Blog Diferente Para Ser Diferente

Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Quando falamos de acessórios para casa, não nos referimos apenas aos itens de decoração, mas também aos componentes essenciais, ou seja, aqueles que facilitam o nosso dia a dia.

As atividades domésticas se tornaram muito mais práticas com a chegada de alguns utensílios indispensáveis. Então, não contar com a ajuda deles, significa viver no passado e se sobrecarregar com os cuidados da casa, mesmo nos afazeres mais simples.

Além de auxiliar nessas tarefas, os acessórios para o lar também dão um toque final à decoração, mas é preciso saber quais deles você necessita, principalmente para não sobrecarregar os ambientes e causar um efeito contrário.

O objetivo é facilitar o dia a dia e deixar a sua casa mais confortável, por isso, é preciso pensar com cuidado em como vai usar cada cômodo, com que frequência, de que maneira vão te servir e o seu tempo para cuidar deles.

As decisões são tomadas na hora da compra, mas isso nem sempre é bom, pois você não teve tempo para pensar com cuidado sobre cada item.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a utilidade dos acessórios domésticos para o lar, dar algumas dicas indispensáveis para cada cômodo, bem como explicar de que maneira montar uma lista de compras do jeito certo. Confira!

Utilidade dos acessórios para o lar

Imagine se vivêssemos em um mundo onde não existissem móveis, utensílios de cozinha e outros itens imprescindíveis ao nosso dia a dia?

Nem a idade da pedra se compara a isso, pois desde a pré-história o ser humano cria seus artefatos. Sem eles, no mínimo, nossa vida seria uma bagunça e o ser humano não teria evoluído tanto.

Assim como a construção civil e a reformas de casas evoluíram, tudo o que usamos no dia a dia se modernizou e hoje atende às necessidades de uma sociedade moderna com um dia a dia corrido.

Seria insustentável, por exemplo, ter que dormir no chão todos os dias se não existissem as camas. Ou então, como ficaria a organização de uma casa sem os armários e guarda-roupas?

Levaríamos um bom tempo para encontrar qualquer coisa no meio de tanta bagunça. Além da organização, a higiene seria prejudicada.

Ou ainda, como você faria se não pudesse usar uma esponja para lavar a louça? Como armazenaria seus alimentos se não existisse a geladeira?

Se não houvesse fogão, teríamos de usar uma fogueira para cozinhar. Algo nada prático, concorda? Resumindo, o ser humano não consegue simplesmente entrar num espaço vazio e morar nele.

Tudo o que compõe a nossa casa, como espelho decorativo sala de jantar, camas nos quartos, armários na cozinha, entre outros itens, tem uma função, seja para uso diário ou para compor a decoração.

Mais do que tornar o nosso dia a dia mais prático e viável, os acessórios domésticos permitem que as pessoas vivam de maneira mais confortável, sendo que, obviamente, o conforto é essencial.

Sem organização, higiene e conforto, nossa saúde física e mental sofre graves consequências. Por isso, na hora de comprar seus utensílios para o lar, você precisa avaliar suas necessidades e a sua rotina.

Uma pessoa que trabalha em casa, por exemplo, não pode abrir mão de móveis e equipamentos que facilitem o seu trabalho.

Mesmo que ela tenha todas as ferramentas, precisa do apoio de alguns itens para garantir sua produtividade e a qualidade do que faz.

Tudo o que está relacionado à composição dos cômodos, como sala de TV planejada ou, até mesmo, as opções mais simples são voltadas para as necessidades básicas do dia a dia das pessoas.

Sendo assim, os acessórios para o lar são indispensáveis, e escolhê-los é uma responsabilidade e tanto. Para te ajudar, no próximo tópico, vamos mostrar quais são os mais importantes para cada cômodo. Acompanhe!

Dicas de acessórios indispensáveis

Quem está mobiliando o lar pela primeira vez pode se sentir confuso e até mesmo se esquecer de itens importantes. Então, para te ajudar, vamos mostrar elementos indispensáveis para cada cômodo.

Confira os tópicos a seguir!

Quarto

No que diz respeito aos móveis, existem alguns componentes que são indispensáveis, como:

  • Cômoda;

  • Travesseiros;

  • Criado-mudo;

  • Cama e colchão;

  • Guarda-roupa;

  • Espelho.

Esses são os itens que vão garantir o mínimo de conforto necessário, os supérfluos como luminárias, cortina, tapete ou almofada você pode comprar aos poucos.

Banheiro

No banheiro, a decoração também é importante, sendo que você não pode abrir mão de um armário e um gabinete para pia, além de porta-toalhas, porta-papel higiênico e suporte para sabonete e shampoo.

Os outros elementos, como privada e box, normalmente, já acompanham as casas, mas é possível pensar na lixeira do banheiro, bem como em um suporte para colocar os itens utilizados durante o banho.

Sala

A sala é onde você vai receber suas visitas e também onde vai ter alguns momentos de lazer. Por isso, é essencial contar com sofá, televisão, carpete em rolo e uma estante diferente e que combine com o ambiente.

Outros itens como poltrona, mesa de centro, painel para a TV e tapete são acessórios que você pode comprar aos poucos, até porque não vão fazer falta de imediato.

Sala de jantar

Na sala de jantar é essencial, pelo menos, contar com uma mesa com a quantidade de lugares suficiente para a sua família.

Depois você pode pensar em outros elementos, como aparador, vasos, quadros, cortina, tapete, etc. O importante é priorizar o essencial.

Lavanderia

Para que seu dia a dia seja mais prático e sem estresse, a lavanderia deve estar bem equipada com máquina de lavar, armário, vassoura, rodo, balde, varal, cesto de roupas e tábua de passar.

Pode parecer muito, mas se você parar para pensar, diariamente vai precisar de tudo o que está na sua lavanderia, então, não pode deixar nada para trás, exceto uma secadora, por exemplo.

Cozinha

Este é o ambiente mais complexo de qualquer casa e precisa de todo o suporte de acessórios, por exemplo, um pendente de luz para garantir uma boa iluminação.

Além disso, outros elementos essenciais são fogão, geladeira, escorredor de pratos, liquidificador, micro-ondas, armários, jogo de panela, talheres, pratos e copos.

Futuramente, se você quiser ou precisar de uma cozinha mais completa, pode adquirir itens como máquina de lavar louça, depurador, mixer, forno elétrico, entre outros.

Dicas para montar a lista de compras

A seguir, vamos dar algumas dicas para você montar uma lista que auxilie em suas compras, ordenando por prioridade e maior uso. Assim, você evita gastos desnecessários e não deixa o que é importante de lado. São elas:

1.    Organizar os itens por cômodos

O primeiro passo é organizar os itens essenciais por cômodo. Em uma folha, organize cada ambiente por tópicos e inclua os acessórios mais importantes, conforme você se lembrar.

Por exemplo, se no banheiro você precisar de suporte para papel higiênico, inclua este item no tópico “banheiro” para não se esquecer dele quando visitar uma loja de material de construção.

2.    Organizar as prioridades

Agora que você já sabe tudo o que precisa comprar, organize as prioridades de compra. Ou seja, de todos os itens que você listou, quais são mais importantes de imediato?

Coloque números na frente daqueles que você escreveu na lista para facilitar sua identificação. Por exemplo, no tópico quarto, a cama com certeza é a sua prioridade, então, coloque o número 1 na frente do item.

Se você precisa de um espaço de trabalho, analise os itens que contêm neste tópico e numere-os. Por exemplo, “1 mesa grande para escritório”.

3.    Organizar itens de maior uso

Agora que você já listou os acessórios prioritários, está na hora de decidir aqueles que você vai usar frequentemente. Continue numerando-os, usando o número 2, por exemplo.

Então, vamos supor que na cozinha você vá usar os talheres frequentemente, assim como os copos e pratos. Insira o número dois na frente de cada um deles, para não se perder na hora da compra.

4.    Itens para comprar depois

Agora você já sabe quais são os acessórios mais importantes para o seu dia a dia, como cama, colchão, fogão, geladeira, entre outros, e sabe também aqueles que vai usar frequentemente, como panelas, lençóis, etc.

No entanto, existem outros itens que vão garantir mais conforto e comodidade para o seu dia a dia, por exemplo uma persiana sala, mas que você pode comprar aos poucos.

Liste todos eles em uma lista diferente, para você não se perder. Se quiser, também pode priorizar alguns, como cortinas ou persianas, tapetes, etc.

Deixe para o final aqueles que não são tão urgentes e que não vão influenciar na sua rotina, como quadros, vasos, porta-retratos e outros objetos decorativos.

Conclusão

Mobilizar a casa pode ficar muito mais fácil se você souber se organizar. Muitos acessórios são indispensáveis, sendo que estes são sua prioridade no momento.

Com as dicas que demos aqui, você elabora uma lista simples e prática para auxiliar as suas compras e garantir que o seu lar tenha tudo o que você e sua família precisam. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem


Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!