Após concluir o ensino médio, o sonho de muitos adolescentes é ingressar na universidade. No entanto, muitos ainda têm dificuldades com relação a escolha do curso, que de fato é uma decisão importante. 


Além dos adolescentes, muitos adultos que desejam ter mais uma graduação se pegam pensando em qual curso iniciar, e muitas vezes acaba até desistindo por conta de não ter certeza da escolha. 


Apesar dessa decisão ser importante, é uma decisão individual, onde o adulto e o adolescente devem levar em conta suas áreas de maior destaque na escola. Isso quer dizer que, se uma determinada pessoa tinha um maior domínio na área de ciências da natureza, um curso, como o de biologia, pode ser interessante. 


No entanto, pensando em facilitar o processo de escolha do curso, separamos aqui em nosso artigo, alguns cursos online gratuitos mais procurados para a graduação. Ao continuar a leitura, você pode ter uma luz e pensar com mais clareza em qual área seguir.

Gestão de recursos humanos

O curso de gestão de recursos humanos, sem dúvidas, é um dos mais procurados por diversas pessoas. Nesse curso, o aluno será preparado para trabalhar no RH de organizações públicas ou privadas de qualquer segmento. 


De forma mais abrangente, podemos dizer que o profissional da área de recursos humanos será o responsável por recrutar, selecionar, treinar e administrar as relações trabalhistas, além de prestar auxílio em qualquer tipo de dúvida relacionada ao trabalho. Por fim, vale destacar que é um curso rápido, com duração de apenas 2 anos, ou seja, quatro semestres.

Administração

Outro curso que também está sendo bastante procurado por diversos estudantes é o de administração. Nesse curso, os alunos serão preparados para gerenciar os recursos de uma instituição (privada ou pública) ou de uma empresa, seja por meios materiais, financeiros ou humanos. 


No caso do curso de administração, sua duração é um pouco maior, podendo durar 4 anos, ou seja, oito semestres, no entanto, alguns alunos podem levar mais tempo para concluir o curso, ao optarem fazer menos disciplinas por semestre. 

Marketing

Mais um curso muito procurado por diversas pessoas é o de marketing. O curso, que tem a duração de 4 anos, ou seja, 8 semestres, consiste em um conjunto de atividades, as quais devem ser desenvolvidas com o objetivo de compreender as necessidades dos clientes e do mercado, para atendê-las da melhor forma. 


Nesse caso, apesar do conceito estar bastante relacionado com a questão das vendas, o marketing engloba diferentes etapas que acontecem antes e depois da comercialização de um determinado produto ou serviço. 

Engenharia

Uma área bem clássica, que nunca deixa de ser concorrida, e que está entre uma das mais procuradas é a de engenharia. É um curso bastante longo, podendo durar até 5 anos, no entanto, nessa área, o estudante têm diversas opções de especializações, veja: 


  • Engenharia Civil;
  • Engenharia Florestal;
  • Engenharia Mecânica;
  • Engenharia Elétrica;
  • Engenharia Biomédica;
  • Engenharia Mecatrônica.
  • Engenharia da Computação;
  • Engenharia de Produção;
  • Engenharia Ambiental e Sanitária.
  • Engenharia de Alimentos.

Medicina

Outra área que também é muito procurada pelas pessoas é a área da saúde, ou seja, medicina. Assim como o curso de engenharia, o curso de medicina tem uma duração bem longa, podendo chegar a 6 anos, sendo 2 anos para o ensino básico, 2 anos para os estudos clínicos e 2 anos para o internato. 


Além disso, o curso de medicina oferece ao estudante diversas áreas de especialização: cardiologia, neurologia, radioterapia, pediatria, patologia, oftalmologia, infectologia, homeopatia, endocrinologia, dermatologia, dentre muitas outras. 

Direito

Outro curso bem clássico e que sempre está em alta entre os cursos mais procurados pelos estudantes é o de direito. É um curso com a duração igual ao curso de engenharia, ou seja, de 5 anos, no entanto, de acordo com o Ministério da Educação, o aluno pode colar grau mesmo sem cumprir o prazo mínimo.


Nesse curso, os estudantes são preparados para se tornarem profissionais qualificados, capacitados para cuidar da aplicação de leis e normas jurídicas, no entanto, é um curso que permite ao aluno escolher a área de atuação que mais lhe agrada. 

Publicidade e Propaganda

Em sétimo lugar, um dos cursos mais procurados pelos estudantes é o de Publicidade e Propaganda. É um curso com uma duração de 4 anos, ou seja, 8 semestres, e apesar de ser muito parecido com o curso de marketing, conta com algumas diferenças. 


Nesse curso, os alunos serão instruídos de forma a conseguirem fortalecer a imagem das marcas e empresas, junto com o público, através da criação de campanhas e peças publicitárias, promovendo serviços, produtos e ideias.

Odontologia

Outro curso da área da saúde que também é bastante procurado por diversos estudantes é o de odontologia. É um curso que tem duração mínima de 5 anos, e é uma das áreas essenciais, já que atua na saúde.


Assim, se você tem dúvida em qual curso escolher, considere algumas das dicas mencionadas aqui e seja um profissional de sucesso.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee