Como uma técnica para se manter relevante no mercado, o Instagram está aos poucos modificando a maneira como se apresenta para o público, um recurso que parece estar rendendo bons resultados para a empresa.

Os profissionais de marketing, em particular, têm notado a procura por informações mais dinâmicas e divertidas sobre diversos assuntos, como monitoramento ambiental, principalmente entre o público mais jovem.

Uma das redes sociais que mais tem ganhado popularidade nesse sentido é o TikTok. Essa rede de vídeos curtos oferece uma plataforma de consumo rápida e direta, com material novo sendo apresentado a todo momento.

Por ser planejado primordialmente para smartphones, as gravações ficam no formato vertical. Esse tipo de conteúdo é muito mais fácil de produzir usando um telefone celular com boa câmera, e o TikTok não exige tratamento profissional para os vídeos colocados na plataforma.

Basta ter um pouco de criatividade e inovação para conquistar o público com contas de empresas que realizam teste de impairment, já que as outras ferramentas disponíveis, como a edição de vídeos, são bem intuitivas e simples de dominar.

Identificando esse sucesso, o Instagram começou a perceber a necessidade de mudança, uma vez que era ela a rede social que mantinha um domínio por conteúdo de fotos e vídeos.

Para conseguir se adaptar, ele está aos poucos deixando de ser o aplicativo de fotos quadradas.

Isso se personificou ainda mais com as mudanças no layout do feed principal do Instagram, que começou a se adaptar aos conteúdos verticais de tela inteira, do mesmo modelo que o TikTok.

Essa mudança ainda é uma novidade e não está disponível para todos os usuários, entretanto a aceitação tem sido muito positiva e denota uma mudança nos padrões de criação de conteúdo da plataforma.

Ao que tudo indica, o perfil de consumo do TikTok está criando um determinado padrão, que provavelmente se espalhará para as outras redes sociais e acabará gerando um impacto direto nessas plataformas, que são muito utilizadas por empresas de datador novos.

O formato do novo feed pretende expandir o conteúdo para melhor adequar os vídeos, evitando cortes em áreas gravadas, como acontece normalmente quando você assiste a um Reels.

O modelo Reels é a resposta do Instagram para o TikTok, oferecendo um modelo muito similar de criação de conteúdo, mas com todos os benefícios da rede social, que está mais consolidada e possui hoje milhões de usuários no mundo todo.

Esse formato é parte de uma adaptação para gerar um engajamento maior a partir desse tipo de conteúdo, que acaba sendo fundamental para otimizar esses processos e garantir uma melhor experiência de consumo para o material de uma empresa de equipamentos audiovisuais.

Entretanto, ainda há alguns elementos importantes que precisam ser adaptados, principalmente para os usuários mais antigos da rede social. Isso porque muitos recursos mudaram de lugar, e é necessário reaprender a usar a rede social.

Além disso, é preciso identificar os elementos de engajamento que a plataforma oferece nas publicações. Hoje, o Instagram é usado por muitas empresas e influenciadores que ativamente dependem da rede.

Entender essas mudanças é muito importante para você continuar a aproveitar os recursos disponíveis para a rede social sem perder a chance de se adaptar a um novo modelo de engajamento, que está muito mais próximo das necessidades atuais.

Para isso é preciso entender as principais mudanças da rede social e suas atividades relacionadas a essa diferença, conseguindo assim uma estrutura adequada para criar mais conteúdo sobre suporte técnico em TI e gerar novas publicações.

Mudanças no modelo de feed do Instagram

Uma das mudanças mais drásticas no modelo de feed é o fato de os vídeos tomarem a tela inteira. Isso vai fazer a rolagem de feed, que antes era natural e podia ser mais lenta, ficar muito semelhante ao aplicativo que o Instagram está puxando sua inspiração.

Isso significa que, a cada movimento para mudar o feed, você irá para um vídeo completamente diferente, o que pode ser muito funcional para o modelo Reels, mas pode desagradar os usuários de feed atual.

Esse modelo também é bem menos intuitivo, fazendo com que os usuários tenham que entender melhor como realizar as ações como curtidas, comentários e compartilhamentos em uma publicação sobre automação residencial áudio e vídeo que desejam mostrar ao seus amigos.

Essas complicações, entretanto, não são um problema para quem já está acostumado com a forma de funcionar do TikTok, uma vez que a ferramenta de imagens está cada vez mais similar a sua fonte de inspiração.

Essas mudanças de feed acabam impactando também o feed convencional, com carrosséis de fotos, imagens quadradas e outros elementos. Ainda há um período de adaptação até que todas as funcionalidades estejam encaixadas corretamente nesse modelo.

À primeira vista, essa modificação não leva muito em conta outros tipos de conteúdo, que não sejam os vídeos rápidos do Reels. Embora esse seja o atual foco da empresa, é importante lembrar que as outras funcionalidades são muito importantes também.

O Instagram sempre se destacou por ser uma rede social ampla, que permitia que diferentes formatos de conteúdo pudessem ser aproveitados em um mesmo lugar, e o feed anterior representava isso perfeitamente.

O novo formato ainda parece deslocado, como se estivesse esperando que os meios antigos de publicação deixassem de ser utilizados. Vale lembrar, entretanto, que esse ainda é um modelo de testes.

Por conta disso, existe a possibilidade de ainda existirem atualizações que ajudem o app a posicionar melhor todos os tipos de conteúdo, como imagens sobre calibração de equipamentos de medição, adaptando-se para manter a relevância no mercado em que está inserido.

Em resumo, a experiência gerada pelo novo layout ainda é bastante negativa, como se você estivesse tentando encaixar publicações de uma rede social em outra completamente diferente, perdendo assim uma excelente oportunidade de expandir seu público.

A longo prazo, o Instagram pode até mesmo perder público por conta desse tipo de mudança, o que é muito prejudicial tanto para a empresa quanto para os criadores de conteúdo que se apoiam na rede social para conseguir trabalhar adequadamente.

A pluralidade sempre foi a marca registrada do Instagram, e essa mudança parece querer se afastar dessa realidade, criando uma padronização desnecessária com outra rede social, que já tem seu público-alvo e apelo.

Na tentativa de atrair um novo público, a rede social pode colocar a perder seu público atual, que irá procurar novas formas de se comunicar se o novo modelo continuar da mesma maneira quando for ao público geral interessado em material sobre célula automatizada.

A padronização das redes sociais

Uma das maiores reclamações de usuários de redes sociais tem sido a constante tentativa de padronização que as redes mais antigas estão assumindo, em grande parte por receio de perder seu público para aplicativos mais novos como o TikTok.

O próprio Instagram tem modificado suas ações já há algum tempo em busca de uma estrutura que seja mais jovial e mantenha seu público utilizando suas ferramentas, como:

  • Aumento de tempo para stories;
  • Bonificação em dinheiro para Reels;
  • Ferramentas de criadores;
  • Priorizar conteúdo nesse novo formato.

Todos esses elementos são muito similares aos benefícios oferecidos por outras redes sociais que estão se adaptando ao modelo de publicação do TikTok, e isso acaba culminando no novo modelo de feed que está sendo testado.

Entretanto, o que muitas redes sociais estão esquecendo é o impacto que esse tipo de conteúdo gera em seu público que já está utilizando os serviços da rede e nem sempre está ansioso para esse tipo de mudança.

Enquanto o Instagram prosperou em outras situações ao aplicar ferramentas de outras redes sociais em suas atividades, a grande diferença é que neste caso há uma movimentação direta para a mudança da rede social em questão.

Isso porque, em eventos anteriores, a sensação era de que o Instagram estava ganhando uma nova funcionalidade, mas mantinha o comportamento básico da rede e possibilita aos usuários um canal adicional de produção de conteúdo.

O mesmo não está acontecendo no momento, com mudanças bruscas que fazem a rede social perder um pouco de sua personalidade para se conformar com o padrão do mercado atual, o que acaba tirando um pouco do charme do Instagram.

Para manter seu público cativo, ainda precisam ser realizadas diversas alterações que consigam conversar diretamente com a rede social e em como ela se encaixa nesse tipo de perfil.

Considerações finais

As mudanças que estão sendo aplicadas ao Instagram ainda estão em um estágio inicial e precisam de muito trabalho antes de serem consideradas definitivas, mas certamente é um momento de divisão entre o gosto do público.

Ainda que essas mudanças priorizem um formato popular de produção de conteúdo, é preciso se manter aberto para os outros modelos que o Instagram já utiliza há um tempo, o que pode ser crucial para manter sua popularidade.

Dessa forma, um usuário comum poderá aproveitar os elementos que mais o agradam dentro do Instagram, sem perder a qualidade por conta de uma nova maneira de usar o aplicativo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quem gosta comenta!

O você achou desta publicação? Qual sua opinião a respeito?
Gostaria de acrescentar algo? Use o campo abaixo e registre sua participação nesta publicação.
Sugerimos Usar a Opção Nome + URL = Escreva seu nome e no campo url coloque o link de seu blog, site, rede social ou deixe em branco.
Estamos aguardo sua participação.

Postagem Anterior Próxima Postagem
 *Todos os textos do Seja Hoje Diferente é uma produção independente e todo conteúdo produzido é de total responsabilidade de seus idealizadores e editores, apresentados em "Informações" e ou Links de origem.

*O artigo acima não reflete, necessariamente, a opinião do Seja Hoje Diferente publicado em carater divulgativo. 

GeraLinks - Agregador de links Agregalinks - O melhor agregador de links para blogs