Conhecida internacionalmente por trabalhar com Ivete Sangalo, Michel Teló e astros da NFL, especialista explica o passo a passo para ter um negócio de sucesso

De acordo com o último Relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) do Sebrae, no Brasil existem 43 milhões de empreendedores, dos quais 14 milhões já possuem um negócio próprio estabelecido há, pelo menos, três anos e meio. A tendência é que esses números cresçam a partir de agora.

Com o retorno das festas e eventos, o setor de decoração volta a crescer e com ele as oportunidades de garantir uma renda com a preparação das festas de fim de ano, por exemplo. Para ajudar nesse start, a decoradora internacional Amanda Lima separou 8 dicas importantes para quem busca iniciar neste ramo. Confira:

1- A primeira coisa é disposição. Entrar em um novo negócio requer disposição e no mercado de festas eu ouso dizer que é necessário ter duas vezes mais disposição, porque nós não vendemos um produto físico. Vendemos um serviço que está ligado 100% a afetividade e sentimento, por isso a responsabilidade é muito maior.

2- Procure por capacitação. Cursos de todos os tipos e estilos que você possa buscar. Hoje em dia, na internet, existem muitos disponíveis gratuitamente e isso com certeza ajuda a facilitar a trajetória de quem está começando a ter pelo menos uma noção básica do mercado, das técnicas, produtos e materiais.

3- Faça um caixa, mesmo que você não tenha nada. Quando eu digo em relação a “fazer um caixa” é qualquer coisa que você invista, seja 50 reais. Qualquer dinheiro que você coloque no início do negócio, anote, faça caixa, saiba para onde esse dinheiro está indo e faça no mínimo um cálculo de como esse dinheiro deve retornar para você.

O maior problema hoje do empreendedorismo, e principalmente no mercado de festas, está entre as pessoas gastarem e não terem controle dos seus gastos. Por isso essa dica é indispensável. Tenha os seus números anotados e saiba que qualquer centavo que você investir deve ser contabilizado.

4- Seja uma empresa sustentável, no sentido de criar soluções. Use a sua criatividade para que você possa desenvolver o seu negócio de forma que você economize e não gaste tanto dinheiro.

Por exemplo: use móveis antigos, aqueles que você tem em casa. Reaproveite, pinte, crie suas peças, pegue aquela cômoda velha que você não vai usar mais, ou que você vai jogar fora, ou que alguém está jogando fora e pinte. Use a criatividade para criar um móvel exclusivo. Fazer festa não está ligado a só usar produtos novos, caros e da moda, mas também a usar a sua criatividade e os materiais disponíveis para você naquela situação.

5- Trace metas fáceis de se atingir e em curto prazo. Eu acredito que quando você cria isso, você consegue ter mais gás para se dedicar a elas. Quando eu comecei, eu não pensava em fazer mais festas do que a minha concorrente. Todas as minhas metas eram focadas em mim e na minha empresa.

Quando atingir a meta X, vou me presentear com um algo relacionado ao meu produto – como por exemplo, a compra de um material que estava na minha lista.  Basicamente, se coloque em uma posição de mostrar um resultado para si mesma, podendo assim, conseguir dar um passo em seu negócio.

6- Trabalhe, melhore e personalize o seu atendimento. O atendimento é a parte mais importante da sua venda, e é ele que vai dizer se você vai ganhar muito retorno ou se não vai ganhar nada. Quanto mais personalizado for o seu atendimento, melhor é o retorno para o seu empreendimento. Escute o seu cliente, não foque nos problemas e dê a ele as soluções. Seja um facilitador. Então, sempre que o seu cliente vier com uma como objeção, tenha uma solução.

7- Fale para as pessoas sobre o seu trabalho. Não tenha medo ou vergonha, não ache que os seus primeiros clientes serão pessoas que não te conhecem, pelo contrário, os nossos primeiros clientes são aquelas pessoas que conhecem o nosso caráter, que sabem quem nós somos e conhecem a nossa história. Os primeiros vão sempre “nos” comprar e não o nosso produto. Então, fale para o padeiro, para os feirantes, para os amigos, na festinha da escola, na Igreja, em roda de conversa. Faça com que as pessoas saibam sobre o seu talento, pois dessa forma, em uma oportunidade quando for necessário um profissional que atue no seu mercado, você será lembrada.

8- Não tenha vergonha de aprender e acima de tudo, não tenha vergonha de dizer que você está aprendendo. Isso vai te ajudar muito a se desenvolver e facilitar o seu caminho.

Muitas pessoas já entram no mercado achando que decorar festa é ter bom gosto, mas não é. Decorar festa é expressar o bom gosto do seu cliente, mesmo quando você não concorda com aquilo, dentro do seu estilo de decoração. Então, a forma de você dizer isso é aprendendo a ouvir e encaixar o que o cliente quer.

Amanda Lima trabalha com decorações há mais de 4 anos, está à frente de 4 empresas no ramo de festas, sendo procurada por nomes como Rodrigo Branco, Ivete Sangalo, Simone e Simaria, Virgínia e Zé Felipe, Roberto Carlos, Fernanda Paes Leme, Patricia Abravanel, Pato, Antonio Carlos, Michel Teló e astros da NBA, NFL e MLS. Focada em compartilhar todo o conhecimento adquirido em mais de 40 cursos na área, desenvolveu um método simples, econômico e descomplicado de elaborar arcos desconstruídos, tendo como meta simplificar o trabalho do maior número de profissionais da área.

Amanda Lima DecoraInstagram: @amandalimadecora
Site: https://www.amandalimadecora.com/

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee