16.9.21

Incubadora de startups: entenda como funciona este tipo de negócio


A modalidade é um grande benefício para as empresas e é importante conhecer sobre essa possibilidade

Muitas pessoas buscam por oportunidades de previdência privada corporativa e, justamente por isso, diversas empresas estão investindo nesse tipo de benefício. Porém, antes mesmo de oferecer possibilidades para seus colaboradores, muitas empresas precisam antes olhar para si mesma e para as formas de crescimento.

Para que isso aconteça com mais facilidade, as incubadoras são importantíssimas, principalmente para as startups. Você sabe o que é esse tipo de modalidade no mercado? Saiba mais sobre ela!

O que é uma incubadora?

Uma incubadora de empresas é um programa que dá o apoio necessário a um empreendimento micro ou pequeno em suas etapas iniciais para que o negócio se desenvolva, se fortaleça e cresça.

As incubadoras oferecem consultoria desde a fase inicial do projeto, desenvolvem ideias do negócio e vão muito além em sua implementação e desenvolvimento, com suporte técnico, gerencial, administrativo e mercadológico.

Esses negócios podem ser entidades públicas ou privadas e é comum ter processos seletivos para que um negócio faça parte delas.

Como funciona uma incubadora?

Para entender melhor sobre uma incubadora é importante falar sobre como ela funciona, lembrando que elas têm o papel de auxiliar empresas que estão nascendo e dão subsídios para seu crescimento saudável. Sendo assim, ela passa por três passos grandes passos:

Pré-incubação

As incubadoras iniciam na pré-incubação. Nessa fase, a ideia do negócio será analisada pelos especialistas que fazem parte da instituição e esses vão entender se a empresa é viável ou não e definem o melhor caminho para tirá-la do papel e fazê-la, de fato, funcionar.

Nesta etapa ocorre a criação do plano de negócios e caso a empresa já o tenha, este é otimizado para trazer os resultados almejados por seu idealizador. Além disso, os especialistas ajudam o empreendedor a definir qual a melhor maneira de aliar a ideia do negócio à execução do plano de ação.

Essa etapa pode ocorrer em até seis meses graças aos seus estudos de mercado e complexidade.

Incubação

A segunda próxima etapa é de fato a incubação. Nesta fase todos os esforços são direcionados para iniciar o projeto a partir do plano de negócio elaborado. Aqui o empreendedor vai continuar recebendo toda a assistência e auxílio que precisa para que a sua empresa tenha o sucesso que ele espera e siga em cada passo definido.

Esta é a etapa em que os responsáveis pela empresa vão receber a orientação e acompanhamento necessários para que o negócio funcione bem e de forma satisfatória. Essa fase conta com grandes momentos de capacitação e desenvolvimento dos empreendedores.

A fase de incubação tem duração variada pois vai depender do tipo de negócio que está sendo auxiliado, bem como de suas características e necessidades. No entanto, em grande parte, trata-se de uma fase que dura aproximadamente um a dois anos.

Pós-incubação

A pós-incubação é o momento em que se entende que a empresa já atingiu a maturidade necessária para começar a caminhar com as próprias pernas.

Isso não quer dizer que ela será abandonada e não receberá mais nenhum apoio. Aqui inicia-se um acompanhamento e assessoria, para que o seu desenvolvimento seja contínuo, mesmo estando fora do espaço físico oferecido pela incubadora.

Vantagens de ser uma empresa incubada

A incubadora de empresas acompanha os negócios em diferentes fases e ela dá diversos benefícios para os negócios, como:

Viabilidade de negócio e maior chance de sucesso;
Alta troca de conhecimento;
Preparação para todas as áreas do negócio;
Oportunidades de treinamento e crescimento;
Fortalecimento de marca;
Chance de desenvolver empresas com quem está no mercado e entende do negócio;
Metas mais claras e alcançáveis;
Pessoas capacitadas e profissionais prontos para acompanhar o negócio.

As incubadoras são grandes aliadas para pequenos negócios que estão iniciando e são uma forma importante de fazer com que as ideias saiam do papel e deem realmente bons resultados.

Você conhece incubadoras? Já pensou como elas podem ajudar seu negócio? Aproveite que sabe mais sobre elas e entenda o processo para fazer parte da modalidade! 

GeraLinks - Agregador de links