14.5.21

Reabilitação oral: O que é e importância de um acompanhamento profissional especializado

O sorriso bonito e saudável tem impacto tanto na autoestima quanto na saúde geral do paciente e de seus familiares. A reabilitação oral é uma combinação de diversas áreas da odontologia que visa conciliar a saúde dos dentes e a estética mais harmoniosa do sorriso.

Desta forma, a pessoa sente uma melhora substancial no bem-estar pessoal, social e profissional, impactando em todas as esferas da vida.

Na prática, o processo de reabilitação oral é a forma mais completa de tratamento bucal. Isso porque ele não tratará apenas do aspecto estético, mas garantirá a saúde do dente e a funcionalidade de toda a cavidade bucal.

Para isso, diversas vertentes da odontologia irão se unir para ajustar os mais diversos problemas que podem existir na cavidade, recuperando a mordida e sua beleza.

Nesse sentido, recorrer ao odonto empresarial também pode ser bastante benéfico para a realização desses procedimentos com mais facilidade e qualidade.

Quais são as etapas do procedimento?

Por se tratar de um plano de ação completo para a saúde bucal, ela envolve diversas áreas e profissionais e sua preparação deve ser muito bem realizada, considerando etapas e processos de planejamento, seja ele feito com o plano odontologico para MEI ou não.

1.   Preparação

O tratamento se inicia com a consulta com um cirurgião dentista. Ele irá realizar uma extensa bateria de exames clínicos e análise de toda a arcada dentária para verificar as necessidades.

Assim, será avaliada a saúde geral do paciente, bem como será possível identificar os problemas existentes na boca do paciente desde cáries, má oclusão (má formação do maxilar que impede o encaixe apropriado da mandíbula) e, por fim, os tratamentos estéticos que melhor se encaixam às necessidades.

2.   Planejamento

Após a análise clínica, o cirurgião responsável traçará o plano de ação listando todos os procedimentos que serão necessários realizar ao longo de todo o tratamento e qual a ordem de realização de cada tratamento.

3.   Execução

A realização de todo o tratamento pode ser demorada e os valores poderão variar de acordo com o foco escolhido pelo paciente (se será um tratamento focado no ajuste estético ou funcional) e pelo tipo de plano odontológico.

Quem pode realizar a reabilitação oral?

A realização do tratamento da reabilitação oral tem a finalidade de restabelecer a saúde bucal e a integridade dos dentes, devolvendo a aparência agradável do sorriso e a manutenção da autoestima e autoconfiança do paciente.

Por isso, qualquer pessoa que precise ou queira tratar doenças como periodontites, correção da perda de dentes ou até o formato e o brilho dos dentes, pode ser um candidato apto para o procedimento, seja ele feito por meio do plano odontologico empresarial ou em clínicas particulares de confiança.

Assim, é importante manter-se atento aos sinais de que pode haver a necessidade desse tipo de correção.

Por exemplo, pacientes que perderam um ou mais dentes, que sofrem de problemas digestivos ou dores musculares na região do maxilar, precisam procurar o dentista para avaliar qual a correção do quadro e a necessidade de um plano de reabilitação para a qualidade da mordida.

 

Nesses casos, algumas correções que podem ser feitas são:

     Aplicação de prótese dentária;

     Limpeza;

     Tratamento ortodôntico;

     Aplicação de lente de contato dental;

     Clareamento.

Impactos do sorriso

O cuidado com a saúde bucal e, principalmente, com a beleza do sorriso, impacta diretamente na autoestima e na sensação de auto capacidade.

Isso porque os dentes afetam diretamente a percepção que temos sobre a nossa beleza e na confiança para interagir socialmente.

A baixa autoestima pode afetar até mesmo o desempenho no ambiente de trabalho e a saúde dental e mental dos trabalhadores, sendo capaz de atingir os níveis de produtividade de uma empresa.

É, inclusive, por esse motivo que tantos negócios têm investido no convenio odontologico empresarial.

Esta é uma forma encontrada para aumentar a satisfação dos colaboradores, melhorando a autoconfiança e a visão de valorização com a empresa, além de auxiliar na evasão por urgência médica odontológica e melhorar a relação interpessoal da equipe. Além, é claro, de ter preços acessíveis.

Facilitação do procedimento com um plano odontológico

Procedimentos complexos e extensos como a reabilitação oral, exigem um acompanhamento médico qualificado e constância na frequência das consultas por parte do paciente para o tratamento adequado e efetivo, a longo prazo.

No entanto, os preços e o tempo podem ser empecilhos que contrariam a obtenção dos resultados almejados.

Por essa razão um plano dental coletivo empresarial pode ser um facilitador para realização e conclusão do tratamento.

Esse tipo de convênio dispõe de profissionais de confiança, que exercerão um trabalho de alta qualidade, sendo que podem oferecer um acompanhamento e registro mais facilitado do processo.

Inclusive, essa comodidade pode ser essencial para a perseverança no processo e a obtenção de um sorriso mais belo e funcional.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.


GeraLinks - Agregador de links