“Estamos em guerra contra o bitcoin“, declarou o presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan ao participar de uma reunião com estudantes em Mersin, no sul da Turquia.

De acordo com a Bloomberg HT, a declaração partiu do presidente ao ser questionado por um participante no evento se o Banco Central tinha interesse em abrir para as criptomoedas. Mais do que confirmar a falta de interesse, Erdogan disse que está em uma guerra contra as criptomoedas e luta para combatê-las. 

A declaração polêmica veio poucos dias após o Banco Central da Turquia lançar uma plataforma de colaboração para estudar a emissão de uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC), a lira turca digital.

O banco disse que concluiu a etapa de prova de conceito da CBDC e passou para a próxima etapa de testes com a participação de diversas empresas de tecnologia, como  a Aselsan e Havelsan, além do centro de ciência e tecnologia TÜBİTAK.

Os resultados dessa fase de testes devem ser anunciados no ano que vem, quando o BC decidirá se vai ou não emitir a lira turca digital.

O interesse na tecnologia blockchain, no entanto, não significa que o governo vai baixar a guarda para as criptomoedas. “Continuamos na estrada com nosso dinheiro, que é nossa identidade fundamental nessa questão”, rebateu o presidente durante o evento.

Turquia vs Bitcoin
A declaração de guerra contra o bitcoin pelo presidente da Turquia não é uma surpresa já que desde o começo do ano o país vem impedindo o avanço do mercado cripto no país. Em abril, o governo turco proibiu que o bitcoin e outras criptomoedas fossem usadas para fazer pagamento no país. 

Na ocasião, o Banco Central defendeu a medida dizendo que a proibição era necessária porque os criptoativos “não estavam sujeitos a quaisquer mecanismos de regulamentação e supervisão de uma autoridade central”, citando possíveis danos “irreparáveis” e outros riscos com transações envolvendo ativos digitais. 

Já em maio, os reguladores publicaram um decreto que tornou mais rigorosas as regras que as exchanges deveriam seguir para operar no país,  obrigando todas as empresas do setor a seguir as mesmas diretrizes de segurança dos bancos tradicionais. 

Ao mesmo tempo, o interesse da população turca pelo bitcoin só cresce no país que sofre a desvalorização da sua moeda nacional. Quando o presidente Erdogan demitiu o presidente do Banco Central em março, fazendo a lira turca despencar frente ao dólar, as buscas no Google pelo termo ‘bitcoin’ dispararam no país.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee