A rotina do dia a dia é fundamental para manter o ritmo, facilitar as tarefas e melhorar os costumes diários. Assim, aplicar as dicas de saúde bucal na rotina cotidiana pode ajudar a garantir um sorriso mais bonito e livre de doenças.

Isso porque, garantir que os cuidados básicos com a integridade dentária façam parte de um costume diário, permite uma boa higienização dos dentes e impede que a cavidade oral seja acometida por diversas doenças infecciosas, como a cárie, a periodontia e a halitose.

Esse cuidado pode ser muito importante para a manutenção da saúde bucal e a prevenção do edentulismo – perda dentária em adultos. No entanto, esses cuidados também podem prevenir o aparecimento de doenças sistêmicas que afetam todo o organismo, como:

  • Enfermidades cardiovasculares;

  • Problemas no sistema respiratório;

  • Disfunções gastrointestinais;

  • Aumento da probabilidade de doenças degenerativas;

  • Indução do parto prematuro, entre outros.

Mas, ainda sim, o cuidado com a saúde bucal vai além da escovação após as refeições, ela inclui a forma com que a higienização é feita, a frequência, a técnica aplicada, os materiais utilizados e até o investimento em uma assistência dental, como o plano odontologico para microempreendedor individual

4 dicas de como melhorar a saúde bucal

Entre todos os hábitos de limpeza bucal, os que melhor garantem a saúde ou uma boa estética oral e que devem ser incluídos nas rotinas diárias, são:

  1. Aprimore a técnica de escovação

A escovação é uma regra básica para deixar os dentes mais saudáveis e livres de doenças, mas realizar essa limpeza de qualquer jeito pode não apenas ter um efeito reduzido, como pode causar ainda mais problemas.

Assim, é fundamental que ao escovar os dentes os pacientes massageie bem a face dentária e a área mastigatória por, pelo menos, cinco segundos. 

Esse processo deve durar dois ou três minutos e, durante a passagem da escova, não pode ser aplicada muita força para não causar nenhum dano às gengivas.

Com o auxílio de um convenio odontologico empresarial, o dentista pode avaliar o processo de escovação e dar dicas de como melhorar a técnica, garantindo o melhor resultado possível. 

Além disso, o médico pode recomendar o melhor creme dental e os acessórios adequados.

  1. Saiba quando escovar os dentes

Após comer doces, amidos ou frituras, é natural que os pacientes acreditem que devam escovar os dentes imediatamente para evitar a ação bacteriana. 

No entanto, realizar a escovação logo em seguida da alimentação também pode prejudicar as estruturas dentais.

As comidas, principalmente as mais ácidas, danificam o esmalte dentário e deixam os dentes desprotegidos. Logo, se a escovação acontecer logo depois de comer, o paciente estará contribuindo para o desgaste do esmalte.

Por isso, é recomendado que as pessoas esperem entre 30 minutos a uma hora para que o ph bucal seja estabilizado e os dentes não corram risco de serem danificados. 

Neste período, a ingestão de bastante água também ajuda a limpar a boca e a remover os ácidos da cavidade.

  1. Use fio dental todos os dias

Muitos pacientes acreditam que o uso do fio dental é necessário apenas para remover as comidas presas entre os dentes. Ainda que isso também seja verdade, o fio dental é imprescindível para a higienização dos sulcos gengivais.

Essa estrutura é, por sua vez, o espaço que existe entre o dente e a gengiva. Ele não pode ser acessado com a escova de dente e costuma acumular bastante comida e placas bacterianas. 

Caso ela não seja higienizada, as bactérias iniciam o processo de formação do tártaro. Por isso, é importante que todos os pacientes utilizem o fio dental ao menos uma vez por dia.

  1. Invista em alimentos com bastante fibra e cálcio

A ingestão de alimentos ricos em fibras – como cenouras, espinafre e a rúcula –, não apenas fazem bem para o organismo como um todo, como também ajudam na manutenção da cavidade bucal, melhorando a limpeza dos dentes e deixando as estruturas ainda mais fortes.

Importância de visitar o dentista regularmente

A utilização de uma assistência odonto PME pode auxiliar muitas pessoas a terem um acesso facilitado ao dentista, permitindo o diagnóstico precoce de doenças que possam estar sendo formadas e, consequentemente, viabilizando o tratamento que impeça a progressão desses quadros.

Além disso, essas visitas mais constantes são fundamentais para a realização de procedimentos de limpeza profunda, que visam à remoção das placas bacterianas e do tártaro das áreas de mais difícil acesso.

Os serviços como o plano dentario para MEI permitem, ainda, a aplicação de flúor e a restauração de dentes comprometidos por cáries e outras fatalidades, como traumas na região e os trincos dos dentes.

Por isso, é recomendado que todos os pacientes realizem uma consulta de rotina com um dentista de confiança, a cada seis meses, possibilitando tais identificações e melhorias.

Para isso, a utilização de um plano odontologico para CNPJ pode ajudar a reduzir os custos dos procedimentos e dos materiais utilizados, bem como facilitar os agendamentos.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee