Por Ana Paula Tozzi, CEO da AGR Consultores

Você conhece o Websummit? É o maior encontro de tecnologia da Europa que teve início em Dublin em 2009. Porém, desde 2016 acontece em Lisboa, Portugal, no início de novembro. Eu costumo dizer que esse e é um evento mais focado na “pessoa física” e menos na “pessoa jurídica”. Ou seja, dificilmente você venderá seus serviços ou produtos por lá. Tudo é preparado para chacoalhar a sua cabeça: uma avalanche de conteúdo, passando por discussões tecnológicas, éticas, políticas, sociais e ambientais.

Nesse ano, com recorde de participantes, + 70.000 pessoas de 160 diferentes nacionalidades e participação recorde de brasileiros, a 14ª edição do Web Summit apresentou 2.200 startups, que se revezaram em stands e pitchs espalhados por cinco pavilhões. Concomitante, a cada dia, a cada 20 minutos acontecem em 12 salas principais, palestras alinhadas a 12 trilhas de assuntos específicos... haja controle da ansiedade!

Obviamente tecnologia foi o tema central do evento, porém os debates vão sempre muito além. Exemplo? No primeiro dia, as palavras da Primeira-Dama da Ucrânia, Olena Zelenska, levaram o público às lágrimas. Ela compartilhou com imagens e muita objetividade as aflições pelas quais sua pátria está passando desde a invasão Russa. Ao final, ela nos convidou a refletir sobre nossos atos e respectivos impactos, de forma a despertar uma profunda reflexão de como podemos contribuir positivamente para que o mundo seja um lugar melhor para se viver.

Dentre as tecnologias mais exploradas durante as palestras estão Web 3 e os desdobramentos do Metaverso, este fortemente debatido em 2021. John Acunto, da Infinite Reality fez uma demonstração de desenvolvimentos no Metaverso que proporciona uma experiência espetacular de venda de automóveis, desde a entrada do cliente na loja até a apresentação das opções, com uma riqueza de detalhes impressionante! Para conhecer o que pensamos aqui na AGR sobre Metaverso, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=gbBFaoYb8W8.  Confere lá!!

Por outro lado, bem no estilo Web Summit, pontos e contrapontos desafiam nossas crenças. Tim Berners-Lee, o pai da www, junto com John Bruce CEO da Inrupt, desafiam a segurança e a qualidade da Web 3 e do Blockchain. Pontos como segurança, falta de privacidade e pouca escalabilidade foram as bases para ambos criarem a Inrupt, cuja base é o POD (personal online datastore).

O conjunto de serviços e produtos financeiros relacionados ao DeFi (finanças descentralizadas) geraram discussões acaloradas desde o primeiro dia. Ainda há muita descrença e desconfiança na movimentação das Criptomoedas, alertando o atual sistema financeiro tradicional que conhecemos. O debate (na verdade embate!) entre o Cofundador da Ethereum Charles Hoskinson, o jornalista Ben Mckenzie e Molly White, ambos contra as Criptomoedas, quase terminou luta livre...

Enfim, é tudo muito apaixonante e desconcertante ao mesmo tempo. Meu objetivo neste texto de hoje, foi trazer algumas breves ideias do que vivemos e sentimos ao participar deste evento que nos provoca com as inovações tecnológicas, os desafios políticos mundiais, as questões éticas e ambientais. Apesar de ser praticamente impossível absorver 100% do conteúdo disponibilizado pelo evento, o convite aqui é desafiar: 

O que você pode fazer diferente? 

Estou alinhado com o futuro? 

O ecossistema de franquias que você faz parte observa somente o curto prazo ou está inserido em discussões de futuro? Enfim, nada que você mude na sua empresa para amanhã! Mas, que mantenha você antenado para não acordar vendendo “vitrola”...

As boas notícias? Em maio de 2023, o Websummit acontecerá também no Rio de Janeiro. Minha sugestão? Participe!

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee