Pretende engrandecer e diversificar o seu vocabulário? Existem diversas técnicas e atitudes que facilitam a aquisição de novas e melhores palavras.

Valorize as palavras

No processo de aquisição de novas palavras, é essencial que se aprenda a dar atenção às palavras. Ouvi-las realmente, estando atento à estrutura que apresentam, à forma como são pronunciadas, ao significado que transmitem.

Quando damos atenção e gostamos das palavras, atribuímos diferentes valores às diferentes palavras e estabelecemos preferências. Aos poucos, ficamos mais críticos em relação ao nosso discurso, que passará não por uma reprodução do habitual, mas uma escolha cuidada das inúmeras opções linguísticas existentes.

Leia muito

Por mais batido que possa parecer, aumentar o volume e qualidade do material lido é fundamental. Além de expandir os horizontes e transmitir cultura ao leitor, a leitura frequente possibilita a melhoria vocabular, a melhoria da escrita, a rapidez do pensamento e o desenvolvimento de diferentes conexões.

É essencial que se leiam diferentes tipos de texto, desde textos literários em prosa ou poesia, a textos informativos e prescritivos. É importante também que se leiam textos sobre diferentes assuntos. Quanto mais vasto for o assunto lido, mais vasto será o léxico utilizado, mais vasto será o contato com novos vocábulos.

Converse bastante

Apesar do papel decisivo da leitura no enriquecimento vocabular, a aquisição da maior parte dos vocábulos que utilizamos é feita através da linguagem falada, ou seja, através da oralidade.

É, assim, extremamente importante que se converse. Não com as mesmas pessoas sobre os mesmos assuntos, mas com pessoas diferentes, fora do círculo habitual, que possam expandir e diversificar os assuntos e o léxico utilizado.

Independentemente de serem mais escolarizadas ou menos escolarizadas, todas as pessoas possuem conhecimentos e vocabulários diferentes, que podem engrandecer o nosso próprio vocabulário.

Consulte o dicionário

Não hesite em consultar o dicionário. Quer para palavras cujo significado não conhece, quer para palavras que use normalmente mas que não esteja totalmente certo do seu sentido.

O entendimento do significado das palavras desconhecidas deverá ser feito, primeiramente, pelo contexto em que essas palavras estão inseridas, tanto na oralidade, como na escrita. Num segundo momento, o uso do dicionário é fundamental.

O dicionário deverá ser uma ferramenta de uso fácil e habitual.

Utilize sinônimos

Para evitar a repetição constante das mesmas palavras, procure sinônimos para as palavras que já utiliza habitualmente.

Em vez de dizer educado, diga:

cortês;
polido;
gentil;
reverente;
respeitador;
distinto;
amável;
atencioso;
delicado;
agradável.

Em vez de dizer chato, diga:

desagradável;
inconveniente;
impertinente;
incômodo;
cansativo;
aborrecido;
enfadonho;
maçante;
monótono;
tedioso.

Evite palavras vagas e generalistas

Existem várias palavras em nosso idioma, chamadas de palavras-ônibus, que são usadas de forma vaga e generalista, apresentando diversos sentidos. O uso dessas palavras, embora fácil e acessível, empobrece a língua ao nomear, indiscriminadamente, um só termo para diversos objetos e seres ao invés de um termo próprio para cada um desses itens.

coisa;
coisar;
troço;
negócio;
parada;
treco;
porcaria;
lance;
joça;
cena;
legal;
tipo;

Conheça os processos de formação de palavras

Conhecer os processos de formação de palavras é importante, principalmente no que respeita à derivação prefixal e à derivação sufixal. Entender as possibilidades de prefixação e sufixação na formação de novas palavras possibilita uma grande variação vocabular.

Uso de vários sufixos na palavra perfume:

perfume;
perfumar;
perfumado;
perfuminho;
perfumaria;
perfumeiro;

Uso do prefixo des- em várias palavras:

descontente;
desfavorável;
desnecessário;
desigual;
desabastecido;
desabençoar;
desabonado;

Use as palavras de forma recreativa e divertida

Existem diversos jogos de palavras que promovem o enriquecimento e diversificação vocabular de forma lúdica. Além da melhoria do vocabulário, esses jogos desenvolvem também agilidade e flexibilidade de pensamento:

Palavras cruzadas;
Sopa de letras;
Adedanha ou jogo do stop;
Scrabble;
Jogo das rimas;

Utilize as palavras aprendidas

Por fim, é fundamental que se usem as palavras aprendidas. Afinal, de que adianta saber muitas palavras se não as aplicamos em nosso discurso? Faça, assim, um esforço por introduzir essas novas palavras nas suas conversas e nos seus textos escritos.

Para facilitar esse processo, deixamos uma dica:

Sempre que contatar com uma palavra nova ou com uma palavra já conhecida mas usada em outro contexto ou com outro sentido, crie na sua cabeça duas ou três frases em que possa usar essa palavra. Assim, ficará muito mais fácil usá-las em momentos concretos de comunicação!

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee