Provavelmente você já se deparou com o termo “fibra ótica” ao pesquisar planos de internet para contratação, isso porque esse é um modelo cada vez mais em alta e que tem sido o preferido por muitas pessoas.


Então, independentemente de qual seja o uso da internet que você faça — seja lazer, busca de informação, estudos ou trabalho, há um senso comum com o qual certamente concorda: a qualidade e a velocidade da conexão são as maiores demandas de qualquer um que utilize a web.


Segundo a Associação Brasileira de Internet (ABRANET), já em 2018, o número de usuários dessa tecnologia já era 3,2 milhões em todo o território nacional. Esse “boom” se deve à qualidade, estabilidade e segurança do sinal ofertado.


Desde o surgimento da internet com a conexão discada até os dias atuais, houve uma grande evolução tecnológica. E a fibra óptica se destaca nesse cenário. Se você ainda desconhece essa tecnologia e suas vantagens, ou até mesmo não sabe do que se trata esse conceito, seus problemas acabaram! 


Agora, neste artigo, você vai ver tudo o que precisa para entender o motivo de tanta adesão e porque investir nesse tipo de conexão é a melhor escolha. Continue a leitura e saiba todos os detalhes sobre o tema!

Primeiramente, o que é a fibra óptica?

A fibra óptica é um filamento extremamente fino e flexível, podendo ser feito de vidro ultra-puro, plástico ou outro material com propriedade isolante (resistente ao fluxo de corrente elétrica).


Essa propriedade encontrada nesses tipos de materiais, garante a proteção contra interferências eletromagnéticas, não havendo distorção do sinal por causa dos ruídos elétricos do projeto de instalações elétricas ou outros fatores do ambiente externo. 


Suas características também dificultam a possibilidade de desvio do sinal, dessa forma são consideradas um meio seguro para o transporte de dados. Ou seja, é ideal para quem busca uma rede com alto nível de privacidade.


Ademais, a tecnologia possui estrutura bem simples e baixo custo. O cabo de fibra óptica é composto por uma capa protetora, uma interface e um núcleo. A transmissão de informações ocorre a partir da conversão da energia luminosa em energia sonora e/ou elétrica.


Essa tecnologia não é exclusiva das telecomunicações, sendo muito popular na área médica também — utilizada para exames e intervenções médicas, como endoscopias e cirurgias corretivas de problemas visuais. 


Também é muito empregada em sistemas de segurança e monitoramento, como sistema para controle de loja, entre outras diversas aplicações. Então, já sabendo como o uso pode ser amplo, chegou o momento de entender as vantagens da fibra óptica.



Conheça as diversas vantagens da fibra óptica

Basta conhecer o básico dessa tecnologia para ver suas vantagens, não é mesmo? Bastou descrevê-la para que uma série de benefícios fossem apontados. 


Mas como o objetivo deste artigo é explicar todos os mínimos detalhes sobre quais são as vantagens de escolher essa opção, vamos lá! Vou te dar 8 motivos para que não reste dúvidas sobre o assunto. São eles:

  1. Maior capacidade de transmissão

A velocidade da transmissão de dados da fibra óptica é maior do que os cabos tradicionais de fio de cobre utilizados na rede de banda larga. 


Para total eficiência, na tecnologia de fibra óptica, os dados não só são transformados em luz, como os cabos também são formados por estruturas semelhantes a pequenos espelhos, por toda sua extensão.


Dessa forma, torna-se possível que a luz consiga viajar ainda mais rápido. Já é a primeira garantia de uma alta capacidade de transmissão de dados.

  1. Garantia de estabilidade

Esse é um grande diferencial, uma vez que, nessa tecnologia a estabilidade se adapta à medida que o consumo aumenta, ou seja, a rede não fica sobrecarregada. Ela é projetada  para atender as necessidades de todos os usuários.


Sendo mais estável, todas as atividades são mais rápidas e seguras, entre elas é possível citar alguns exemplos, como:


  • Carregamento das páginas;

  • Downloads;

  • Compras on-line;

  • Vídeo-conferências com qualidade de som e imagem;

  • Automatização residencial;

  • Entre outros pontos.


Imagine que você é um empreendedor e investe em um software para loja de última geração. Esse investimento certamente terá um retorno bem diferente se for se somado ou não a uma rede de internet estável. 

  1. Maior alcance do sinal

No sistema de cabeamento tradicional de banda larga, a intensidade do sinal depende da proximidade com o provedor de internet. Isso acontece devido à degradação que as ondas sofrem conforme a distância percorrida. 


Na fibra óptica não existe essa dependência, podendo cobrir até 120 km de distância sem perder a qualidade do sinal, de forma a otimizar a experiência do usuário, mesmo em locais mais remotos.

  1. Segurança para o usuário

A maior ameaça no mundo digital são os ataques de hackers, que podem causar perdas incalculáveis, não somente diretamente de dinheiro, mas também de informação (Inclusive, lembre-se que uma informação pode valer milhões!) 


Sistemas administrativos, desde para a administração de condominios comerciais, até grandes sistemas corporativos, de segurança ou sistemas governamentais, dependem de uma rede que garanta ao máximo a segurança de seus dados. 


A fibra óptica atende totalmente a esse requisito, uma vez que é necessário cortar os cabos ópticos para ter acesso aos dados. Ou seja, a única forma de fazê-lo é estando fisicamente no local, o que dificulta muito a ação dos criminosos.

  1. Menor latência

Os problemas de latência significam que o pacote de dados está enfrentando dificuldades para percorrer seu trajeto de uma rede a outra. O resultado disso é a lentidão da rede com atrasos no download e upload.


Isso prejudica muito a experiência do consumidor, por exemplo, ao tentar assistir um filme, ouvir músicas online ou, até mesmo, no pior dos casos, ao trabalhar remotamente.


Ademais, a forma com que os dados percorrem a rede por meio da fibra óptica elimina muitos problemas que poderiam ser as causas da latência no sistema. 


Por exemplo, a proximidade com o quadro eletrico residencial pode causar interferência em uma rede comum de cabeamento com cobre, sendo a causa da lentidão.

  1. Sem interferências eletromagnéticas

Aliás, os cabos de fibra óptica não são sensíveis às interferências eletromagnéticas, como os cabos de cobre.  Como os dados são transmitidos por meio da luz em um meio dielétrico (isolante), o sinal não se degrada ou desaparece com essas interferências.


Fatores naturais externos, como chuvas, raios e ventos, ou fatores antrópicos, como estruturas metálicas por onde passam correntes elétricas, não apresentam perigo para a qualidade do sinal.

  1. Facilidade de instalação 

Para aumentar a capacidade de transmissão dos cabos de cobre, é preciso ampliar o diâmetro dos condutores, tornando-os mais espessos e rígidos. Isso dificulta a instalação em muitas situações, além de interferir esteticamente no visual do local em alguns casos. 


Já os cabos de fibra óptica possuem um menor diâmetro e são bem mais flexíveis, ou seja, são muito mais fáceis de instalar.


Podemos considerar aqui, desde os custos envolvidos em sua produção, que são significativamente reduzidos — uma vez que o principal material utilizado é a sílica (material mais abundante do planeta). 


Para se ter uma noção, basta fazer a comparação dos preços de chapas de fibra de vidro preços de chapas de cobre, considerando a mesma densidade.


Somado a isso, sua instalação é rápida e demanda poucos materiais. O resultado final é que sua implantação chega a ser 70% mais barata, enquanto os custos com manutenção podem ser até 80% mais baixos, quando comparados à internet de banda larga. 

  1. Necessidade de menos espaço físico

Outro diferencial é que, em razão das suas características, a fibra óptica demanda muito menos consumo de espaço para seu armazenamento. É uma boa solução para empresas com tamanho limitado de servidor.

Considerações finais

Ao analisar todas as vantagens listadas, é inegável o custo-benefício e a forma com que a fibra óptica surgiu para facilitar o dia a dia do consumidor, seja ele pessoa física, como um adolescente que participa de jogos online, ou pessoa jurídica, como uma empresa de engenharia de avaliações.


Agora que você está ciente de todos esses pontos, fica fácil entender porque  a internet por fibra óptica é a mais procurada entre os consumidores, não é mesmo? Então, comece a estudar melhor o assunto e aposte nesse meio você também.


Afinal, a garantia de uma boa conexão com a internet e a segurança de nossas informações são sinônimo de facilidade, agilidade e tranquilidade no dia a dia de qualquer pessoa, uma vez que estamos cada vez mais conectados e interagindo em rede e em tempo real, em todas as áreas de nossas vidas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee