A Internet das Coisas (IoT) já é uma realidade e está mais presente em nossas vidas do que imaginamos.


Hoje em dia, muitas atividades cotidianas já são intermediadas pela Internet das Coisas, sendo uma maneira de facilitar a nossa rotina, promover maior conforto, segurança e tranquilidade - seja no trabalho, nas atividades domésticas ou até mesmo no lazer.


Na verdade, a Internet das Coisas existe há algum tempo. Afinal de contas, a IoT nada mais é que o trabalho de máquinas conectadas, que recebem informações via sensores e sistemas de controle.


Isso já é bem comum no nosso notebook escritório, não é mesmo?


Mas a grande novidade é que a Internet das Coisas passou a ser empregada em nossos eletrodomésticos e outros aparelhos da casa. Tanto que vemos as famosas Smart TVs como um exemplo notável da IoT.


Só que esse conceito pode ser adaptado para inúmeros equipamentos de nossa casa, transformando nossas vidas quase em um filme de ficção científica.


A Internet das Coisas também é fundamental para ampliar o conceito de cidades inteligentes, que são projetos urbanísticos que levam em consideração a sustentabilidade, a eficiência e a qualidade de vida.


Espera-se que em um futuro não tão distante, teremos veículos autônomos (o que já é quase uma realidade), semáforos que funcionam de acordo com o tráfego e não pré-programados, além do melhor aproveitamento de recursos.


Se você ficou interessado(a) em descobrir mais sobre a Internet das Coisas, acompanhe o artigo de hoje e veja algumas dicas para otimizar o seu lar!


Crédito imagem clique aqui


1 - Geladeiras inteligentes

As geladeiras inteligentes tornaram-se um dos equipamentos mais populares da IoT, justamente pelo seu potencial inovador.


Mais do que conservar os alimentos e mantê-los refrigerados, o eletrodoméstico conta com um dispositivo com conexão wi-fi, tela sensível ao toque (touchscreen) e ainda avisar os moradores no caso de falta de algum alimento.


Dá para montar listas completas de compra com o auxílio da sua geladeira! Demais, não?


Inclusive, alguns modelos permitem que os usuários façam as compras diretamente pela internet, através da geladeira.

2 - Salas planejadas inteligentes

Ter uma sala de tv planejada é com certeza o sonho de muita gente. Mas já imaginou ter um espaço ainda melhor, com equipamentos de som e imagem inteligentes?


Isso é possível com a ajuda da Internet das Coisas! Vale não só para as Smart TVs, mas para outros eletrodomésticos, como todo o sistema de som e home theater da sua casa.


Com isso, você tem uma experiência de cinema, sem precisar sair da sala.


A grande vantagem é que dá para aplicar em vários equipamentos, como uma caixa de som antera, adaptando o aparelho para as suas preferências.

3 - Controle de iluminação

O controle de iluminação é uma das revoluções mais pedidas. Por meio dessa tecnologia, é possível gerenciar as luzes de todo o ambiente, além de contar com cortinas inteligentes, que abrem e fecham para aproveitar ao máximo a luz do sol.


Dessa forma, muito mais do que o conforto, os moradores também conseguem economizar significativamente com a conta de energia elétrica. 


Afinal, a intensidade da iluminação é controlada por sensores, que oferecem a quantidade de luz adequada ao ambiente.


Hoje em dia, é muito mais simples instalar dispositivos para controle da iluminação - tanto que isso pode ser feito diretamente no quadro de comando eletrico da residência.


Outra vantagem desse tipo de otimização é que o morador pode controlar todo o sistema através do tablet ou smartphone. Sendo assim, caso ele tenha esquecido alguma lâmpada acesa em casa, é possível apagá-la mesmo à distância.


O controle de iluminação também torna os cômodos muito mais sofisticados e intimistas. Por exemplo, dá para controlar o brilho que sai de um pendente de luz, para combinar com a decoração do ambiente. O efeito é surpreendente!

4 - Controle de temperatura

Além do controle da iluminação, a Internet das Coisas também permite o controle da temperatura do ambiente.


Imagine chegar de um dia muito quente e já encontrar a sua casa totalmente climatizada? Isso é possível com o ar-condicionado inteligente, que já deixa os cômodos bem confortáveis para você.


Além disso, é possível controlar outros sistemas como:


  • A direção do vento;

  • O timer do ar-condicionado;

  • A intensidade do frio/calor;

  • A temperatura exata;

  • Entre outros.


Fora que também gera uma boa economia de energia, pois o sistemas inteligentes de controle de temperatura permitem que você programe os equipamentos para desligamento automático após atingir um determinado grau ou depois de um certo período.


