O Natal é um tempo de muita alegria e reflexão. É um tempo precioso para todas as pessoas, principalmente para os cristãos, que celebram o nascimento de Jesus, mas é também um tempo que encanta famílias de todos os lugares, credos e culturas. 


No Natal reunimos a família para celebrar, fazemos confraternizações com amigos e colegas queridos, presenteamos aqueles que amamos e passamos um tempo de alegria em poder servir às pessoas que estão ao nosso redor.



O Natal é o tempo das luzes, tudo fica mais bonito, enfeitado e chamativo. As ruas são decoradas, as famílias têm o prazer de se reunir para montar sua árvore de natal e decorar toda a casa com enfeites natalinos. 


Nessa época tudo se transforma em um pretexto para estar junto. Por isso, é muito importante que tenhamos muita criatividade para transformar esse momento em um tempo ainda mais divertido e agradável.


Nós separamos 10 dicas criativas para que você possa decorar a sua casa para este natal. Dicas que vão ajudar a deixar seu lar mais aconchegante e ainda economizar em seus enfeites natalinos. Leia toda matéria e seja impactado pela magia do natal!

1 - Use luzes à vontade!

O natal é um tempo de alegria e muita luz. Por isso vale a pena investir em uma boa iluminação natalina. Nesta época os famosos pisca-piscas estão disponíveis em diferentes tamanhos, cores, formatos e preços. 


Por isso vale a pena ter em sua casa luzes que possam decorar vários ambientes. Você pode usar luzes em sua fachada, em sua sala de estar e em qualquer outro ambiente que pretenda decorar. 


Além de deixar o ambiente mais agradável, você pode variar as cores e tipos de jogos de luzes a fim de fazer o seu lar entrar no clima do natal, mas não se esqueça de dar uma conferida no projeto elétrico entrada de energia da sua casa antes de instalar as luzes. 


Se você quer economizar com a iluminação procure pisca-piscas antigos. A ideia é substituir as lâmpadas queimadas e reaproveitar as luzes dos anos anteriores. Sai muito mais barato! 

2 - Faça sua própria guirlanda

A guirlanda de natal na porta de casa é um adereço natalino que não pode faltar. É de fato um verdadeiro cartão de boas-vindas para os que chegam. Existem muitas opções, formatos e tamanhos de guirlanda. Procure aquele que mais se parece com você!


Além de ter a opção de comprar uma guirlanda pronta, você pode fazer a sua própria e deixá-la ainda mais linda. Separamos algumas dicas para sua guirlanda. A primeira dica que pode dar é: use produtos artesanais como:


  • Fitas;

  • Feltros;

  • Laços;

  • Bolas Natalinas;

  • Entre outros.


Reaproveite materiais disponíveis em sua casa como arames e papelão que sobra da construção de casas. Além disso use caixas de pisca-pisca como formato para sua guirlanda. Algumas são redondas, ótimas para isso.

3 - Invista em muitas bolinhas natalinas!

Há quem pense que as famosas bolinhas natalinas servem apenas para decorar a árvore de natal. Mas elas podem ser espalhadas por toda casa e fortalecer sua decoração.


Sim, elas devem estar na árvore, mas elas podem ser penduradas em sua guirlanda, em prateleiras, em copos, taças e jarros espalhados em sua casa ou em sua mesa de jantar. Onde for conveniente invista sempre em bolinhas de todas as cores e tamanhos. 


Se você pensa em economizar, não é necessário comprar todas as bolas de natal, faça você mesmo. Use bolinhas de isopor, decore-as com tinta e glitter. O efeito por ser espetacular!


4 - Decore seu jardim

Se você mora em uma casa e tem um jardim aconchegante na frente ou no quintal, nossa dica é que você aproveite bem esse espaço para deixá-lo com clima natalino. Se o jardim for na entrada, é importante decorar o espaço visto que é a porta de entrada da casa.


Mas algumas dicas para economizar na decoração do seu jardim é aproveitar o que ele já oferece. Decore as árvores com luzes, mesmo que não sejam pinheiros. No Brasil temos uma vegetação bem diversificada, aproveite isso para fazer um natal a cara do nosso país.


Você pode investir em pisca-piscas para decorar essa área, mas pode usar também refletores para iluminar árvores ou seu gramado. Uma boa dica é usar papéis coloridos na frente dos refletores para alternar as cores.

5 - Capriche em sua fachada

Assim como a guirlanda na porta de entrada, um jardim bem iluminado, a fachada da casa também deve receber atenção nesta época do ano. Algumas pessoas se importam muito com essa parte, até contratam uma empresa de pintura de fachada.


Mas não precisa gastar tanto para fazer o seu natal ficar mais bonito. Faça você mesmo os retoques necessários em sua pintura, escolha cores que favoreçam a iluminação de natal, como cores claras e que possam continuar durante todo o ano.


Uma dica é pendurar luzes e enfeites que lembrem ainda mais o natal, como desenhar a silhueta de uma árvore de natal com o pisca-pisca. Além de ser uma dica econômica, fica lindo!

6 - Enfeite sua Mesa de Jantar

A mesa de jantar é uma parte importantíssima em uma casa durante as festas de natal. Ao redor da mesa juntamos nossa família e aquelas pessoas que mais amamos para uma bela ceia natalina. Decore toda sua sala, bancadas industriais, além de sua mesa.


Por isso é importante deixar a sala de jantar, e principalmente a mesa agradável aos olhos. Invista em bolinhas e outros enfeites. As cores mais tradicionais para a mesa de jantar são: verde, vermelho, branco e dourado, mas isso não quer dizer que não possa usar outras.


Durante o natal os adereços para a mesa de jantar costumam estar muito caros, monte, então, você mesmo a sua própria mesa de jantar para a ceia natalina. Você pode fazer, por exemplo, seu próprio jogo americano com tecido, feltro, crochê e objetos artesanais.


7 - Invista em materiais que lembram a neve 

Embora no Brasil, que é um país de clima tropical, quase não tenhamos neve, a não ser no sul, em algumas épocas do ano, o natal ganhou toda aquela característica de inverno, na qual a neve não pode faltar.


Talvez porque o Papai Noel viva no polo norte ou porque a maioria dos filmes natalinos acontecem nos Estados Unidos ou na Europa, lugares que nessa época tem muita neve, o natal ganhou essa cara toda especial.


Por isso, invista em bonecos de neve, icebergs, bolas de neve, etc. Use isopor, papel branco, feltro e outros materiais para produzir seus próprios enfeites de gelo. Você já estará economizando muito por não precisar de uma empresa de aquecedores nesta época.

8 - Use adesivos

Se a sua ideia para este natal é fazer uma decoração bonita e ao mesmo tempo economizar, uma excelente dica que podemos te dar é a de usar adesivos em sua decoração. 


Você pode comprar adesivos já prontos de árvores de natal, Papai Noel, bonecos de neve, flocos de neve, tudo isso em várias escalas e cores. Além de bonito e elegante, esses adesivos são muito mais baratos.


Eles podem ser aplicados em qualquer lugar. Por exemplo, suas janelas de vidro podem ser decoradas com flocos de neve, o teto, o piso, e até mesmo as paredes de cimento queimado parede preço.

9 - Faça seu próprio presépio

Um dos verdadeiros significados do natal é relembrar o nascimento de Cristo. Por isso, um dos principais elementos da decoração natalina é o presépio com a criança deitada na manjedoura, José, Maria, os reis, os pastores e os animais em volta da criança.


Você pode fazer o presépio com materiais simples e reciclados, como palha, papel recortado, pó de madeira, e restos de materiais como os que são usados para fazer piso laminado em Osasco.


Compre bonequinhos já prontos em casas de festa, ou faça você mesmo de tecido e feltro. A estrutura do presépio pode ser feita de palito de picolé, ou madeira reciclada. Uma das marcas do Natal é a simplicidade.


10 - Escolha bem sua árvore de Natal

A árvore de natal é um elemento da decoração natalina que não pode faltar em hipótese alguma. Por isso deixamos ela por último! Seja em seu jardim, seja em sua sala de estar, invista em uma árvore que traga aconchego para o seu lar. 


Existem várias dicas para ter uma árvore de natal economizando ao máximo. Por exemplo, você pode comprar a sua árvore, seja ela um pinheirinho natural ou até mesmo um pinheiro sintético. No Brasil, por causa do clima, geralmente temos árvores mais sintéticas.


Ou você pode fazer sua própria árvore com materiais reciclados como garrafas PET e outros objetos de plástico como aqueles usados por uma distribuidora de produtos de limpeza.


É possível, também, usar outras árvores disponíveis em sua região. Uma ideia que fica muito legal é usar alguma árvore seca e decorar com todos os adereços natalinos possíveis. Você pode conseguir uma dessas em qualquer lugar, afinal é uma árvore morta.


Capriche nos enfeites em sua árvore. Além das tradicionais bolinhas natalinas, faça seus próprios enfeites com produtos artesanais, pendure lembrancinhas importantes já disponíveis em sua casa, como chaveiros, fotos ou bonequinhos.


Essas e tantas outras dicas podem deixar seu natal mais bonito e mais agradável para você e sua família. Coloque essas dicas em prática, pesquise mais dicas como essas. Isso fará seu natal ainda mais harmonioso. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Postagem Anterior Próxima Postagem

Compartilhe nas redes sociais e apoie ou retribua

Todos os nossos artigos são exclusivos é proibida a reprodução total ou parcial dos mesmos sem a indicação da fonte SHD: Sejahojediferente.com