O fio dental, ou fita dental, é um produto de limpeza interdental capaz de alcançar o espaço entre os dentes, removendo a placa bacteriana e o resto de alimentos, função que a escova de dentes sozinha não consegue.
Por isso, para ter uma higiene oral completa, e para manter a saúde bucal em dia, o uso do fio dental é imprescindível. Ele deve ser utilizado todos os dias, ao menos três vezes, antes ou depois da escovação dos dentes.
Dessa forma, além de manter uma boa higiene bucal, também é possível evitar o surgimento de cáries, mau hálito, tártaro e outras doenças que possam atingir a gengiva. Entre outros benefícios de utilizar o fio dental diariamente, podemos destacar:
- Prevenção do mau hálito;
- Remoção da placa bacteriana;
- Contribui para uma melhor estética bucal;
- Limpeza profunda e adequada dos dentes;
- Prevenção da gengivite e doença periodontal.
Para entender melhor a importância do uso do fio dental, e como utilizá-lo mesmo estando em tratamento com alinhadores invisíveis, confira os tópicos a seguir.
A importância do uso do fio dental para a saúde bucal
Como vimos até aqui, apenas escovar os dentes após as refeições não é o suficiente para ter uma higiene bucal completa. Isso porque o fio dental é um item indispensável que deve ser utilizado todos os dias, e não somente quando prende algum alimento nos dentes.
A seguir, explicamos melhor sobre os 5 benefícios do uso do fio dental. Confira!
Prevenção do mau hálito
As bactérias que causam o mau hálito agem, principalmente, sob os restos de alimentos que ficam presos entre os dentes. Logo, com o uso diário do fio dental para realizar a remoção desses restos, é possível evitar o mau hálito e preservar sua lente de dente.
Remoção da placa bacteriana
A placa bacteriana é formada a partir do acúmulo de bactérias provenientes dos restos de alimentos que se acumulam nos dentes.
Com a escovação, é possível remover a placa que se forma na superfície deles. Entretanto, para remover na parte inferior da gengiva, é preciso utilizar o fio dental.
Quando a placa não é removida adequadamente, ela endurece e forma o tártaro, o que deixa os dentes amarelados, necessitando de um clareamento dental.
Contribui para uma melhor estética bucal
O uso diário e correto do fio dental, além de prevenir doenças, também contribui para melhorar a estética bucal. Uma limpeza completa e eficiente, com a retirada de todos os restos de alimentos com o auxílio do fio, ajuda a preservar o esmalte dos dentes.
Com isso, os dentes ficam mais fortes, saudáveis e resistentes às manchas e quebras, podendo receber um clareamento a laser para deixá-los ainda mais brilhantes.
Limpeza profunda e adequada dos dentes
A escova de dentes é eficiente para limpar a superfície dos dentes, entretanto, ela não é o suficiente para garantir uma limpeza adequada entre eles, retirando todos os restos de alimentos.
O uso diário do fio dental é que irá garantir que nenhum resto de alimento fique preso entre os dentes, fator que pode ocasionar problemas de saúde bucal.
Prevenção da gengivite e doença periodontal
Os restos de alimentos que ficam acumulados na gengiva, se tornam comida para as bactérias que causam inflamações. O uso do fio dental ajuda a evitar que essas sobras fiquem amontoadas.
O uso correto do fio dental ajuda a remover o tecido inflamado que dá início à gengivite. Portanto, utilize o fio diariamente, e se houver algum sangramento persistente durante o seu uso, procure por um dentista.
Qual a forma correta de utilizar o fio dental?
O fio dental pode ser utilizado antes ou depois da escovação dos dentes. Desde que ele seja usado corretamente para retirar todos os restos de alimentos e placa bacteriana, a ordem dos fatores não afeta o resultado final.
Para que a remoção dos alimentos de toda a arcada dentária seja feita de forma correta, é preciso utilizar pelo menos 40 centímetros de fio dental, deixando um espaço livre para os dedos. É necessário passá-lo entre os dentes e na linha das gengivas com delicadeza.
Em seguida, o fio deve ser passado ao redor dos dentes, deixando ele entrar cuidadosamente 2 ou 3 mm na linha da gengiva. Quando atingir o local, passe ele com cuidado para cima e para baixo, limpando todas as curvas
Por fim, aplicar o fio para frente e para trás, limpando toda a placa bacteriana e os restos de comida. Após finalizar, retire-o com cuidado. Para potencializar a higiene bucal, procure um dentista para saber o preço clareamento dental e faça o tratamento periodicamente.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.