30.6.22

Carro para empresas: como escolher o melhor?


A venda de carros para empresas possui uma nomenclatura diferenciada para esse tipo de venda. Chamada de venda direta, ela é feita para instituições que possuem CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). 


Microempresários, profissionais autônomos com firma aberta e microempreendedores individuais (MEI) também podem aproveitar a compra facilitada.


Esse tipo de compra facilitada traz alguns benefícios, como descontos, incentivos e formas de pagamentos diferenciados. Dentro desse tipo de compra existem categorias que diferenciam os CNPJs, ou seja, produtores rurais, por exemplo,  possuem alguns benefícios que indústrias não possuem. 


Há uma variedade de modelos no mercado nacional, cada um com suas características próprias. O modelo escolhido para sua frota depende das atividades da empresa e do uso do carro. Definir as necessidades e prioridades da empresa antes de definir o veículo é primordial.


Optar por comprar veículos novos ou zero quilômetro pode ser uma ótima opção. Os modelos novos possuem garantia de fábrica e as concessionárias possuem planos especiais para carros para empresas e frotistas. Vale a pena conferir essa modalidade de compra.


Para modelos seminovos, o ideal é procurar lojas especializadas nesse tipo de veículo. Devido os carros serem de segunda mão, é necessário atenção às condições dos modelos. Optar por lojas especializadas é sem dúvida uma ótima opção. Optar por seminovos na Noxcar, por exemplo, pode ser a garantia de uma compra bem-sucedida ou, caso contrário, poderá ter dores de cabeça com os modelos adquiridos.


Abaixo iremos listar alguns dos tipos e modelos de veículos mais utilizados por empresas. Confira!

Utilitário Furgão

Furgões são ideais para transportar produtos que não podem ser expostos às intempéries. Remédios, perecíveis e produtos sensíveis ao calor são os itens mais comuns nessa lista.


Além de carroceria fechada e capacidade superior a 600kg, esse tipo de carro também pode ser customizado. É aqui que as opções de personalização, como o sistema térmico e até o sistema de refrigeração, podem ser consideradas nesse segmento.


Compactos

Se a necessidade da sua empresa é transitar em ambientes urbanos, sem a necessidade de carregar ou transportar peso, o mais indicado são os compactos. Esse tipo de carro possui uma melhor dirigibilidade, facilidade em manobrar e rapidez no trânsito de grandes centros.


Empresas que realizam visitas aos clientes ou assistência técnica podem fazer essa opção. Possuindo uma ampla gama de uso, os modelos podem ser personalizados, ou seja, com porta escadas, giro-flex, etc.

Sedãs e SUVs

Os sedãs e SUVs são ótimos para a equipe de executivos que necessitam de mais conforto, tecnologia e facilidade para realizar grandes deslocamentos. Modelos com piloto automático, conjunto de conexão wi-fi e sistema de entretenimento são opcionais que fazem total diferença para esse tipo de modelo. Porta-malas espaçosos é um ponto a favor nos sedãs e SUVs. 


Em alguns casos, esse tipo de veículo requer blindagem, assim, para que seja feito o serviço, a empresa deve entrar com pedido de autorização de blindagem de veículos no DETRAN. Somente após a autorização emitida, será permitida a blindagem do modelo.

Carros especiais

Esse tipo de modelo pode ser necessário em várias empresas. Modelos que podem ser personalizados em viaturas, ambulâncias e de deslocamento interno. Os modelos são personalizados individualmente para atender às necessidades específicas de cada empresa.

Qual o veículo ideal para uma empresa?

O carro ideal para as empresas é aquele que supre efetivamente as necessidades do negócio. É importante saber quais as necessidades de cada departamento e então definir o modelo de frota.


Algumas empresas prestadoras de serviços podem ter uma frota de vários carros diferentes, como compactos para realizar serviços ou visitar clientes e picapes que podem transportar materiais.


Se o medicamento, por exemplo, precisa ser entregue em perfeitas condições, o veículo precisará de algumas especificações como uma van com ar-condicionado que pode atender perfeitamente às necessidades.


À medida que a empresa cresce e as necessidades internas mudam, os veículos também precisam ser atualizados, renovados e trocados. 


Algumas empresas possuem como política, a realização da troca de todas as unidades da frota anualmente ou a cada dois anos. Essa política deve ser definida com setor responsável, e é só assim que se torna possível manter uma frota nova, atualizada e em boas condições de uso.

Analisar custos

Antes de escolher qualquer que seja o modelo, o correto é fazer um levantamento detalhado de custos. Assim, a empresa pode optar por uma escolha mais assertiva e poder usufruir dos carros da melhor forma possível.


Abaixo, listamos alguns dos pontos importantes durante essas análises: 


  • manutenção do veículo;
  • consumo de combustíveis e lubrificantes;
  • contratação ou não de motoristas;
  • seguro automotivo;
  • custo de aquisição do veículo, impostos e documentação.


Cabe ao gestor ou à equipe responsável analisar tais tópicos, verificar qual se encaixa melhor e assim decidir pelo tipo de carro que deverá comprar para sua empresa. Escolher o carro ou os modelos certos para sua empresa é uma tarefa difícil e requer muita atenção, porém, realizando-a da maneira correta, o sucesso na compra é garantido.


GeraLinks - Agregador de links