Blog Diferente Para Ser Diferente

Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Ter uma decoração prática é essencial nos dias de hoje, não é mesmo? Afinal, uma rotina corrida demanda por uma vivência em um ambiente que facilite a vida de alguma maneira, unindo conforto e praticidade.

Lidar com todas as tarefas, como trabalhar, estudar, cuidar da casa, dos filhos, entre outros, pode ser desgastante se morarmos em um lugar que torna tudo isso mais difícil.

Não podemos abrir mão da limpeza e organização, uma vez que esses fatores são primordiais para termos qualidade de vida e bem-estar. Só que a decoração precisa colaborar, pois quanto menos você precisar limpar e colocar os objetos no lugar, melhor.

Só que, ao mesmo tempo, é necessário que tenhamos acesso a alguns itens que trazem mais praticidade aos nossos afazeres, e eles também podem fazer parte da decoração.

Quando se pensa em como vamos decorar nosso lar, devemos levar em conta a beleza e o conforto, assim como a funcionalidade da casa, porque de nada adianta ter uma casa linda se ela não atende às nossas necessidades.

Seu lar se enquadra nessa premissa? Se não, neste artigo, vamos explicar a importância da organização e da decoração, e dar algumas dicas para você unir essas duas vertentes. Confira!

Importância da organização aliada à decoração

Manter a casa organizada diariamente pode ser um desafio, principalmente quando não conhecemos as “manhas” para arrumar e decorar de um jeito prático, tudo ao mesmo tempo.

Só que isso é perfeitamente possível, de modo a atender às necessidades de todos os moradores. Mas, em primeiro lugar, você precisa entender a importância de cada um.

Uma casa limpa e organizada traz uma série de benefícios para toda a família, e isso vai desde a jardinagem e paisagismo até o banheiro.

Com ela, temos mais bem-estar físico e mental, além de colaborar para a manutenção da saúde. É durante a organização que jogamos fora o que não precisamos e trazemos mais praticidade para o dia a dia.

Uma casa organizada tem um visual muito melhor, isso é óbvio, visto que uma cama arrumada e com lençóis limpos, por exemplo, torna o ambiente mais relaxante e convidativo.

O contrário também tem seus efeitos, pois é desagradável viver num lugar com uma pia cheia de louça suja, roupas jogadas no canto do banheiro etc.

Outro benefício da organização é o fato de que o lar bem arrumado deixa os moradores mais dispostos e criativos. Uma boa dica para manter tudo no lugar, é reservar alguns minutos do dia para fazer isso:15 minutos pode ser o suficiente.

Se a cozinha está limpa e arrumada, você tem mais ânimo e criatividade para preparar uma refeição gostosa para você e a família.

Além disso, ambientes bem cuidados otimizam o seu tempo e tornam a rotina mais prática. Imagine, por exemplo, você ficar procurando um objeto por horas, simplesmente porque está tudo fora do lugar.

Cuidar da segurança de todos por meio de uma tela de proteção é muito importante, mas a organização ajuda você a ter em mãos o que precisa em um momento de emergência, como um remédio ou itens para fazer um curativo.

Além desses benefícios, manter o seu lar arrumado ajuda em outros aspectos, tais como:

  • Renova o estado de espírito;

  • Ajuda a praticar o desapego;

  • Melhora a saúde física;

  • Reduz a ansiedade;

  • Baixa os níveis de estresse;

  • Integra os moradores;

  • Mantém o equilíbrio.

Agora que você já conhece a importância da organização da sua casa, vamos falar um pouco sobre a importância da decoração.

Decorar a casa não é apenas ter móveis bonitos e enfeites que você gosta, como um espelho decorativo para sala de jantar.

Essa prática tem o intuito de transformar uma casa ou apartamento em um lar, uma moradia onde você vive a sua vida sozinho ou com outras pessoas, ou seja, onde você exerce o seu eu.

A decoração também tem o intuito de trazer mais conforto, privacidade e praticidade, além de gerar sensações positivas.

Para se ter uma ideia, cada item da sua decoração transmite uma sensação, e isso é ainda mais explícito quando observamos as cores usadas nas paredes, nos móveis e em outros elementos.

Também é por meio dela que você mostra sua personalidade e ainda valoriza boas memórias de sua vida. Por isso, é importante contar com porta-retratos, pinturas, itens que você comprou em viagens, etc.

Por fim, uma boa decoração tem a intenção de tornar o seu dia a dia muito mais prático. Isso é ainda mais importante para quem trabalha em casa ou precisa de um ambiente funcional para os estudos.

Mesmo para as donas de casa, é imprescindível que os ambientes sejam bem decorados para facilitar os afazeres domésticos.

É muito mais fácil, por exemplo, limpar e organizar uma casa que tenha em sua estrutura moveis planejados quarto casal, que valorizam mais os espaços. 

Por falar em mobília e afins, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas para unir organização e decoração. Acompanhe!

Dicas para unir decoração e organização

Agora que você já entendeu a importância da decoração e da organização para o seu lar e o seu dia a dia, neste tópico, trazemos algumas dicas para unir estes dois fatores. São elas:

1. Facilitar a circulação

A função dos móveis e objetos de decoração é ajudar e não atrapalhar. Por isso, separe-os de maneira que permitam passagem livre em cada cômodo.

O ideal é que o espaço de passagem tenha, no mínimo, 60 cm de largura. Essa distância é importante para facilitar o dia a dia e evitar o estresse.

2.Investir em móveis multifuncionais

Os móveis modernos podem assumir mais de uma função, o que ajuda a economizar espaço e a tornar o dia a dia muito mais prático.

Por exemplo, você pode deixar um pendente de luz em cima de uma estante, que também poderá ser usada como escrivaninha.

Outra dica é ter um sofá-cama, item que já está no mercado há um tempo, mas que continua fazendo sucesso. Ele é ideal para imóveis menores, mas também para ambientes como escritórios e salas.

3. Utilizar cestos organizadores

Os cestos organizadores são objetos versáteis e usados de maneiras diferentes pelas pessoas. Na cozinha, por exemplo, os de tamanho menor podem ser usados como porta-talher, porta-guardanapos e também para guardar temperos e condimentos.

Eles também são muito úteis nos quartos das crianças, pois ajudam a organizar os brinquedos. O bom é que você pode encontrá-los em vários tamanhos e cores, o que os torna mais funcionais e, de quebra, alegram a decoração.

Se você tem uma sala planejada moderna e quer modernizá-la ainda mais, pode usar cestos organizadores pequenos para organizar os controles da TV, equipamentos de TV a cabo e controles do videogame.

4. Ter os objetos sempre à mão

Deixe por perto os objetos que costuma usar frequentemente. Por exemplo, se você tem o hábito de bordar, deixe os novelos expostos no ambiente como parte da decoração.

Use itens como mesinhas, bandejas e vasos para facilitar suas atividades do dia a dia. Por exemplo, se você não tem um escritório adequado para trabalhar, que tal apoiar o notebook na mesa de centro da sala e usar uma almofada para se sentar?

Em uma bandeja, no banheiro, você pode organizar itens como sabonete para lavar as mãos, creme dental, escovas de dente e cremes. É uma maneira de evitar que os objetos fiquem espalhados na pia.

5. Tecidos de fácil limpeza

Existem alguns tecidos que são mais resistentes como a lona e a sarja peletizada. Outra dica é impermeabilizar estofados em geral para evitar que líquidos penetrem nos móveis.

A impermeabilização também facilita a remoção de manchas e sujeiras, mantendo a beleza da sua mobília por mais tempo.

6. Personalizar os ambientes

É importante colocar um pouco da identidade de cada morador nos ambientes da casa, por exemplo, usando um papel de parede para escritório que combine com as atividades de quem trabalha lá.

Você não precisa se prender a um estilo e deixar de fora os gostos de cada um. Inclusive, é possível personalizar o tipo de decoração que você escolheu.

Conclusão

Nossa casa é onde queremos estar com as pessoas que são importantes para nós, não é mesmo? Se ela for bem decorada e organizada, os momentos serão ainda mais agradáveis e felizes.

O mercado oferece diferentes possibilidades para que você possa ter um lar completo e prático, por meio de móveis, material de pintura, itens de decoração e diversos outros itens que são úteis e correspondem às suas expectativas.

Com as dicas abordadas neste artigo, temos a certeza de que você vai ter um lar bonito, bem organizado e muito mais funcional para você e sua família.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!