Blog Diferente Para Ser Diferente
Somos diferentes, não há um ser humano sequer igual; nosso objetivo é ser diferente unindo os diferentes neste site diferente para quem é diferente, vem com a gente!

Seja Diferente, Junte-se ao Seja Hoje Diferente.


A leitura previne doenças como Alzheimer e outros tipos de demência 

Quando você lê está fazendo com o seu cérebro o que as pessoas fazem na academia: literalmente exercitando os neurônios, forçando a lembrar de muitas coisas, decorando personagens, compreendendo as histórias através da memória. 

Tudo isso ajuda a manter o seu cérebro saudável, e pesquisas científicas comprovam a redução de chance de doenças mentais em 32% em leitores. 

Ler poemas e textos complexos torna o seu cérebro elástico e ativo

A gente acha que o nosso cérebro fica ali paradinho, só pensando. Mas não é verdade ele é como um músculo que, quando exercitado, ganha elasticidade e força. Estudos comprovam que cérebros de leitores são mais flexíveis e capazes de realizar tarefas com sucesso. 

A leitura é inimiga da ansiedade e depressão 

Sabe os renegados livros de autoajuda? Eles são os melhores no combate a quadros depressivos, pois pacientes assim precisam de intervenções mais diretas em seu tratamento. Mesmo Freud costumava usar livros no tratamento de seus pacientes! 

Pessoas que leem são mais felizes e satisfeitas com a vida

Que a leitura torna as pessoas mais inteligentes e ajuda na memória já sabemos, mas e esse papo de felicidade? É verdade. Um estudo da Universidade of Liverpool comprovou que adultos que leem apenas trinta minutos por semana declaram estar 20% mais satisfeitos com a sua vida do que não-leitores. 

Isso porque pessoas que leem tem mais facilidade em fazer planos, tomar decisões e organizar prioridades. O reflexo disso é uma autoavaliação mais satisfeita. Simples, não é? 

Benefícios da leitura diária para sua saúde 

Apenas seis minutos de leitura diária silenciosa são suficientes para você relaxar.

Seis minutos! Apenas seis minutos! Não parece mentira? Mas foi tudo comprovado no estudo britânico da Universidade de Sussex. 

Esse pedacinho de tempo no seu dia já é suficiente para reduzir a frequência cardíaca e aliviar a tensão muscular.

Inclusive, segundo o mesmo estudo, ler durante seis minutos funciona melhor para o relaxamento do que ouvir música, passear ou beber uma xícara de chá. 

Ler trinta minutos por dia pode adicionar dois anos à sua vida 

Pesquisadores da Universidade de Yale realizaram um estudo com mais de vinte mil pessoas e descobriram que as que, ao longo dos anos, liam mais de trinta minutos por dia, tinham um tempo de vida média dois anos maior do que as que não liam. 

E ainda: os leitores de livros que relataram realizar mais de três horas de leitura por semana eram 23% menos propensos a morrer do que seus colegas que liam apenas jornais ou revistas.

Ler te torna uma pessoa emocionalmente mais inteligente   

Muito se fala hoje da tal inteligência emocional. A capacidade de lidar e entender seus sentimentos e os de outras pessoas é uma valiosa qualidade. O conhecimento encontrado nos livros e o exercício de compreender personagens e fatos são capazes de trazer um incremento na sua inteligência emocional. 

Seus níveis de estresse podem baixar em até 68% com a leitura

Uma coisa tão simples quanto ler ajuda muito a baixar os níveis de estresse. Pode parecer uma simples distração, mas a leitura realmente pode alterar drasticamente a sua rotina, trazendo calma, relaxamento e tranquilidade para os seus dias. 

As vantagens do hábito da leitura para a sociedade 

Uma sociedade que lê é mais tolerante e rica culturalmente. 

Infelizmente, no Brasil, 44% da população simplesmente não lê e, as que leem, ficam em uma média de apenas cinco livros por ano. É pouco. Sociedades leitoras são mais capazes de tolerar diferenças e agregar à sua cultura, justamente por adicionarem ao seu repertório hábitos diferentes dos seus costumes. 

E muito mais benefícios que você pode conhecer clicando aqui.

E não se esqueça ler coisa boa faz bem, visite nosso site diariamente, procure conhecer os artigos já publicados no Seja Hoje Diferente.

Tem muita coisa boa, muita leitura boa, que agrega, informa e faz bem!

Habitue-se a conhecer os itens de nosso menu principal e marcadores do blog.

Um forte abraço e uma ótima leitura.
Postagem Anterior Próxima Postagem