Quando se trata de uma boa estante, ela pode vir em todos os tipos de formas, tamanhos, cores e qualidade, e não existe um tamanho único. Portanto, para garantir que você compre uma estante de boa qualidade, reserve um tempo para refletir sobre esses fatores.

Estamos falando não apenas de escolher o tamanho, a cor ou o material de uma peça, mas também de elevar seu espaço de vida. Um espaço bom, organizado e bem distribuído pode otimizar suas tarefas e elevar sua qualidade de vida. 

Um espaço visualmente atraente, seja sua sala de estar, seu quarto ou qualquer outro cômodo, chama a atenção para diferentes pontos: sejam eles localizados na altura dos olhos, abaixo ou acima. Isso pode facilitar a venda de sua casa em uma avaliação de bens imóveis.

Nesse sentido, uma das maneiras mais fáceis e eficazes de criar um belo espaço de vida é com a ajuda de uma estante. Combinando forma e função, uma estante não serve apenas como uma excelente opção de armazenamento para suas obras favoritas de literatura. 

Ela poderá exibir algumas de suas peças mais valiosas, como livros que mais gostou de ler em sua juventude e que há um valor emocional ou livros técnicos que precisou ler durante a faculdade.

Com a ajuda de um projeto de arquitetura, você poderá destacar seus interesses e ter um pouco de auto expressão, quer os seus gostos sejam modernos e minimalistas ou tradicionais e rústicos.

Isso poderá refletir a sua personalidade e o seu espírito de design não só em uma estante que tem uma funcionalidade, mas também em seus elementos decorativos. Muitas coisas podem influenciar na escolha de uma estante: 

  • Valor monetário disponível para investir;
  • Espaço disponível em seu imóvel para colocar o móvel;
  • Quantidade de livros a ser exposto;
  • Material da estante;
  • Flexibilidade em ajustar prateleiras.

Aqui estão cinco dicas para lhe ajudar na busca para escolher e estilizar sua estante, seja ela grande ou pequena.

  1. Espaço disponível

A primeira coisa que você precisa decidir ao comprar uma estante é qual tamanho comprar. Para resolver isso, será necessário começar medindo o espaço que você pretende colocar a estante.

Certifique-se de medir o espaço do piso e da parede. Faça uma higienização de carpetes se necessário. Isso garantirá que, qualquer que seja a estante que você decida comprar, ela se encaixará na área pretendida.

Ou talvez você não tenha muito espaço no chão, mas muito espaço na parede, então uma estante alta e estreita ou estante montada na parede funcionará melhor. Hoje, o mercado tem diversas opções para você escolher a melhor para suas necessidades e gosto pessoal.

Anote essas medidas para saber a quantidade máxima de espaço que você tem para trabalhar. Isso ajudará você a ter em vista o que procurar na loja online ou física na hora da compra.

  1. Tamanho da estante

Agora que você conhece o espaço com o qual precisa trabalhar, precisará considerar o que pretende guardar na estante. Isso irá ajudá-lo a decidir sobre o tamanho da estante que você precisa comprar.

Considere se são apenas livros que você deseja armazenar na estante ou se você armazenará outras coisas também. Será necessário avaliar se você precisará de uma estante com portas para manter as coisas fora de vista ou se prefere preenchê-la de livros mais pesados.

Uma dica é priorizar comprar uma estante um pouco maior do que você acha que precisará para permitir livros adicionais que você reúne ao longo do tempo. Alguns modelos têm iluminação profissional disponível caso precise procurar algum título à noite.

Seria interessante também procurar uma estante com prateleiras ajustáveis, pois isso é ideal para permitir livros de tamanhos diferentes. Assim, você poderá ajustá-la conforme suas necessidades ou se simplesmente você enjoar da disposição dos objetos.

Uma estante com prateleiras ajustáveis ​​permite maximizar o espaço disponível na estante, pois você pode alterar as alturas das prateleiras para atender às suas necessidades, que podem até mudar com o tempo. 

Certifique-se apenas de que o material da estante é de boa qualidade. 

  1. Material

As estantes são feitas de uma variedade de materiais, desde madeiras de boa qualidade, compensados ​​baratos e até metal. Existem vantagens e desvantagens de cada tipo de material e o que você escolhe é realmente de acordo com suas necessidades individuais.

As estantes de boa qualidade que durarão a vida inteira são feitas de madeira, como pinho ou carvalho. As melhores estantes de madeira maciça são fortes e resistentes e perfeitas se você precisar de uma estante resistente.

A desvantagem dessas boas estantes é que elas são caras e volumosas, dificultando sua movimentação caso você more em um espaço pequeno e limitado, mas uma empresa de jardinagem e paisagismo seria uma alternativa para ajudá-lo nessa busca.

Uma estante barata feita de compensado ou folheado de madeira, por outro lado, é barata e fácil de movimentar. Também tende a haver mais opções em termos de cores e designs diferentes. Então, você certamente encontrará algo que atenderá a decoração da sua casa.

No entanto, essas estantes baratas tendem a ceder e não são ideais se você estiver procurando as melhores estantes para muitos livros ou uma estante pesada. Para isso, existem estantes de materiais mais resistentes.

As estantes também podem ser construídas a partir de metais, como ferro. Elas podem vir com forro acústico para evitar barulhos indesejados. Muitas vezes, essas estantes são abertas e não têm suporte, então considere se esse estilo combina com o que você está procurando.

  1. Considere a colocação

O posicionamento da estante também é fundamental para se ter em mente. Acrescentar um pouco de imponência quando usado em pares, acentua a arquitetura do espaço. 

Se uma sala está um pouco vazia ou “sem vida”, um par de estantes pode adicionar uma imensa quantidade de interesse visual. Quem sabe, adicionar algumas plantas trepadeiras para ornar com as prateleiras e suportes do móvel.

Claro, escolher uma estante é apenas metade da batalha. Será necessário garantir que ela esteja bem equipada. Para tornar uma estante visualmente agradável, você precisa organizar as prateleiras com itens altos e baixos, empilhados e solitários. 

Você pode acrescentar pequenas peças de arte emolduradas e procurar trabalhar com diferentes tipos de materiais. Isso faz com que suas prateleiras pareçam instantaneamente especiais e originais. 

Também adicione uma textura necessária a um espaço que pode parecer muito rico apesar de com apenas prateleiras e livros.

Certifique-se de manter o equilíbrio e não desordenar ou colocar as coisas uma ao lado da outra. Certifique-se de manter uma paleta de cores consistente para um acabamento elegante.

Ao selecionar uma estante, você deve prestar muita atenção à paleta de cores do espaço. As estantes devem parecer fáceis, portanto, garanta que não haja elementos visuais que o tirem da história de cores da sala.

Seria interessante trabalhar com diferentes tipos de texturas em sua estante. Ou seja, se você optar por uma estante de madeira, adicione metais, ossos ou miçangas à mistura para criar variedade. 

Muitas vezes também adicionamos pequenos elementos esculturais ou pequenos painéis elétricos. A criação de variações de altura pode ser alcançada adicionando diferentes tipos de peças de arte ou combinando vasos e castiçais com livros e caixas. 

Agrupar a decoração em números ímpares e adicionar um pouco de vegetação também para manter os olhos interessados. Quem sabe, você também não pode adicionar na estante uma impressora com impressão digital a laser?

  1. Preço

Assim como as estantes vêm em uma variedade de formas e tamanhos, elas também variam muito em preços. 

Algumas das melhores estantes podem custar centenas e centenas de reais, enquanto você também pode encontrar algumas estantes baratas que são perfeitas para suas necessidades. 

Isso dependerá da marca, da qualidade e do material. Você pode encontrar no mercado, por exemplo, estantes em um valor elevado, mas de qualidade média a depender da marca. Ou também muito baratas e de qualidade duvidosa.

Nesse sentido, ter um orçamento em mente será fundamental para encontrar uma estante que atenda a todos os seus requisitos, tanto de espaço quanto de gosto pessoal. 

Pesquisar preços, marcas e materiais é essencial nessa jornada. Caso prefira, poderá utilizar o “do it yourself”, ou “faça você mesmo”, na versão em portugues. Não se preocupe, pois existem diversos tutoriais disponíveis para montar sua estante. 

Não se esqueça de comparar se vale mais a pena comprar material da estante, material para montar (pregos, buchas e porcas) uma estante ou simplesmente comprá-la pronta em uma loja grande ou pequena.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee