O
metaverso não é um conceito totalmente novo, mas a velocidade com que recentemente aparece em manchetes é impressionante. Além disso, seu significado parece se expandir à medida que as empresas cada vez mais notáveis começam a incorporá-lo.

Em suma, diz-se que o metaverso pode ser descrito como um mundo 3D online onde pessoas e empresas podem se conectar virtualmente.

É uma combinação de realidade virtual, realidade aumentada e mídia social, com jogos online e criptomoedas para criar um ambiente “vivo” completamente virtual para seus usuários.

Com grandes quantidades de capital, vários gigantes da tecnologia, como contabilidade especializada em ti, continuam a colocar seu dinheiro na criação do metaverso com suas possibilidades ilimitadas.

O impacto potencial pode ser enorme e muitos acreditam que pode ser o próximo avanço tecnológico em grande escala depois da internet.

O Facebook é uma empresa que recentemente passou por um grande ajuste em sua marca. Ela agora é Meta e a empresa tem planos de fazer movimentos significativos no mundo do metaverso nos próximos anos como desenvolvimento de software automação comercial.

O que é o metaverso?

Filmes como Tron e Matrix há muito tempo imaginam mundos digitais que têm tanto peso quanto os reais. O metaverso é basicamente um filme de ficção científica se tornando real.

O metaverso é exatamente isso, um mundo digital acessível por meio de óculos de realidade virtual, povoado por pessoas reais que controlam avatares digitais e cheio de infinitas possibilidades.

Ele é, portanto, um mundo virtual no qual usuários, empresas e plataformas digitais podem existir e interagir. Isso inclui tudo, desde plataformas virtuais sociais, de sistema comercial, de jogos até NFTs (também conhecidos como tokens não fungíveis).

Pode parecer um conceito novo, mas a ideia de um mundo digital multiplataforma existe há anos. Vimos isso tomar forma em tudo, desde videogames a mídias sociais.

O que você pode fazer no metaverso?

Com as definições de alto nível fora do caminho, vamos dar uma olhada em algumas ações específicas que você já pode realizar no metaverso. Devemos lembrar que ele vai ser uma plataforma social em primeiro lugar.

Mas é claro que se estende também às transações de criptomoedas e aquisições de NFT. Além disso, ele também pode oferecer:

  • Inovações em comunicação;
  • Potencialização de tecnologias de segurança de dados;
  • Novas oportunidades de branding;
  • Promoção de uma economia virtual.

Uma plataforma de jogos digitais da qual os usuários podem jogar através de uma biblioteca de videogames é outro exemplo. Nela, os usuários podem socializar através desses jogos de gerenciamento de resíduos, por exemplo.

Ainda que os jogos sejam um exemplo, as mídias sociais têm servido há muito tempo como uma maneira de os profissionais conhecerem colegas e clientes. O metaverso é uma extensão natural disso.

Invista e faça negócios

Os termos “NFT” e “criptomoeda” estão populares no cotidiano, especialmente nos últimos anos de pandemia. Ambos se referem aos pilares de construção do metaverso, na maneira de investir nessa nova plataforma.

Criptomoeda

Criptomoeda é um termo que abrange várias plataformas de moeda digital. Ela é uma moeda digital não regulamentada executada por meio de um sistema em rede.

Uma das vantagens desse tipo de moeda é que ela não é lastreada nacionalmente, ou seja,  seu valor é o mesmo no Brasil, Japão ou em qualquer outra nação.

Nesse sentido, o metaverso é uma plataforma global que tem a criptomoeda como atrativo para muitos usuários. Com isso, é muito interessante direcionar seus investimentos para o metaverso, pois eles podem agregar valor a longo prazo.

Token não-fungível

Falando em investimento, os tokens não-fungíveis (NFTs) se tornaram uma base angular do metaverso. Um NFT é um adesivo de exclusividade para definir que tal coisa é uma propriedade de bens digitais. Ele pode, portanto, ser uma foto, obra de arte, música, etc.

Um NFT autentica a propriedade de tudo o que está anexado e certifica seu valor, que é exclusivo do item, portanto a parte “não fungível”. Basicamente permite que você compre os tijolos e terminais hidráulicos que compõem a rede mundial.

Assim como as criptomoedas, nesse momento, os NFTs também são um alvo interessante para investimento, pois seu valor geral está aumentando significativamente. Alguns já foram vendidos por milhões de dólares.

E o valor do NFT hoje tem a tendência de continuar subindo, portanto é também um ótimo momento para cunhar alguns dos seus produtos, como um usinagem de peças CNC. Quase qualquer item online pode ser um NFT.

Loja

Hoje em dia as criptomoedas estão de tal modo popularizadas que você praticamente pode usá-las para adquirir qualquer coisa na vida real. Ao mesmo tempo, você também pode comprar coisas no metaverso.

Esteja você construindo seu inventário de NFTs, abrindo sua empresa de consultoria ambiental digital, construindo o mundo do seu avatar em uma plataforma de jogo ou mídia social, há muitas compras para fazer neste novo espaço virtual.

Os imóveis digitais, por exemplo, são exatamente o que parecem: pedaços de terra virtual em mundos online. Essa área, inclusive, já tem um termo próprio cunhado: o imobiliário digital, que já faz parte de uma identidade no metaverso.

Como se acessa o metaverso e o que isso significa para nosso modo de vida?

O metaverso, como imaginado por Zuckerberg, está muito longe. De acordo com suas estimativas, muitos dos produtos relacionados ao metaverso que a Meta está desenvolvendo não estarão disponíveis pelo menos nos próximos 10 a 15 anos.

O hardware com distribuidor de fibra de vidro desempenhará um papel importante no acesso ao metaverso, pois os usuários compram seus próprios óculos VR para levá-los de suas salas de estar para o mundo virtual.

Os usuários colocarão seus óculos sempre que desejarem acessar o metaverso, usando sua conexão com a internet.

No entanto, é provável que haja maneiras menos envolventes de experimentar o metaverso para pessoas que não possuem os equipamentos necessários, que são caros.

Ainda em um futuro próximo você poderá se teletransportar instantaneamente em um holograma no escritório sem deslocamento, para um evento com seus amigos ou até mesmo na sala de estar de seus pais para se encontrar.

Em vez de objetos tangíveis montados em fábricas, os itens serão criados por designers de todo o mundo.

Realidade ou utopia digital?

É provável que o metaverso possa se transformar em uma utopia digital, onde podemos nos comunicar com pessoas de todo o mundo instantaneamente atingindo uma massa de pessoas.

Mas nem todo mundo está interessado em se envolver na socialização digital. Mesmo que o próprio metaverso seja gratuito, o equipamento de alto preço necessário para experimentá-lo completamente é um obstáculo para o acesso.

É também uma questão de conexões humanas. Enquanto estamos fora de casa ou trabalhando sozinhos, é um sentimento muito real e poderoso que milhões de pessoas experimentam.

Uma xícara de café no metaverso compete com uma conversa com amigos no café próximo? A sensação de solidão e isolamento pode ter um impacto significativo no metaverso, pois não há nada como um abraço, um aperto de mão ou um sorriso.

Práticas de trabalho no metaverso

Se há uma coisa que a pandemia provou foi que as pessoas não estão satisfeitas com seus horários de trabalho e longas viagens para se deslocarem. Muitas pessoas estão optando por trabalhar remotamente e procurando empresas que permitam trabalhar em casa.

Outras estão abandonando o caminho tradicional para trabalhar para empreendedores e estão optando por oportunidades de freelance.

Se você deseja trabalhar em qualquer lugar do mundo, o metaverso pode transformar a maneira como trabalhamos juntos para negócios e especialmente em escala global.

De escritórios a entrevistas virtuais, há muitas coisas que podem ser realizadas online em vez de pessoalmente.

O metaverso pode transformar reuniões de equipe chatas de 2D para 3D e permitir que você se coloque dentro de seu escritório virtual e sinta que está sentado ao lado de seus colegas de trabalho.

Se o metaverso puder ser integrado com tecnologia moderna e software de escritório, você poderá criar facilmente a apresentação de slides que fez offline e apresentá-la aos colegas na sala de reuniões do metaverso.

Você também pode dar a um amigo avatar o arquivo para baixar em seu próprio ritmo em casa.

Não é difícil ver por que isso pode ser atraente, mas as empresas devem estar preparadas para eliminar os escritórios.

Apesar das vantagens do trabalho remoto para a moral da equipe, bem como para a retenção, os empregadores têm apreensões sobre a produtividade e o gerenciamento do tempo como uma barreira à possibilidade de permitir que os funcionários trabalhem remotamente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee