Que as estrelas levem embora sua tristeza,
Que as flores encha seu coração de beleza,
Que a esperança enxugue para sempre suas lágrimas.
E, acima de tudo, que o silêncio te fortaleça!

A música: Ly-O-Lay Ale Loya (Circle Dance) transmite as histórias, lendas e dificuldades dos nativos americanos, combinando cantos sampleados das tribos Navajo, Pueblo e Sioux e do povo Sami yoik com acompanhamentos de sintetizador, todos conduzidos por um combinação de percussão tradicional e batidas de dança eletrônicas.

Ly-O-Lay Ale Loya (Circle Dance) faz parte do álbum "Yeha-Noha" (Desejos de felicidade e prosperidade) lançado em 1994 por um projeto musical chamado "Sacred Spirit".
No primeiro álbum, a música "Circle Dance" foi apresentada como um canto nativo americano, porém os vocais principais são um autêntico Sami yoik ("Normo Jovnna" de Terje Tretnes).

Para cada álbum vendido, são feitas doações para o Native American Rights Fund, uma organização nativa americana sem fins lucrativos dedicada a restaurar os direitos legais do povo nativo americano.



História Navajo

A maioria dos antropólogos acredita que os navajos emigraram para o sudoeste entre 1100 e 1500 d.C. do noroeste da América do Norte, já que a maioria das outras culturas falantes de Athabaska vivem no noroeste do Canadá e no Alasca. No entanto, a história da criação Navajo conta que eles emergiram no sudoeste de vários mundos inferiores. Os Navajo eram originalmente caçadores-coletores que provavelmente aprenderam a cultivar com as tribos Pueblo próximas do sudoeste. Uma vez que se estabeleceram no sudoeste, os Navajo se organizaram em vários clãs e não permitiram que mulheres e homens se casassem dentro de seus clãs.

No final dos anos 1600, os Navajo ajudaram algumas das tribos Pueblo em sua revolta contra o colonialismo espanhol. A revolta foi bem-sucedida no início, mas quando os espanhóis recuperaram seu território, alguns dos pueblos se esconderam e se casaram entre os navajos. Os navajos obtiveram cavalos e ovelhas dos colonos espanhóis e começaram a se tornar criadores de gado.

Em 1863, Kit Carson iniciou sua campanha Scorched Earth e começou a cercar os navajos para forçá-los a se mudar para Fort Sumner, Novo México. Essa migração forçada é conhecida como A Longa Caminhada, e muitos Navajo ainda contam histórias até hoje sobre as dificuldades que seus ancestrais enfrentaram enquanto caminhavam quase 300 milhas. Cerca de 200 navajos morreram no caminho, e os sobreviventes foram forçados a viver perto da base militar de Fort Sumner, no que era essencialmente um campo de internamento. O tratado de 1868 criou uma Reserva Navajo em parte de sua terra natal original, e os Navajo voltaram para a terra dentro das quatro montanhas sagradas. Um dos líderes navajos mais famosos do século XIX foi o chefe Manuelito, que foi fundamental para defender que seu povo pudesse voltar para sua terra natal em 1868.

Na década de 1920, o Conselho Tribal Navajo foi criado e separado em diferentes capítulos, semelhantes aos membros do Congresso dos EUA servindo em diferentes distritos geográficos.

Na década de 1930, John Collier, então comissário do Bureau of Indian Affairs, implementou seu programa de redução de gado na Nação Navajo. Collier tinha a boa intenção de ajudar a impedir que a terra na Nação Navajo fosse sobrepastoreada, mas o gado se tornou importante para a cultura Navajo. Como resultado, muitos navajos viram este programa como uma destruição de seu modo de vida. Um impacto negativo foi que a ovelha Churro que o navajo havia adquirido originalmente depois que a colonização espanhola foi substituída por outros tipos de ovelha que os funcionários do governo do BIA pensaram que seriam melhores; mas o Carneiro Churro acabou por se adaptar melhor à paisagem árida. O Navajo Sheep Project foi iniciado na década de 1970 para reintroduzir o Churro Sheep na nação Navajo.

Em 1974, o Navajo-Hopi Settlement Act ampliou a Reserva Hopi que fica geograficamente dentro da Nação Navajo. Este ato forçou a realocação de 10.000 a 13.000 navajos, o que causou ressentimentos entre os navajos e os hopi durante anos. As duas tribos finalmente resolveram alguns de seus conflitos com o Pacto Intergovernamental Navajo-Hopi de 2006.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!


Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!

Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.