumas ações que devem ser evitadas em uma relação, pois assim como existem as que devem ser aplicadas, existem as que devem ser esquecidas por completo, como:
Jamais falte com o respeito;
Entenda os desafios de cada um;
Não fale na hora da raiva;
Evite cobranças desnecessárias;
Não grite.
Evitar tais ações garante que ninguém acabe se machucando ou machucando quem ama, entendendo que mesmo em momentos de tensão, com calma, respeito e educação, tudo se resolve.