Outra vantagem é que todo o sistema de aquecimento moderno pode ser aprimorado para funcionar com a Internet das Coisas. Basta contratar um eletricista instalador, por exemplo, e fazer as adaptações necessárias.

5 - Espelhos com conexão wi-fi

Que tal olhar no espelho e ver além da sua imagem refletida? Com a Internet das Coisas isso é possível!


Atualmente, já existem vários modelos de espelhos que parecem com telas de celular. Assim, você pode acompanhar o feed de notícias, ver suas redes sociais, assistir vídeos, entre muitas outras coisas.


Dessa forma, enquanto você está se arrumando para ir ao trabalho, já fica muito bem informado(a) sobre as notícias do mundo.

6 - Sistemas de segurança

A Internet das Coisas melhorou muito a eficiência dos sistemas de segurança. Isso porque ela permite o monitoramento virtual em tempo real, a partir de dispositivos instalados em toda a área da propriedade, além de um completo controle de acesso.


Dessa maneira, somente pessoas devidamente autorizadas são liberadas para a entrada na sua casa, ou no condomínio. Isso evita a ação de indivíduos mal-intencionados, bem como roubos, furtos e assaltos.


Ou seja, é uma segurança para você, sua família e todos os seus bens patrimoniais.


Para quem deseja ter ainda mais tranquilidade, existem alguns sistemas ainda mais eficientes, é possível requisitar a instalação de fechadura eletrônica, por exemplo. Em alguns modelos, há o controle por biometria.


Vale dizer que os sistemas de segurança IoT são capazes de armazenar imagens e vídeos em nuvem, que podem ser usados para procedimentos de identificação de assaltantes, criminosos e atos de vandalismo.

7 - Máquina de lavar com auto-ajuda

A Internet das Coisas torna até mesmo os trabalhos mais entediantes muito mais fáceis, como é o caso da máquina de lavar com autoajuda.


Com esse equipamento, é possível substituir os velhos tanques de lavar roupa e, além disso, decidir em qual ciclo você quer lavar as peças, de acordo com o nível de sujeira, tipo do tecido e até mesmo a cor.


Além disso, há modelos de máquinas de lavar com inteligência artificial. Por meio delas, mesmo quem não conhece as especificações para a lavagem consegue ter uma verdadeira consultoria só pelo equipamento.


A máquina de lavar com autoajuda também oferece um ótimo aproveitamento da água. Tanto que a maioria dos modelos conta com uma função para você usar a água em outras atividades domésticas, como lavar o quintal, por exemplo.

8 - Irrigação do jardim

Falando em economia de água, a Internet das Coisas é cada vez mais aplicada nos sistemas de irrigação residenciais. 


Esse tipo de controle já é comum nas áreas rurais do Brasil, diante da expansão da tecnologia no campo.


Além de controlar a intensidade de irrigação, de acordo com o perfil de cada planta, a IoT reduz o desperdício de água, um dos maiores problemas das grandes cidades.


Assim como as demais inovações, o sistema de irrigação pode ser controlado diretamente pelos dispositivos móveis. Dessa forma, caso haja uma alteração climática muito brusca, o usuário pode reprogramar o sistema, mesmo fora de casa.


O sistema de irrigação inteligente também permite que as suas plantas cresçam com mais saúde e beleza. Ou seja, é possível manter os cuidados com o jardim e, ao mesmo tempo, economizar os recursos hídricos. 

Conclusão 

Você já conhecia a Internet das Coisas? Essa é uma inovação tecnológica que pretende se expandir cada vez mais nos próximos anos.


Embora ela não seja uma novidade, já que vemos a IoT em vários dispositivos do nosso dia a dia, como notebook, celulares, entre outros acessórios, ela está cada vez mais presente no ambiente doméstico como uma forma de facilitar o dia a dia dos moradores.


Como percebemos no artigo de hoje, a Internet das Coisas pode ser usada em muitos equipamentos e eletrodomésticos. A novidade da geladeira inteligente, por exemplo, conquista cada vez mais pessoas em todo o mundo, inclusive no Brasil.


Fora que não dá para negar a eficiência dos sistemas de segurança com inteligência artificial. Desse modo, os moradores podem ter muito mais tranquilidade com a proteção da sua família e de seus bens materiais.


Por esse motivo, se você ainda não conhece a internet das coisas, está na hora de buscar mais conhecimento sobre o assunto, já que não vai ter como fugir das inovações tecnológicas para os próximos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

 Ofertαs Shopee Diferente Confirα!




꧁ঔৣ☬✞ Me pague um café? ✞☬ঔৣ꧂

Uma forma simples de receber apoio de quem valoriza o meu trabalho com o Seja Hoje Diferente!
Meu pix é o 11 98363-7919 e meu nome você já sabe é Alessandro Turci.