Blog Diferente Para Ser Diferente

Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Para conquistar uma melhor qualidade de vida, implementar uma dieta no seu dia a dia pode ser um passo fundamental.

Muitas vezes, as pessoas deixam de lado o início de uma reeducação alimentar por estarem ocupadas, ou até mesmo esquecem de seguir a dieta passada por um profissional, o que pode acabar se tornando um problema no futuro.

Há ainda quem pense que é mais fácil, ou mais rápido, simplesmente pegar alguma comida que sai de sua rotina quando está sem tempo para preparar sua refeição, o que é normal e pode acontecer com qualquer um.

Hoje em dia, com a facilidade de poder contratar um médico ao domicílio, é importante criar um acompanhamento para se reeducar e viver de forma mais saudável.

Mudar de vida através da alimentação é um dos meios mais interessantes e funcionais de conquistar mais saúde e qualidade de vida. Isso porque existem diversos benefícios na adoção desse hábito.

O foco de sua dieta deve ser ingerir alimentos que tornem sua comida saborosa, simples e mais nutritiva. 

O grande problema disso é que, em alguns casos, há um bloqueio em um destes elementos, o que acaba fazendo com que não sigamos essa alimentação correta.

Além disso, é possível realizar a dieta junto de procedimentos estéticos como o tratamento com enzimas para gordura localizada, para alcançar resultados muito positivos em relação à sua saúde.

Para alterar este tipo de pensamento e começar a se adaptar a uma dieta mais regrada, é necessário pensar em variedades. Por esse motivo, experimente colocar em suas refeições semanais:

  • Peixes e aves;

  • Legumes em abundância;

  • 2 a 3 frutas diariamente;

  • Sementes e grãos.

Desta forma, você consegue criar variações de pratos, mantendo um ritmo saudável e de alimentação balanceada, rica em nutrientes essenciais para seu organismo. 

Isso acarreta em uma série de benefícios para sua saúde, incluindo a longevidade. Afinal, é comprovado que em países que seguem dietas fartas destes alimentos costumam apresentar uma taxa de vida muito maior.

Uma alimentação saudável também pode elevar seu grau de felicidade. Quanto mais você investir em gorduras saturadas, açúcares e alimentos processados, embora tenha uma sensação temporária de alegria, acaba aumentando as chances de depressão.

Uma drenagem linfática barriga pode ser de grande ajuda para diminuir a gordura localizada, mas você precisa se alimentar bem para que as mudanças façam o efeito desejado em seu corpo.

Já alimentos saudáveis costumam auxiliar na produção de hormônios que são realmente necessários para nosso corpo, além de produzir bactérias em nosso intestino, que não só têm um desempenho importante em nossa saúde física, mas auxiliam na saúde mental.

Uma boa dieta também pode reduzir o risco de diversas doenças, como a pressão alta, osteoporose e até mesmo alguns tipos de câncer. 

Seu corpo necessita de um tratamento adequado através de uma boa alimentação, e essa mudança requer tempo e comprometimento.

Com uma boa reeducação alimentar, você consegue iniciar uma dieta fácil para emagrecer se esse for seu desejo ou necessidade, simplesmente melhorando seus hábitos.

Afinal, uma  dieta não serve apenas para perder peso. A alimentação deve ser estruturada pensando em sua individualidade.

Isso porque cada pessoa possui um metabolismo e organismo diferente, e existem diversos detalhes que podem fazer a diferença na construção de uma dieta saudável.

É importante frisar que a melhor forma de encontrar uma boa dieta é visitando um profissional. Um nutricionista ou endocrinologista são os especialistas mais recomendados, que irão fornecer a dieta mais adequada para você.

Portanto, para implantar uma dieta no seu cotidiano, é preciso se atentar a alguns fatos importantes, que podem ser fundamentais para a estruturação de sua nova rotina alimentar.

Compreendendo suas necessidades

Cada pessoa tem suas próprias necessidades e restrições no que diz respeito à alimentação. Por isso, dietas prontas e que oferecem soluções milagrosas devem ser evitadas. 

Afinal, você pode possuir intolerância a algum alimento, ou ainda alguma outra prioridade alimentar. Alguns alimentos, ainda, podem causar reações alérgicas, o que pode acabar prejudicando um tratamento de limpeza profunda de pele com muito acne, por exemplo.

Por isso, é muito importante compreender todas as suas necessidades antes de iniciar uma nova dieta. Preste atenção no que você precisa para se alimentar bem no seu dia a dia.

A quantidade de atividades que você faz, principalmente as que demandam esforço físico, devem entrar nesse tipo de cálculo.

Isso porque a alimentação é a energia que você precisa para viver. Então, quanto mais atividades realizar, maior será a quantidade de energia e nutrientes a serem ingeridos para suprir sua necessidade. 

Essa é, inclusive, uma etapa fundamental para conseguir um melhor resultado com uma dieta.

Aprendendo a se reeducar

A correria do dia a dia pode deixar as pessoas com os horários desregulados. Entretanto, uma parte essencial da reeducação alimentar é aprender como e quando comer.

Para conseguir uma boa organização de sua dieta, é fundamental dividir sua alimentação corretamente.

Normalmente, as refeições se dividem ao longo do dia, com diversas pausas. Nem todas as etapas precisam ser seguidas à risca, mas é ideal que você mantenha o máximo possível de controle sobre os horários.

Até mesmo contar com o auxílio de profissionais em uma clínica geral particular pode ser um excelente meio de se reeducar.

Outro ponto importante é saber dosar as quantidades de comida. Se você ficar muito tempo sem se alimentar, acabará exagerando na refeição seguinte, o que é prejudicial para a reeducação.

Caso você pretenda fazer uma dieta com o auxílio de um profissional da área, é importante que siga à risca o planejamento definido.

Trocar a ordem das refeições pode não trazer os resultados esperados, por isso, é preferível deixar passar uma das refeições do que refazê-la em outro horário.

A importância dos macronutrientes

Muitas pessoas criam dietas de emagrecimento baseadas na retirada de alimentos. Entretanto, qualquer exclusão em sua dieta pode ser danosa, se não for realizada uma série de testes para identificar que você de fato não precisa desse tipo de alimento.

Um dos principais macronutrientes negligenciados dessa forma é o carboidrato. Existem diversos alimentos com carboidrato, alguns de fato prejudiciais, mas outros, como a batata doce, a aveia e outros, são muito mais saudáveis do que se imagina.

Em sua base, uma dieta deve possuir carboidratos, proteínas e lipídios. A quantidade de cada um depende exclusivamente de sua avaliação pessoal, que identificará quais são os principais nutrientes que você precisa ingerir.

É importante lembrar no caso dos macronutrientes que o principal elemento a ser levado em conta é a qualidade. Portanto, ao escolher uma proteína, certifique-se de que ela possui um alto valor biológico para fazer a diferença em sua dieta.

Já os lipídios precisam ser gorduras boas, como é o caso do azeite e da maioria das oleaginosas. 

Ao ter controle sobre seus macronutrientes, você consegue estabelecer uma dieta que auxilia e mantém saudável seu organismo, estando apto para fazer botox natural para o rosto.

E os micronutrientes?

Estes elementos têm uma importância grande em qualquer dieta, mas em sua maioria, são deixados de lado em detrimento dos principais nutrientes necessários. Tratam-se de frutas, verduras e legumes, que podem aprimorar diversas características do seu dia a dia.

Isso porque estes micronutrientes costumam ser ricos em vitaminas e minerais, se tornando responsáveis por diversas ações do corpo humano e melhorando consideravelmente sua qualidade de vida.

Além disso, são muito importantes para o anabolismo, logo, se você tiver o objetivo de ganhar massa muscular, deve se preocupar em criar pratos com riqueza em micronutrientes.

Usando suplementos

Se você tem o objetivo de aumentar sua massa muscular, a utilização de suplementos pode ser parte fundamental da alimentação. 

É preciso escolher com cuidado, e nunca depois de a dieta estar pronta, afinal, todos os elementos necessários para a alimentação devem conversar entre si.

Muitas vezes, um tratamento para flacidez na barriga pode ser resolvido com o ganho de massa muscular, que ajuda a modelar o corpo.

Os suplementos, normalmente, funcionam para substituir alguma necessidade que não pode ser suprida através do consumo de algum alimento, como é o caso de restrições de alimentos sólidos, entre outros.

Neste caso, é importante identificar quais são as necessidades de cada pessoa em particular.

Caso você precise de altas doses de caloria por dia, por exemplo, pode recorrer a um suplemento que costuma ser chamado hipercalórico. Assim, você atinge os resultados esperados sem precisar sair da sua dieta.

Bônus: não se esqueça de manter-se hidratado

Muitas pessoas consideram a hidratação algo a parte do planejamento da dieta, mas ela deve fazer parte da estrutura de alimentação. Isso porque a hidratação é responsável por uma série de benefícios que podem ser relacionados com a alimentação, como:

  • Melhor distribuição de nutrientes;

  • Eliminação de toxinas;

  • Controle de temperatura corporal;

  • Melhora do fluxo sanguíneo.

Portanto, é importante definir uma rotina de hidratação. Nem sempre ela será feita exclusivamente com água. 

Consulte seu especialista e verifique se é possível adicionar outras bebidas na dieta, como isotônicos, água de côco e outros, contanto que você ingira, no mínimo, dois litros de líquidos por dia.

Iniciar uma dieta de reeducação alimentar é uma mudança importante para uma vida mais saudável, mas é preciso tomar cuidado para fazer tudo do jeito certo. Por isso, sempre que tiver qualquer tipo de dúvida, não hesite em procurar ajuda profissional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!