Blog Diferente Para Ser Diferente

Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Os benefícios dos exercícios físicos são inúmeros, principalmente quando levamos em conta nossa saúde. Inclusive, a prática de atividades físicas é fundamental para melhorar a qualidade de vida, evitar doenças e até mesmo aumentar a disposição para a realização de atividades do dia a dia.

Por exemplo, utilizar um aparelho academia é uma atividade complexa, mas uma vez que você aprender suas funcionalidades, poderá aproveitar o equipamento para conseguir ótimos resultados para sua saúde.

Além disso, os benefícios que as atividades geram para nosso corpo e para nossa mente são muitos, e por esse motivo a maioria dos profissionais da saúde recomendam a prática regular de atividades deste tipo.

Não há um limite de idade para praticar essas atividades. Desde jovens de qualquer faixa etária até pessoas da terceira idade, os estímulos corporais ativados com a prática de exercícios são fundamentais.

Além de ajudar a controlar o peso e o equilíbrio em seu organismo, as atividades físicas ainda auxiliam a diminuir medicamentos diários e, até mesmo, a retardar os efeitos de doenças crônicas, como o Alzheimer.

Até mesmo as questões estéticas, como o tratamento celulite grau 3, podem ser beneficiadas com uma prática constante de atividades físicas.

A mudança em um estilo de vida sedentário para uma prática mais saudável tem um grande impacto mental e emocional, também, uma vez que os exercícios são responsáveis pela produção de serotonina e dopamina, podendo até mesmo substituir remédios controlados para a produção destas substâncias.

Dentre os inúmeros benefícios para sua saúde, podemos destacar:

  • Redução de risco de doenças cardiovasculares;

  • Controle de pressão arterial;

  • Ameniza o risco de diabetes;

  • Diminui as chances de desenvolver diversos tipos de câncer.

Embora a maioria dos efeitos de exercícios esteja diretamente relacionado à prática constante e regrada, existem algumas vantagens que podem ser identificadas logo nos primeiros dias de atividades físicas.

Uma pessoa em tratamento flacidez barriga, por exemplo, precisa controlar o peso, e o melhor meio de resolver esse tipo de problema é com exercícios.

Benefícios de curto prazo com exercícios

Existem diversas formas de começar a se exercitar, desde a tradicional academia até atividades aeróbicas como caminhadas ou pedalar em uma bicicleta. Não importa qual seja sua atividade escolhida, o importante é iniciar.

Resultados imediatos

Dessa forma, você começará a sentir os benefícios imediatamente. Depois, ao manter o ritmo de atividades, irá começar a sentir os benefícios de curto, médio e longo prazo, aproveitando as diversas vantagens de realizar exercícios regularmente.

Logo após a finalização de uma atividade física, seu corpo já começa a demonstrar os sinais de melhoria. Isso porque ele está em processo de transformação, por conta dos hormônios afetados na atividade.

A produção de endorfinas, testosterona, adrenalina e cortisol acabam colocando o corpo em um estado de relaxamento, que pode durar um longo período dependendo da intensidade do exercício.

Além disso, a melhoria de humor e a redução de ansiedade também são efeitos de caráter quase imediato. Por isso, é importante se manter sempre focado em não desistir de iniciar sua atividade.

Alguns minutos depois de encerrar a atividade, você poderá notar também uma maior rapidez de raciocínio, além de uma sensação geral de bem-estar.

Esse tipo de sensação acaba aumentando com o tempo, uma vez que o corpo começa a se acostumar com o recebimento destes hormônios. Quanto mais você se exercitar, maior será esse sentimento.

Além disso, você pode perceber melhorias em seu organismo. Por exemplo, quando você realiza uma limpeza profunda de pele com muito acne, depois de um tempo já percebe ótimos resultados. O efeito é o mesmo com os exercícios físicos.

Quando você pratica exercícios regularmente, seus músculos começam a queimar uma quantidade maior de açúcar, o que significa que seu pâncreas produz menos insulina para manter os níveis de glicemia estáveis.

Esse tipo de atividade é fundamental para reduzir os riscos de desenvolver algum tipo de diabetes. Além disso, quando você termina a atividade e repousa, seu corpo compreende esse descanso como uma forma de relaxamento.

Isso significa que sua pressão arterial reduzirá, permitindo que todo o seu corpo passe a funcionar de forma mais ordenada, reduzindo as chances de problemas sérios como AVCs e infartos.

Quando você faz exercícios, há um aumento de sangue para o cérebro, que acaba ampliando sua capacidade de concentração, bem como permite um foco maior para outras atividades posteriores.

Alguns exercícios podem auxiliar, inclusive, em tratamentos estéticos, indo desde uma harmonização facial em homens até uma ação mais delicada na área do abdômen. 

Ademais, a endorfina, hormônio responsável pelo bom humor, é liberada através da prática de atividades físicas. Então, logo após o exercício, é comum que você sinta uma redução no nível de estresse e uma suavidade em pensamentos negativos.

Ainda nas primeiras horas após a prática, seu corpo começa a queimar a gordura estocada, tornando as atividades físicas fundamentais para perda e controle de peso, o que ajuda em problemas como obesidade e sobrepeso.

Além disso, o funcionamento do coração acaba melhorando por conta do aumento de performance do sistema vascular e do crescimento da produção e queima de oxigênio. Todas essas variações de metabolismo acabam melhorando todo seu organismo.

Curto prazo

A frequência da prática é um importante passo para a melhoria do organismo. Conforme você vai evoluindo na atividade, seu condicionamento físico vai apresentando melhoras e o exercício se torna mais eficaz.

Aliado a uma dieta simples para emagrecer, os resultados de praticar atividades físicas pode ser muito impactante.

Logo nos primeiros meses, é possível sentir uma série de melhorias, como o seu condicionamento físico. Isso porque não só você conseguirá aprimorar suas habilidades durante a atividade física, mas também em tarefas do dia a dia.

Caminhadas, subir e descer escadas e outras atividades que antes eram mais complicadas começam a se tornar mais fáceis de resolver, uma vez que seu corpo já está acostumado a realizar atividades de esforço físico.

Além disso, sua temperatura corporal começa a ficar mais controlada, evitando que as alterações acabem afetando diversos elementos de seu organismo como:

  • Metabolismo;

  • Frequência respiratória;

  • Digestão;

  • Frequência cardíaca.

Quanto mais você tiver as substâncias criadas pela prática de atividade física, melhor será seu dia a dia, o que permite que você consiga ter mais tranquilidade e até mesmo um sono mais tranquilo, com uma chance maior de reparação.

Então, a mudança começa a se tornar mais substancial, chegando a transformar seu DNA em expressões relacionadas à força física e ao seu metabolismo.

Responsabilidade na hora da atividade física

Os benefícios de realizar atividades físicas são muitos, desde os imediatos até resultados de longo prazo. Em alguns casos, é possível buscar uma melhora no rendimento, então contar com um médico ao domicílio pode ser uma ótima solução.

Entretanto, é importante se atentar a alguns cuidados especiais para fazer os exercícios com responsabilidade, bem como para evitar qualquer problema no futuro.

O primeiro passo para exercer atividades com responsabilidade e segurança é se manter bem hidratado e bem alimentado. A alimentação saudável é fundamental para dar energia durante toda a atividade.

O exercício em jejum pode gerar uma série de problemas, como tonturas ou até mesmo desmaios. Quanto à hidratação, a melhor opção é a água natural. Evite bebidas com açúcar ou isotônicos, uma vez que podem atrapalhar seu desenvolvimento.

Além disso, como você realizará diversos movimentos para cada exercício, o ideal é se vestir de forma confortável. Isso permitirá que você tenha mais liberdade para realizar as atividades corretamente.

Caso opte por algum tipo de exercício que requer equipamentos de segurança especiais, como capacetes, cotoveleiras e joelheiras, não esqueça de colocá-los.

Em caso de caminhadas ou corrida, opte por um tênis confortável e não esqueça de usar uma meia para fixar o pé e evitar torções.

Alongamentos são fundamentais para a prática de exercícios. É através do alongamento que você prepara o corpo para as atividades, evitando lesões e cãibras, além de melhorar a performance durante o período da prática.

Caso você decida realizar atividades mais complexas e intensas, é ideal que busque ajuda profissional.

Existem diversos instrutores de academia e de atividades esportivas específicas, e contar com o apoio de um profissional é muito mais seguro do que realizar uma atividade por conta própria.

Além disso, antes de iniciar as atividades, é ideal procurar um médico e fazer um checkup geral, além de qualquer exame clínico obrigatório para a prática. Esse tipo de orientação é fundamental para realizar as atividades com segurança e evitando riscos de lesões.

Considere visitar uma clínica geral particular para conversar sobre as atividades que você pretende exercer. Assim, saberá exatamente quais testes e exames serão necessários para garantir um melhor aproveitamento da atividade.

Considerações finais

Realizar atividades físicas é um elemento fundamental para ter uma vida saudável, e hoje em dia existem diversas alternativas para a prática. Os resultados começam a ser sentidos, praticamente, após a atividade.

Entretanto, é preciso cuidado e planejamento para conseguir realizar as tarefas com segurança, sem riscos à sua saúde e aproveitando melhor todas as vantagens que os exercícios podem oferecer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!