Com um pouco de organização, fica fácil ler, ao menos, algumas páginas por dia.

A leitura é uma forma prática de relaxar. Apesar disso, também pode ser importante para os estudos e até para desenvolver alguma habilidade de trabalho. Assim, é indicado elaborar uma lista de leitura, mesmo que pequena, para ter uma ideia de onde começar.

Quem já tem o hábito de ler, certamente, reserva algum momento para mergulhar de cabeça em um livro todos os dias. No entanto, ainda que você não esteja acostumado, poderá ter uma rotina de leitura eficaz. Aqui vão dicas para você começar a se organizar e se tornar um leitor voraz:

Defina seus objetivos

Qual é o motivo da sua leitura? Os livros são de lazer, estudos ou alguma recomendação? Primeiro, analise se existe algum prazo. Leituras da faculdade ou escola, geralmente, são destinadas a uma avaliação posterior, já com data marcada. 

Se for uma recomendação do seu trabalho, pode ser que você também tenha uma data limite para finalizar o livro ou texto indicado. Tendo isso em mente, basta definir seus objetivos. Você tem um mês para dar um parecer sobre o livro de cento e cinquenta páginas que leu? Nesse caso, é possível se programar para ler cinco por dia.

Tenha um horário dedicado à leitura

Algumas mães usam essa técnica com os filhos, especialmente, para incentivá-los a fazerem a tarefa de casa. Ainda assim, mesmo os adultos podem adotar o horário da leitura. 

Trata-se de um momento no seu dia em que você vai se dedicar somente a isso. Pode ser no almoço ou pela noite, antes de ir dormir. O importante é que você anote em sua agenda que, durante uma hora, você estará focado em ler.

Varie suas opções

Ficar focado em um único gênero pode fazer você ficar entediado e até desistir de continuar a leitura. Então, o indicado é ter opções variadas, inclusive, quando existe algo que você tem obrigação de ler.

Aconteceu de sentir que a leitura não está fluindo? Dê uma pausa e parta para outra das suas escolhas. É uma forma de relaxar a mente para, em seguida, voltar para o texto mais complexo.

Aposte em um ambiente agradável

Ler não envolve apenas passar os olhos por um conteúdo. Você precisa se sentir à vontade com o que está fazendo. Então, se a leitura ainda não é um hábito que você cultiva, procure criar um ambiente agradável para que seu cérebro associe que ler é algo positivo e gostoso de fazer.

O sofá, desde que com uma boa luz por perto e a TV desligada, pode ser um ótimo espaço para aqueles que preferem ler durante o dia. Se você lê apenas à noite, pode estar deitado em sua cama, mas deixe os travesseiros mais altos, para encostar suas costas, e ajuste a luz, para não cansar a vista.

Faça anotações

Você não precisa ser um leitor passivo. Se não consegue ficar sem fazer nada e a leitura parece uma atividade mais parada, faça anotações enquanto estiver lendo. 

Pode grifar com marca texto colorido, se o livro for seu, marcar uma página com post-it ou ter um caderno ao seu lado. Assim, enquanto lê, você já anota trechos que chamaram a atenção, o que ficou em dúvida e até palavras diferentes para pesquisar o significado.

A leitura se torna mais dinâmica e pode ser muito útil para pegar gosto pela rotina de ler algumas páginas diariamente.

Atente-se a velocidade

Nem muito rápido, nem muito devagar: encontre um ritmo de leitura em que seja possível entender e absorver o conteúdo. Se perceber que não consegue sair de um mesmo parágrafo, pode ser um sinal de cansaço ou de que a leitura não está fluindo. Pare e retorne depois.

Agora, se estiver lendo muito rápido, veja se está conseguindo entender a história ou o que está sendo estudado.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee