O uso do
cigarro faz mal para a saúde e afetam os pulmões, além da boca como um todo. Mas, ainda assim, muitas pessoas continuam mantendo esse vício. 

O tabagismo traz diversos problemas para o indivíduo, destruindo toda a qualidade de vida dele. 


É imprescindível que todas as pessoas realizem consultas periódicas em uma clínica odontologica para prevenir as doenças bucais. No caso dos fumantes, é ainda mais necessário essas visitas. 


Você sabe os riscos que fumar causa para a saúde dos seus dentes e gengiva? Continue a leitura para obter essas informações importantes para a prevenção e veja como deixar o vício do tabagismo. 

Quais os riscos do tabagismo para a saúde bucal? 

O hábito de fumar prejudica a saúde em todos os aspectos da vida, isso porque o cigarro tem diversas substâncias químicas que afetam o pulmão e toda a cavidade bucal, danificando também a qualidade da pele.


Existem diversas doenças bucais que podem prejudicar a qualidade dos dentes e gengivas, podendo levar ao escurecimento dental, deixando eles amarelados.


Outro problema bucal muito comum entre os fumantes são as complicações periodontais. As enfermidades mais comuns que afetam pessoas com vícios em tabaco, são: 


  • Cáries;
  • Doenças periodontais;
  • Câncer bucal;
  • Halitose. 

Entenda cada uma dessas doenças, os tratamentos adequados e as formas de prevenção. 

  1. Cáries

Essa doença é a deterioração dos dentes em que começa com uma mancha branca evoluindo para acastanhada e preta. Isso ocorre quando o consumo de doces é frequente em conjunto com má higiene bucal. 


O uso de cigarros potencializa a evolução da cárie podendo prejudicar a polpa dental gerando inflamação, tendo muitas vezes que recorrer a um dentista de canal.

  1. Doenças Periodontais

As doenças periodontais acontecem em forma de gengivite e periodontite onde ela fica totalmente inflamada, levando a sensibilidade e o perigo de perder os dentes de forma precoce.


O cigarro potencializa que as doenças periodontais ocorram, onde podem causar manchas devido a fumaça e as substâncias químicas inseridas nele. 


Doenças periodontais podem afetar toda a estrutura da boca, tendo que recorrer muitas vezes a dentistas implantes.

  1. Câncer Bucal 

O câncer bucal pode acontecer nas cavidades bucais como no palato, língua e na região abaixo dela e bochechas. Ele pode ser tanto benigno quanto maligno. Na maioria dos casos, ele é descoberto de forma tardia. 


O uso de cigarros faz com que o desenvolvimento do câncer seja ainda maior. Para a prevenção, é essencial consultar uma clínica de dentista para avaliar a boca e se caso houver um câncer, irá ser descoberto precocemente com mais chances de cura. 

  1. Halitose 

O mau hálito como é conhecido é um sintoma que pode acontecer devido diversas doenças, onde o prognóstico acontece pela boca. 


Sejam doenças sistêmicas ou bucais, a halitose é um sintoma frequente que leva a problemas no ciclo social. 


Deve ser investigado a causa do mau hálito, em que ele pode estar relacionado a problemas periodontais, tendo que procurar um dentista que trata gengiva para uma solução. 


Em outros casos, é importante realizar um check-up da saúde no geral para descartar complicações e tratar o quanto antes a possibilidade de problemas mais sérios. 

Quais dicas para deixar o vício do tabagismo? 

Largar o vício do tabagismo não é uma tarefa fácil, ainda mais se esse vício está inserido durante muitos anos na vida do indivíduo. 


Por mais dificuldades que tenham largar o vício, algumas dicas são essenciais para ir começando a largar aos poucos, entre elas estão: 


  • Mascar chicletes sem açúcar quando bater a vontade de fumar; 
  • Fazer psicoterapia para ajudar largar o vício; 
  • Fazer atividades de lazer;
  • Evitar ficar próximo de pessoas que fumam;


Com esses hábitos para evitar o consumo de cigarro, aos poucos, a vontade irá diminuir, causando um bem enorme para saúde física e bucal. 

Quais cuidados manter com a saúde bucal? 

Uma das coisas mais importantes para manter uma saúde bucal adequada é higienizar os dentes após todas as refeições e principalmente antes de dormir. 


No período da noite, a boca tende a produzir menos saliva, potencializando o risco de contrair cáries e doenças periodontais. 


É essencial fazer o uso de fio dental, antisséptico bucal, e priorizar o uso de escovas pequenas com cerdas macias que alcancem toda a estrutura dental.


Além da higiene básica com a saúde dos dentes, língua e gengiva, é fundamental fazer consultas periódicas com um dentista de confiança para fazer a profilaxia – limpeza dos dentes – assim evitando a contaminação da placa bacteriana e tártaro. 


O cigarro potencializa doenças bucais e problemas de saúde sistêmicos. Ao encerrar o uso dele, muitos aspectos positivos serão percebidos, ajudando a manter um sorriso belo e saudável. 


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Quem gosta comenta!

O você achou desta publicação? Qual sua opinião a respeito?
Gostaria de acrescentar algo? Use o campo abaixo e registre sua participação nesta publicação.
Sugerimos Usar a Opção Nome + URL = Escreva seu nome e no campo url coloque o link de seu blog, site, rede social ou deixe em branco.
Estamos aguardo sua participação.

Postagem Anterior Próxima Postagem
GeraLinks - Agregador de links


 *Todos os textos do Seja Hoje Diferente é uma produção independente e todo conteúdo produzido é de total responsabilidade de seus idealizadores e editores, apresentados em "Informações" e ou Links de origem.

*O artigo acima não reflete, necessariamente, a opinião do Seja Hoje Diferente publicado em carater divulgativo. 

Artigos Recentes do Blog
Clique para artigos recentes