A pandemia gerou muitos desafios para empresas e colaboradores e cuidar da saúde dos profissionais, diminuir turnover, manter engajamento e motivação foi e ainda é grande preocupação dos gestores e times de RH.

Com o aumento da vacinação e retomada de muitos setores no país, muitas empresas estão reestruturando sua organização, seja pensando em manter o home office, formato híbrido ou retomada total.

O home office, que parecia muito distante para diversos profissionais, passou a ser uma realidade e, segundo dados da FGV, em maio de 2020 pelo menos 80,4% das indústrias e 68,6% das empresas de serviço estavam em trabalho remoto parcial ou total.

Já segundo dados da Salesforce, pelo pelos 84,2% dos gestores pretendem promover formatos de trabalho remoto no pós-pandemia.
Pensando nisso, é importante olhar as vantagens do modelo e entender como os colaboradores performaram nesse período.

Flexibilidade e produtividade

Quando a empresa opta pelo home office, ele dá a opção para que o colaborador construa melhor a sua rotina para além do trabalho. É preciso pensar que as pessoas perdem muito tempo no trânsito, transporte e deslocamento e, ao trabalhar de casa, ganha-se em horas que se revertem em produtividade.

Nessa modalidade, mais do que horas contadas de presença, o critério de trabalho passa a ser as entregas e isso pode fazer toda a diferença no desempenho do profissional.

Em um estudo do Boston Consulting Group, 75% dos funcionários que trabalham remotamente relataram ser capazes de manter ou melhorar a produtividade em suas tarefas individuais, e 51% dizem o mesmo sobre as tarefas colaborativas.

Melhoria na gestão de custos

Ao manter parte ou o time completo em home office, os escritórios precisam de menos espaço e há menor demanda de gastos para a estrutura. Sendo assim, há grande redução de custos para os negócios, que podem realocar seus gastos com aluguel e manutenção de espaços para inovações e investimentos internos.

Isso não quer dizer que sua empresa não existirá mais fisicamente, mas em muitos casos elas deixam de ser estruturas de muitos andares e viram escritórios menores e mais simples.

Aumenta a atração e retenção de talentos

Ao ter a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, a empresa ganha também na contratação de profissionais em qualquer que seja a região. Dessa forma, o local deixa de se limitar a contratar talentos por proximidade e pode expandir seu nível de busca para compor o quadro de times.

Muitas empresas lidam com escassez de profissionais em certas áreas e, buscar por pessoas em outros lugares do Brasil – ou do mundo – faz todo sentido no home office.

Aumenta a diversidade de profissionais

Assim como o fim da barreira geográfica para os profissionais, há também o impulso do aumento da diversidade de pessoas dentro da empresa. O home office olha para a diversidade e ter essa questão como ponto da estratégia do negócio faz toda a diferença no dia a dia das equipes e resultados.

Possibilidade de atuação em novos mercados

Além de atrair profissionais em novos lugares, ter operação home office aumenta a possibilidade de expansão e atuação em novos mercados. Isso acontece pois o negócio passa a ter pessoas de diferentes regiões e isso ajuda com que exista crescimento para esses e outros locais.

Se sua sede é em São Paulo, por exemplo, mas tem alto números de profissionais do Nordeste, automaticamente você cria um braço da empresa neste novo lugar e leva ele mais próximo para sua realidade de crescimento e expansão.

Manter o home office pode fazer muito sentido em muitos negócios e é interessante olhar para suas vantagens e suas possibilidades, mesmo no pós-pandemia. Seja trabalho remoto total ou parcial, vale a pena entender com seus colaboradores suas preferências e fazer escolhas baseadas em seu real cenário.

Como sua empresa está se preparando para o próximo ano e qual modalidade de trabalho será adotada? Reflita sobre todos os pontos e bons negócios!

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee