25.4.22

5 dicas para trazer a natureza para as cores de casa


Usar as cores da natureza para valorizar sua decoração em um projeto de arquitetura é uma tendência que tem ganhado cada vez mais espaço.

Muitas pessoas estão buscando maneiras diferenciadas de mudar o ambiente, e esse tipo de reforma pode ser muito bom.

Quando você tem um imóvel, é comum que com o tempo deseje mudar as coisas. Uma reorganização de móveis, reforma ou mesmo mudando as cores de uma parede em particular podem ser elementos importantes para você conseguir ter essa renovação.

Embora o primeiro pensamento quando você busca um ambiente mais ligado à natureza seja através de objetos, como plantas e ornamentos diversos para a casa, nem sempre esse tipo de item é necessário para você aproveitar melhor a decoração.

Alguns tons e cores passam o mesmo sentimento, deixando um ar de frescor e meio ambiente no espaço, mantendo uma aparência muito mais estilosa para qualquer cômodo que você esteja adaptando com painéis elétricos.

Alguns tons costumam ser frequentes em decorações que buscam uma conexão com o meio ambiente, estando presentes tanto em paredes quanto em objetos decorativos e até mesmo estofados de móveis. São eles:

  • Marrom;
  • Verde;
  • Azul;
  • Amarelo.

Estas cores têm uma forte conexão com elementos naturais, e aliados à decoração certa, podem fazer a diferença no estilo que você está tentando trazer para seu imóvel, ampliando suas possibilidades de decoração.

Pensando nisso, aproveitar as cores da natureza dentro de sua casa permite a criação de diversos espaços diferenciados, muito mais aconchegantes e com uma beleza única, que pode criar todo um destaque para o ambiente depois de uma higienização de carpetes.

Trazendo a natureza para a decoração

Entender o poder que as cores possuem para o design de interiores é uma das etapas básicas para criar ambientes elegantes e arrojados. Na maioria das vezes, esse tipo de mudança tem um impacto direto na forma como as pessoas enxergam um cômodo.

Por isso, entender suas possibilidades de coloração é um processo importante, identificando como cada uma das cores gera um impacto diferente na decoração, e adaptando estas escolhas para cada local que você deseja mudar.

Além disso, as cores geram sensações únicas nas pessoas, e é interessante pensar no tipo de sentimento que você deseja em cada ambiente, criando assim locais para relaxamento e contemplação, para festas e atividades sociais, entre outros.

Cada pessoa é única no mundo, e nem sempre dois indivíduos estarão de acordo sobre a decoração de um cômodo em particular, cada um com suas preferências individuais, ainda que estejam morando no mesmo teto.

Por isso é importante que você consiga adaptar esse tipo de escolha à sua realidade, entrando em comum acordo com todos os moradores para montar uma estrutura de decoração que agrade igualmente todas estas pessoas.

  1. Amarelo para iluminar

Os tons de amarelo são muito interessantes para quem deseja aproveitar as cores da natureza no interior de um imóvel. Tratam-se de tons mais alegres, que tornam o ambiente divertido sem perder o charme.

Além disso, o amarelo é uma excelente opção para ajudar a iluminação do ambiente. A cor combina tanto com o impacto da luz natural quanto com iluminação artificial, permitindo que você aproveite melhor os jogos de luz que está optando por usar com uma iluminação profissional.

O amarelo é uma cor que evoca a vontade de comer, sendo muito ligado ao apetite. Marcas famosas de produtos alimentícios inclusive usam isso como uma ferramenta de marketing. Para a decoração, entretanto, o amarelo acaba combinando muito com cozinhas.

Outros espaços de alimentação, como salar de jantar e espaços gourmet também podem ser beneficiados com a cor, criando uma estrutura de design muito mais elegante e divertida, ideal para reunir seus amigos e familiares.

A cor pode ser usada tanto em objetos decorativos quanto nas paredes, sobretudo através de revestimentos ou criando destaques na decoração do imóvel.

Uma excelente maneira de aplicar o amarelo e criar um cômodo divertido é usar tons de laranja para complementar, usando itens de impressão digital a laser como decoração.

Algumas pessoas preferem um estilo mais sóbrio, mas sem perder a diversão. Neste caso, ao juntar o cinza com o amarelo você consegue esse tipo de objetivo, dando um destaque em particular para os itens amarelos no design.

Independente de sua escolha, o amarelo acaba se tornando um dos queridinhos para quem deseja um ambiente natural e simpático, que agrade a quem está olhando.

  1. Verde para relaxamento e tranquilidade

Quando você pensa em tons de verde, a primeira coisa que vem à mente em questão de decoração são as plantas. Elas são responsáveis por deixar o cômodo mais fresco e arejado, além de limpar o ar do ambiente.

Além disso, o verde está diretamente ligado ao meio ambiente, e usar essas cores passa uma sensação de natureza para qualquer ambiente em que ele está inserido, sendo uma excelente opção de decoração em uma empresa de jardinagem e paisagismo.

Caso seu objetivo seja deixar o local com um ar de sofisticação, principalmente se for um espaço amplo, o ideal é usar tons mais escuros de verde, que fazem esse destaque de forma mais natural.

Já em espaços menores, onde o objetivo é mantê-los com claridade e delicadeza, os tons mais claros fazem o papel de forma exemplar, sendo possível aplicar as diversas tonalidades do verde nos mais variados cômodos.

Ainda que a utilização de plantas seja recomendada e incentivada, elas não são o único item que pode ser usado em uma decoração que tem o verde como seu principal elemento. Você pode mudar a cor do revestimento, trabalhar com objetos decorativos e até mesmo estofados.

Deixe sua imaginação crescer ao usar esses tons em sua decoração, criando um ambiente muito mais satisfatório para suas necessidades.

  1. Azul para modernidade e elegância

Para aqueles que gostam de uma temática mais ligada ao mar e ao céu, os tons de azul são ideais para montar sua decoração. Trata-se de uma cor que tem ligação direta com a elegância, permitindo cômodos diferenciados.

O espectro de tons de azul também é muito diverso e permite que você crie ambientes sóbrios e contemporâneos, mas também espaços lúdicos, como quartos de brincar e ambientes infantis com forro acústico no geral.

Os temas náuticos são muito comuns com os tons azuis, sobretudo quando usados em conjunto com o branco, criando ambientes estilizados e que chamam a atenção em qualquer tipo de ambiente.

Além disso, o azul combina com muitas outras cores e tons, permitindo que você use sua imaginação para criar ambientes agradáveis e diferenciados com as mais diversas combinações de tom.

Para a aplicação, é possível utilizar nas paredes, revestimentos e objetos decorativos, mas é importante ter em mente que existem muitas maneiras diferentes de aplicar o azul em um design de interiores.

Por isso, a escolha acaba ficando a cargo da pessoa responsável pela decoração, aplicando de maneira mais efetiva esse tipo de item.

  1. Tons terrosos

A escolha de tons terrosos pode ser ideal para manter um ambiente natural, pois elas são muito fáceis de combinar e podem ser usadas em diferentes estilos de design. Os tons mais comuns variam entre o marrom e terracota, mas podem chegar até o tom caramelo.

Essas cores estão diretamente associadas à cor de terra fresca, e elas ajudam a deixar o ambiente muito mais aconchegante, com sobriedade e um ambiente mais natural nesses espaços.

Por serem cores mais sóbrias, é interessante pensar em tons terrosos para cômodos mais íntimos, como quartos e salas de repouso.

  1. Vermelho para intensidade

O vermelho é uma cor muito viva e forte, e por conta disso, diversas pessoas preferem evitá-lo na decoração. Entretanto, se você souber como utilizar as peças adequadas para valorizar o ambiente, ela acaba se tornando muito elegante.

Essa é uma cor muito encontrada em flores e animais, e por sua força, é mais comum encontrar os vermelhos em objetos decorativos e destaques da decoração como um todo, valorizando uma avaliação de bens imóveis.

Isso não quer dizer que você não possa usar em revestimentos e outros pontos maiores da decoração, mas é preciso saber como montar o ambiente para aproveitar ao máximo o tom.

Considerações finais

A natureza é um local repleto de cores e tons, e isso se reflete em decorações que a utilizam como inspiração. Por isso, saber como utilizar essas combinações em cada ambiente acaba fazendo a diferença em seu design.

Independente do estilo escolhido para decorar, utilizar estas cores passam uma sensação maior de personalidade e requinte para cada cômodo, ampliando suas possibilidades de aproveitar melhor cada ambiente do imóvel.

Assim você consegue uma estrutura mais aconchegante e bonita, com destaque para todos que visitarem e ainda agradando a todos os moradores do local.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

GeraLinks - Agregador de links