“A tecnologia digital não se ensina, se disponibiliza”. A conclusão do empresário italiano Francesco Farruggia, fundador e presidente da Campus Party, é resultado de décadas de imersão em ambientes de experimentação tecnológica e sintetiza a missão do festival global de disponibilizar ferramentas e ambientes propícios para o desenvolvimento de soluções digitais feitas por e para jovens. Essas e outras ideias, estão na obra de estreia do empresário, Feel the future, que traz um mosaico de provocações e pílulas de reflexão sobre os principais efeitos da revolução tecnológica na sociedade.

Com uma linguagem ágil e bem-humorada, o autor organiza os sentidos do leitor para o futuro e os dilemas da economia digital. Na primeira parte do livro, entendemos como a revolução digital impactou – e continuará impactando – os mais variados campos da vida humana. O problema, diz ele, ao abordar como a escalada da tecnologia afeta as finanças, o trabalho, os transportes, as energias, a saúde, a justiça e a educação, “não é apenas tecnológico, mas diz respeito a reinventar nosso modo de viver e conviver”.

Na segunda parte, Francesco dá ao leitor as chaves para decifrar as grandes disrupções da atualidade. Trata-se de um livro para curiosos de todas as idades, que traduz temas como cidades inteligentes, blockchain, computadores quânticos, internet das coisas, impactos do 5G e 6G, NFTs, metaverso, segurança digital, inteligência artificial, e discute o uso de conceitos como inovação e disrupção. O autor convida o leitor a pensar e, principalmente, abrir os seus sentidos para o futuro que se aproxima em progressão geométrica, atitude imprescindível para organizar as vidas das pessoas e empresas nos próximos 5, 10 ou 20 anos.

Fruto das reflexões de um cidadão global, Feel the future foi escrito em castelhano/espanhol, e dessa língua foi traduzido para o português, idioma escolhido para a edição original da obra. Os capítulos vêm acompanhados de ilustrações de Rafael Campos Rocha. A obra impressa e o e-book chegam às livrarias digitais em novembro e serão lançados durante a 14ª. edição da Campus Party Brasil, entre 11 e 15 de novembro, em São Paulo, neste que será um marco da retomada 100% presencial do festival.

“Não estamos em uma era de mudanças, estamos em uma mudança de era”, afirma o autor. Então, como preparar o cérebro humano para absorver o novo paradigma e projetar futuros inimagináveis? Na expectativa de encontrar novas respostas para essa pergunta, Farruggia vem ministrando, desde 2018, a conferência homônima “Feel the future” em diversas universidades e empresas brasileiras. Em 2023, após o hiato pandêmico, a experiência será retomada junto com uma série de eventos de lançamento do livro por todo o país.

Trecho da orelha

“Todos sabemos – ou sentimos – que a tecnologia, a ciência e a inovação imprimem, de maneira cada vez mais acelerada, mudanças profundas em nossas vidas. À luz dessas inquietações, temos prazer em bancar os futurologistas em mesas de bar e grupos de whatsapp e arriscar as mais diversas teorias. Mas a verdade é que a grande maioria de nós sabe muito pouco sobre o futuro que nos aguarda e as tecnologias que vão promover – ou já promovem – tais transformações.

Em Feel The Future, Francesco Farruggia nos convida a observar tais fenômenos de um ponto de vista privilegiado: se, por um lado, nosso cicerone acumula mais de uma década na organização e gestão do mais importante evento de tecnologia e cultura geek do mundo, por outro, Francesco também oferece a sagacidade de um experiente empreendedor do mundo analógico. É desse lugar que somos instigados a conhecer, de maneira descomplicada e com linguagem acessível, o que está por vir.” – Clayton Quandt Dick, empreendedor na área de educação e tecnologia.

Sobre o autor

Empresário com larga experiência no ramo de marketing estratégico para meios de comunicação, consumo de massa e para políticos, Francesco Farruggia é sócio-fundador e presidente da Campus Party, maior experiência tecnológica do mundo, que desde 1997 reúne jovens geeks em um festival de criatividade, ciência, empreendedorismo e entretenimento digital. É também um dos idealizadores do projeto Include, iniciativa do Instituto Campus Party, que tem como objetivo a inclusão digital e tecnológica de jovens em estado de vulnerabilidade social.

Foi consultor na campanha do presidente italiano Matteo Renzi. Colaborou com o escritor Gabriel Garcia Marquez na produtora de cinema Amaranta e na fundação da Escola de Cinema Latinoamericana em Havana, Cuba. É sócio-fundador, junto ao ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore, da Futura Estudios, empresa voltada ao estudo da estrutura da sociedade da informação. É anjo e sócio investidor de várias startups digitais.

Lançamento do livro

Feel the future - Lançamento e palestra com o autor Francesco Farruggia, fundador da Campus Party
Sábado, 12/11, às 13h
Palco Principal - Campus Party
Pavilhão de Exposições, Distrito Anhembi, São Paulo.

Shopee Brasil:
Ofertas incríveis - Melhores preços do Mercado.
Confira as ofertas especiais na Shopee aos visitantes do SHD.
Aproveite agora mesmo! De uma olhada clicando aqui.

Faça parte das nossas Redes Sociais (Siga/Curta):
Instagram: @alessandro.turci.original - Clique aqui 
Twitter: @AlessandroTurcy - Clique Aqui
LinkedIN @AlessandroTurci - Clique Aqui
Comunidade no Youtube - Clique Aqui
Gettr @alessandroturci - Clique Aqui
Gab @AlessandroTurci - Clique Aqui
Facebook @alessandro.turci.56 - Clique Aqui
Facebook Página Blog SHD - Clique Aqui

Canais de Notícias e Informações do Blog SHD.
Rerceba em primeira mão diariamente os principais destaques do blog.
Inscreva-se nos canais de notícias:
Canal SHD no Whatsapp clique aqui.
Canal SHD no Telegram clique aqui.

Café de Apoio ao Blog SHD: 
Precisamos de sua ajuda para manter esse blog vivo.
De pouco em pouco chegamos ao muito!
Nos ajude com um café através do pix 11 98363-7919
Postagem Anterior Próxima Postagem
Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!


Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!

Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.