6.7.22

Canal Dentário: dicas de cuidados pós cirurgia


Provavelmente, você nunca ouviu falar de endodontia, mas talvez conheça procedimentos odontológicos associados a ela, como o canal dentário.

A endodontia é a especialidade de tratamento de lesões e doenças da polpa e da raiz. Ela é responsável por eliminar problemas mais complexos para o paciente, como cáries ou até mesmo extrações dentárias.

Para quem possui um plano odontologico para mei é possível inclusive, fazer esses procedimentos na rede credenciada, de maneira gratuita.

Quando falamos em tratamento de canal, muitos pacientes ficam com dúvidas de quais cuidados eles devem ter após o procedimento.

Neste artigo, esclarecemos os aspectos mais importantes que envolvem o canal dentário e mostramos passo a passo como funciona esse tratamento endodôntico.  Continue lendo!

O que é o tratamento de canal?

O tratamento de canal dentário é um procedimento que envolve a remoção da polpa, um tecido encontrado na raiz de um dente.

Normalmente, é indicado quando a cárie está presente em um processo avançado que já causou danos à polpa.

O procedimento envolve a limpeza, preparo e preenchimento da área para selar o canal e evitar complicações ao dente para não ter que chegar ao ponto de extraí-lo.

Como saber se o seu caso é uma indicação para tratamento de canal?

Primeiramente, é importante lembrar que todo sintoma deve ser avaliado por um profissional, por isso não deixe de consultar seu dentista.

Caso sinta dor, inchaço ou até desconforto, informe um profissional e faça uma avaliação. Se tiver um plano dentario para mei, agende uma consulta e aproveite a cobertura do seu convênio.

Os sintomas mais comuns são:

  • Dor de dente;
  • Inchaço na área;
  • Trauma oral;
  • Fraturas;
  • Danos à estrutura dentária.

Agora que você já sabe sobre os sintomas, chegou o momento de descobrir como é o tratamento de um paciente que precisa fazer um canal. 

Como funciona o tratamento?

Seja por meio de um convênio odonto pme ou particular, assim como qualquer outro tipo de tratamento odontológico, um canal possui diferentes etapas importantes para garantir o sucesso final:

  1. Anestesia

O primeiro passo é aplicar a anestesia. Este é o único momento em que o paciente pode se sentir desconfortável. 

O truque é: respire fundo. Você pode fechar os olhos ou desviar o olhar, se necessário. 

  1. Diagnóstico de tamanho da polpa

Depois de não ter tido sensibilidade na área devido ao anestésico, é hora do dentista avaliar o comprometimento dos seus dentes. 

Isso é feito de modo visual, usando um equipamento chamado espelho de aumento.

  1. Acesso à raiz

Nesta fase, um profissional irá acessar sua raiz. Para fazer isso, você precisa ativá-lo.

Nesse momento, uma broca odontológica é usada e a ferramenta faz um pouco de barulho do motor. Mas não se preocupe: você não sentirá nada devido à anestesia, apenas um pouco de pressão.

  1. Remover tecido infectado

Agora, é hora de remover a parte afetada do dente. Várias ferramentas são utilizadas com o objetivo de “raspar” a parede do dente, removendo qualquer foco de infecção.

  1. Limpando a área afetada

O próximo passo é limpar a área. Para fazer isso, o dentista irá enxaguar a área, eliminando qualquer bactéria remanescente do interior do dente afetado.

  1. Restauração dentária

Depois, é o momento de fazer o recheio. Os dentistas preenchem as áreas vazias com materiais biocompatíveis projetados para evitar futuras contaminações dos dentes.

Ele "cobre" o dente com um dos materiais e coloca o paciente em casa.

  1. Colocação da coroa dentária

A última etapa é concluída somente após um certo período de tempo, que é a colocação de uma coroa — ela será a "cobertura" do dente.

É importante dizer que, a coroa dentária não substituirá toda a estrutura do dente, mas sim uma pequena parte.

A coroa pode ser feita de vários materiais. Mas, o ideal é discutir todas essas etapas com seu dentista antes do procedimento.

Além disso, vale dizer que, caso você tenha plano odontologico para microempreendedor individual, será possível continuar se consultando e garantindo a durabilidade do canal. É claro que, no particular, você também consegue, mas terá gastos muito maiores.

O que devo prestar atenção após o tratamento?

Apesar de ser um procedimento comum nos consultórios odontológicos, o canal dentário é um procedimento cirúrgico e requer alguns cuidados para que o tratamento seja bem-sucedido e restaure os dentes. Dentre eles:

  1. Evite alimentos duros

Não mastigue alimentos duros na área onde o tratamento de canal está sendo realizado, especialmente nas primeiras semanas após o procedimento.

É importante ingerir apenas comidas mais macias, pois é importante evitar fraturas ou até mesmo expor as restaurações provisórias utilizadas em alguns casos.

Este é um cuidado simples que pode fazer uma grande diferença no pós-operatório e na saúde do paciente.

  1. Preste atenção regularmente à higiene bucal

Alguns pacientes têm medo de escovar a área com uma escova de dentes ou fio dental. Mesmo que de forma mais suave e cuidadosa, essas rotinas devem ser mantidas.

Isso é importante para prevenir novas infecções e cáries. Existem alguns pacientes que precisam utilizar cremes dentais e enxaguantes específicos.

  1. Use o medicamento prescrito pelo dentista

Em alguns casos, seu dentista pode recomendar analgésicos e medicamentos anti-inflamatórios após o tratamento do canal radicular.

Eles são aliados importantes em caso de desconforto ou dor antes do fim do tratamento.

  1. Assuma o controle do seu tratamento de canal

Como mencionamos anteriormente, é sempre aconselhável visitar seu dentista regularmente para que ele possa acompanhar o progresso do tratamento, sinais de lesão ou se houver outros problemas clínicos que devem ser tratados.

Por isso, caso seu emprego ofereça beneficios plano odontologico empresas, comece a investir em sua saúde bucal e garanta o acompanhamento regular. 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

GeraLinks - Agregador de links