Ter um controle sobre os gastos é essencial para qualquer pessoa, tanto em relação ao seu bem-estar mental quanto financeiro. Contudo, um problema muito comum é focar na emoção e esquecer a razão nesses momentos. 


Isso acontece quando as pessoas acabam gastando mais do que deveriam ou comprando produtos sem necessidade, podendo iniciar uma cadeia de faltas, como de dinheiro, de conforto, de reserva de emergência e aumentando o número de produtos sem sentido.


Dessa forma, é imprescindível se planejar e manter um bom preparo mental, gerando um controle da parte emocional e priorizando o uso da razão para questões financeiras. A necessidade surge em tentar criar um equilíbrio, permitindo ações e restringindo outras.


Esse conceito complexo se chama inteligência emocional, sendo ele o responsável por garantir um controle dos impulsos e um bom cuidado do dinheiro, além de permitir que o indivíduo use seus investimentos de maneira inteligente. 


Ela se refere à habilidade de entender, avaliar e tomar uma decisão sobre os sentimentos de uma pessoa em relação ao dinheiro de forma geral, controlando as emoções e permitindo que ele consiga alcançar seus objetivos.


Ou seja, uma pessoa que mantém os gastos controlados, é capaz de não perder dinheiro com situações que não precisa e  consegue manter sua saúde mental em boa qualidade, pois não fica endividado, sem prejudicar a mente. 


Com isso, é possível controlar a mente e entender o que é necessidade e o que é desejo, com o objetivo de não cair na tentação de consumir e preveni-lo de considerar apenas o momento e o prazer e impedir as dívidas.



Desejo X Necessidade

Necessidade é tudo que uma pessoa precisa, sem levar em conta os anseios, ou seja, são coisas indispensáveis. O desejo se refere aquilo que alguém quer ter ou desfrutar, podendo ser desnecessárias ou não. 


Por exemplo, dormir é uma necessidade, pois não está relacionado à vontade humana, sendo indispensável para a sobrevivência. Contudo, dormir em um hotel 5 estrelas se torna um desejo. A ação é necessária, mas a forma de saná-la é um desejo.


Para ter uma boa inteligência emocional é necessário criar um equilíbrio entre esses dois modelos que movem o consumo. 


A princípio, o consumidor deve priorizar os seus gastos obrigatórios, impedindo ficar endividado, e evitar os desejos, para conseguir criar uma reserva de emergência, podendo ser usada quando os custos fixos necessitam de pagamento, mas há falta de recursos para. 


Um dos acontecimentos mais frequentes é a pessoa passar a enxergar os desejos como necessidades, o que pode desencadear uma situação de descontrole, uma vez que o dinheiro não é ilimitado, mas os desejos sim. 


É muito importante ressaltar, contanto, que as pessoas não são obrigadas a abandonar os projetos e sonhos, mas sim organizá-los junto às outras necessidades, por meio de um cronograma e planejamento profundo. 

Práticas de inteligência emocional

Existem algumas práticas de inteligência emocional essenciais e que devem ser aplicadas para garantir um controle dos gastos, como as que foram listadas a seguir:


  1. Exercer o hábito de controle financeiro na rotina;

  2. Controlar os desejos por impulso;

  3. Entender o significado do dinheiro;

  4. Estudar sobre o assunto;

  5. Investir o dinheiro;

  6. Definir objetivos;

  7. Pensar no futuro;

  8. Estar preparado para imprevisibilidades. 


Portanto, para entender como aplicar cada uma dessas práticas na sua rotina, elas serão analisadas separadamente e com mais detalhes.

  1. Faça dele um hábito

Assim como uma casa com monitoramento de alarme, por exemplo, precisa criar o hábito de conferir o funcionamento dos equipamentos, é necessário tornar a análise das finanças uma rotina. 


Entender o seu posicionamento financeiro e tornar isso uma rotina, garante um acompanhamento contínuo sobre o quanto de dinheiro ainda está disponível e manter um controle sobre todos os gastos. 


Dessa forma, é possível ter um contato mais próximo com seus investimentos, bem como entender os próprios hábitos de consumo, permitindo uma identificação da vida financeira e como esses pontos afetam a conta bancária. 


Para isso, é aconselhável registrar em um caderno ou no celular todos os gastos e ganhos, além de criar uma visão mensal sobre os custos fixos que precisam ser reservados e pagos. Ou seja, utilizar uma planilha com todas essas informações. 

  1. Controle a impulsividade

Umas das principais capacidades desenvolvidas por uma boa inteligência emocional é o controle da impulsividade no que é relacionado às finanças. Ela se refere à compra de determinado produto na emoção de um momento, gerando arrependimento após. 


Por exemplo, uma pessoa que gosta muito de aparelhos de engenharia vê um autotransformador em promoção. Ao invés de ela comprá-lo apenas pelo fato de estar com desconto, ela guarda o dinheiro para uma futura necessidade. 


Para realizar essa atividade, o indivíduo deve entender qual a fonte que desencadeia o desejo de gastar. Então, deve-se realizar uma avaliação dos hábitos e comportamentos para evitar esses gatilhos.

  1. Entenda o conceito

Por exemplo, para uma empresa de serviços de contabilidade, é necessário que seus funcionários entendam suas funções e objetivos em geral, permitindo o trabalho correto. Isso deve acontecer quando uma pessoa se relaciona com suas finanças. 


Para conseguir controlar o dinheiro, é imprescindível entender o que ele é e compreender a relação entre o ser humano e ele, para conseguir mudar a visão sobre o capital. Ele deve ser entendido como um meio para alcançar metas, não situações do momento.


A pessoa deve passar a enxergar o dinheiro como um auxílio inicial para começar o caminho até a realização de um sonho e algo que precisa ser controlado frequentemente para garantir esse benefício.


Logo, deve ser criada uma visão de um objetivo para cada dinheiro que for gasto, para garantir uma direção para as ações e permitindo um controle do quanto é suficiente para cada coisa a ser feita.

  1. Estude

Ter repertório e conhecimento sobre educação financeira é um ponto muito importante, pois garante a compreensão da influência do dinheiro nas decisões a serem tomadas e no tempo. Assim, cria-se uma responsabilidade sobre seus investimentos.


Nessa etapa, contratar uma consultoria contábil inicial pode ajudar. Para isso, deve-se entender os conceitos relacionados a esse tópico, permitindo a dominação sobre o conteúdo, aumentando a motivação para deixar para trás os impulsos e buscar os objetivos.

  1. Invista o capital

Esse passo fica dependente do anterior. Uma forma muito interessante de adquirir inteligência emocional é investir parte do capital em ações, rendendo um retorno maior e permitindo mais recursos disponíveis para atingir os objetivos.


Por exemplo, um vendedor de transmissor de nível que tem controle de seus gastos consegue reservar uma parte do dinheiro para render mais capital na bolsa de valores, podendo usar esse acréscimo para chegar mais perto de seus objetivos. 

  1. Crie objetivos

Esse ponto é importante para traçar um caminho para usar o dinheiro eficientemente e entender a necessidade de poupar parte dele. Para isso, é indicado a visualização dos objetivos definidos, estimulando-o a querer cumpri-los e atingi-los. 


Podem ser adicionadas imagens sobre essas metas, roteiros, uma pesquisa profunda, vídeos, coisas que o inspirem a investir tempo e esforço em determinada ação. 


Por exemplo, uma pessoa que tem o sonho de criar uma empresa de automação predial precisa definir esse desejo a longo prazo para conseguir concentrar suas estratégias para alcançá-lo. 

  1. Pense a longo prazo

É muito importante abrir mão de desejos passageiros para conseguir alcançar determinado objetivo daqui algum tempo, o que pode ser um desafio. A pessoa precisa mudar o pensamento para pagar antes e usufruir daquilo após. 


Isso é refletido na rotina ao economizar parte do dinheiro mensalmente e usar o que está disponível com moderação e cuidado.


Por exemplo, se um indivíduo deseja abrir uma empresa de locação de tendas, ele deve entender que evitar comprar algo por impulso refletirá em uma forma de chegar mais perto de alcançar esse sonho. 

  1. Analise os imprevistos

É fundamental se preparar para o possível surgimento de determinados imprevistos financeiros ao longo de um mês, guardando parte do dinheiro em uma reserva que permita a sua utilização em momentos delicados, impedindo as necessidades de serem afetadas.


Por exemplo, um vendedor de contador de fluxo que tem controle de suas finanças fica com uma reserva útil para o caso de as vendas diminuírem muito e sua renda cair. 

Benefícios do equilíbrio entre razão e emoção

Ter uma preocupação com os gastos e um controle das finanças pode contribuir na saúde mental, pois o indivíduo não será surpreendido com situações surpresas e problemas, além de ter um controle sobre o que pode fazer ou não para seu prazer, assim como os a seguir:


  • Conhecimento exato do que foi gasto, tendo maior controle;

  • Possível sobra de dinheiro;

  • Investimento em outras atividades, com o excesso de capital disponível;

  • Não há gastos exagerados e supérfluos;

  • Preparo para aposentadoria;

  • Diminuição dos riscos de cair em tentação;

  • Diminuição do estresse e dos problemas para pagar dívidas; 

  • Realização de sonhos e objetivos.

Conclusão

É extremamente importante para uma pessoa ter um controle de suas emoções e entender em que pontos ela deve gastar dinheiro e quando economizar. Dessa forma, ela consegue ter controle sobre o dinheiro e implementar o uso da razão nas suas ações. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee