22.3.22

Campos do Jordão: Saiba o que aproveitar na cidade


A cidade de
Campos do Jordão é um conhecido destino turístico de diversos públicos, e o ano inteiro a cidade da Serra da Mantiqueira recebe pessoas de todo o Brasil em busca de seu charme rústico e clima aconchegante.

A cidade possui um charme que é reconhecido nacionalmente, e é um dos destinos mais requisitados do estado de São Paulo.

Conhecida como "Suíça brasileira” por conta de sua arquitetura e do clima frio na cidade, ela é um dos destinos mais requisitados no inverno, sendo necessário o uso de mascara de algodão lavável muitas vezes.

Isso não significa que você não deve visitar a cidade em outras épocas do ano. Mesmo no verão, o clima é ameno e muitas vezes é necessário o uso de casacos para manter-se aquecido, e muitas pessoas fogem de localidades mais quentes para aproveitar ali.

A cidade possui um centro muito tradicional, com restaurantes, cervejarias e lojas de diversos itens, que é um dos pontos mais badalados da cidade. Entretanto, não é o único tipo de passeio que pode ser realizado no local com painéis certificados.

Para conhecer melhor a cidade e tudo o que ela pode oferecer, é importante se atentar a algumas dicas e garantir uma estadia muito satisfatória, seja em um passeio de família, uma escapada romântica ou mesmo uma viagem solo para conhecer a cidade.

Por que visitar Campos do Jordão?

A cidade que fica na Serra da Mantiqueira atrai turistas por uma série de motivos, mas principalmente pelo seu clima e charme. Campos do Jordão fica a 1628 metros de altitude, tornando-o o município mais alto do Brasil.

Dentre as possibilidades que você possui para conhecer a cidade, é possível destacar:

  • Experiências gastronômicas;
  • Turismo de aventura;
  • Passeios históricos;
  • Eventos esporádicos.

Destes eventos, um dos mais conhecidos é o Festival de Inverno, que atrai turistas de diversos locais para curtir o frio e as atrações especiais convidadas para esse tipo de atividade.

Isso  aumenta ainda mais as opções de passeio em Campos, onde você pode ainda comprar os ingressos em totens de autoatendimento.

A cidade possui uma arquitetura única, com referências alpinas e de enxaimel, enchendo os olhos dos turistas.

 Além disso, árvores e flores são abundantes em toda a cidade. Comidas típicas de inverno como sopas e fondue são tradicionais e muito procuradas nos restaurantes.

Passear por Campos do Jordão pode ser feito de diversas formas. Se o objetivo é conhecer o centro, onde fica concentrada toda a parte gastronômica e de compras, é possível circular a pé.

Existem muitas áreas que são exclusivas para caminhadas, e o trânsito próximo da região pode ficar muito complicado, sobretudo em épocas de alta temporada, tornando mais tranquilo usar transportes alternativos.

Os aplicativos de transporte particular com leitora de ticket e táxis também funcionam bem na cidade, principalmente para quem deseja ir a algum local mais afastado, como parques e outras atrações naturais.

Além disso, existe um bondinho que faz um passeio pela cidade, mostrando os bairros mais tradicionais da cidade e muitas vezes com guia para você saber curiosidades e detalhes sobre cada um dos locais importantes que passam no trajeto.

O que fazer na cidade?

Existem diversas opções de lazer para quem está visitando Campos do Jordão, uma vez que ela é uma cidade que vive muito do turismo local. 

Isso acaba gerando muito mais impacto no dia a dia dos moradores, que buscam novas formas de atrair os turistas com balão para loja.

Alguns destes destinos ou eventos acabam se destacando dos demais, sendo muito importante que você compreenda as possibilidades de interação dentro desse formato. Existem atividades que atraem todos os gostos.

Algumas atividades possuem custos mais elevados, enquanto outras são bem acessíveis e até mesmo gratuitas. Por isso, é muito importante que você se planeje para conseguir aproveitar ao máximo esta ocasião e monte um roteiro dentro de seu orçamento.

Adaptar esse tipo de interação para sua realidade pode ser uma excelente maneira de conseguir explorar na totalidade os recursos de Campos do Jordão como um todo usando uma bolsa de brindes personalizados.

Festival de Inverno

O festival de Inverno, que foi citado anteriormente, é um dos passeios mais cobiçados da cidade. Muitas vezes, os hotéis ficam lotados, e é importante se planejar com antecedência para não ficar na mão.

A primeira edição do festival aconteceu em 1970, e hoje o evento é considerado o maior evento de música erudita do Brasil. Normalmente, o evento conta com mais de 60 apresentações musicais tanto de orquestras quanto de grupos.

Além disso, cursos de formação musical e especialização são ministrados durante os dias do evento, tornando-o muito requisitado mesmo em nível internacional por amantes da música erudita, contando com uma empresa de brindes para lembranças do evento.

Museu Felícia Leirner

Um museu de arte moderna ao ar livre, esta área de mais de 35 mil m² conta com diversas esculturas da artista polonesa Felícia Leirner, que dá o nome ao museu. O grande diferencial deste passeio é o fato de as obras serem cercadas por paisagens naturais.

Existem caminhos diferentes que podem ser seguidos para que você observe as obras, com níveis de dificuldade para aqueles que gostam de trilhas até pessoas com mais dificuldade de locomoção, tornando-o um passeio para todos.

Um auditório encontra-se dentro do espaço, com apresentações variadas durante o ano todo. É importante verificar com antecedência o que estará em cartaz para se programar ao aproveitar esse passeio.

Com agendamento anterior, você pode contar também com visitas guiadas aos domingos, quando a visita é gratuita. Nos outros dias, há um custo simbólico para a manutenção do espaço.

Parque Amantikir

O Amantikir é uma parada obrigatória em Campos do Jordão. O passeio está entre os mais procurados da região, e a maioria dos roteiros organizados por empresas o inclui, tornando-o uma visita essencial.

O parque conta com mais de 700 espécies diferentes de plantas, divididas em mais de 20 jardins temáticos abertos para visitação. Além de ambientes para foto, é possível observar a natureza da Serra da Mantiqueira em mirantes que tornam o passeio ainda mais especial.

O Amantikir ainda conta com um labirinto de arbustos, além de passeios e caminhos diferenciados com inúmeras opções de plantas para conhecer e aproveitar. O local ainda conta com lanchonete própria e loja de souvenires.

Por fim, existem visitas monitoradas que acontecem a cada duas horas, permitindo que você aproveite o melhor desse passeio, muitas vezes usando acessórios para bolsas para levar seus objetos pessoais.

Os ingressos têm um valor um pouco mais alto que outros passeios, mas vale a pena visitar. Além disso, estudantes, aposentados e crianças podem pagar meia entrada, além de moradores de Campos do Jordão pagarem um valor diferenciado.

Bosque do Silêncio

O Bosque do Silêncio é um lugar ideal para pessoas que gostam de meditação, tranquilidade e sossego. A área possui vistas exuberantes, com trechos de mata atlântica preservada e uma série de locais para relaxamento e reflexão.

Entretanto, para aqueles mais ativos e que buscam aventura, o bosque também é uma excelente opção. Ele possui uma série de atividades de ecoturismo com trilhas para adultos e crianças, possibilitando àqueles que querem uma diversão mais ativa aproveitar o local.

Existem várias atividades dentro do parque que podem ser contratadas, desde paintball e minigolf até tirolesa e outras atividades mais radicais, tudo com o melhor ambiente possível.

Além de se aventurar ou relaxar, é possível ainda passar na cafeteria para um momento de descontração e aproveitar uma lojinha de artesanato. Entretanto, é preciso ter atenção, pois esta lojinha abre apenas aos finais de semana.

Palácio Boa Vista

Uma das principais atrações históricas da cidade, o Palácio foi construído com o intuito de ser a residência oficial do Governador do Estado de São Paulo. Com o tempo, entretanto, o local se tornou um importante ponto turístico.

Repleto de móveis e itens decorativos de época, o local conta com uma arquitetura preservada e uma grande coleção de obras de arte com artistas renomados, de Tarsila do Amaral a Di Cavalcanti.

A inspiração para a construção do palácio foram estruturas semelhantes da Europa, e hoje ela conta com diversos objetos de épocas como esculturas, cristais e até mesmo objetos religiosos, tornando-o um atrativo para pessoas interessadas em história e cultura.

Considerações finais

Passear em Campos do Jordão pode ser uma excelente pedida para quem gosta de clima frio e aconchego, e existem atividades para os mais variados gostos. Por isso, aproveitar o local e conhecer a cidade é um dos pontos mais importantes para esse tipo de ação.

Quanto mais você se planejar e se organizar para passar um tempo no local, melhor conseguirá aproveitar estes passeios, identificando quais são os locais mais imperdíveis e que se encaixam melhor no tipo de viagem que você está buscando fazer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

GeraLinks - Agregador de links