Um novo ano é sempre uma nova oportunidade de fazer mudanças no seu imóvel, trazendo modernidade e beleza para dentro e para fora do lar. Para atingir esse objetivo, nada como conhecer as principais tendências de reforma para 2021. 


Organizar os ambientes e fazer com que eles ganhem uma repaginada é o desejo de muitos proprietários, uma vez que esse tipo de ação pode ser responsável por melhorar o bem-estar dentro da casa. 


Afinal, quem não gosta de desfrutar de uma casa bonita e devidamente ornamentada, não é mesmo? Não à toa, fazer reformas de casas periodicamente pode dar um upgrade no imóvel, fazendo com que o seu valor de mercado seja sempre otimizado. 


Uma dúvida muito comum que pode surgir para quem está planejando esse tipo de renovação em casa é justamente qual seria o melhor momento para colocá-la em prática. A resposta para isso vai depender de uma série de motivos. 


Mas uma época que costuma ser bastante propícia para mudanças é, sem dúvida, o início de um novo ano. É neste período que as esperanças e energias são renovadas, sendo o momento em que se toma várias decisões importantes.


Cuidar da saúde, começar uma dieta, investir em qualificação profissional, ter um filho e trocar de carro são exemplos bem comuns dos objetivos pessoais que a maioria das pessoas pode fazer na virada de ano. 


Sendo assim, por que não aplicar a mesma lógica para reformar a casa e desfrutar de um ambiente mais bonito e aconchegante? Se você já estava pensando em renovar a sua casa, mas ainda não sabia quando fazer isso, este começo de ano pode ser o ideal.


Para ajudar você a se planejar para esse projeto, este artigo traz algumas das principais tendências de reforma para 2021, de maneira que você possa conhecê-las melhor e selecionar a que faça mais sentido para a sua casa. Siga na leitura para saber mais.  



Ano novo, casa nova

Todo novo ano traz a vontade de mudar. Mudar velhos hábitos, que muitas vezes eram prejudiciais, mudar a alimentação, mudar de segmento de trabalho, etc. Ao olhar para a nossa casa, renovar também é uma boa ideia. 


Quando pensamos em “ano novo, casa nova”, isso não significa comprar um novo imóvel ou mudar de cidade. Muito pelo contrário. É por meio de ações aplicadas no seu lar que é possível desfrutar de um ambiente totalmente renovado. 


Em 2020, a maioria das pessoas ficou em casa, devido às restrições do isolamento social trazidas pela pandemia. Certamente, esse período despertou o desejo de mudar vários pontos da casa. 


Afinal, nesse período, quem não adoraria ter um paisagismo fachada no lar, para passar mais tempo em contato com a natureza, desfrutando de momentos de lazer mesmo sem poder sair de casa?


Mas essa possibilidade pode ser idealizada e planejada agora mesmo. Isso porque as melhorias em um imóvel são sempre bem-vindas. 


Ao pensar no que poderia ser reformado dentro de casa, algumas ideias comuns são:


  • A troca de um piso mais antigo;

  • A ampliação de um cômodo;

  • A pintura das paredes;

  • A colocação de revestimentos;

  • A construção de um espaço natural;

  • Entre muitos outros.


De fato, as alternativas são várias, e saber como trabalhá-las de maneira gradual é essencial para começar um projeto de reforma o quanto antes. 


Assim, tão importante quanto idealizar uma sala de TV planejada moderna é garantir que o cômodo seja estruturado da melhor forma possível para receber móveis bonitos e equipamentos de última geração, que vão deixar o lar ainda mais confortável e interessante. 

Esteja preparado para uma reforma

Certamente, a ideia de planejar uma reforma e de renovar a sua casa trouxe uma série de vontades e inspirações. 


No entanto, como não poderia deixar de ser, é fundamental se planejar e desenvolver um projeto que possa oferecer como resultado todos os pontos que você deseja modificar na sua casa, garantindo a satisfação com os novos ambientes. 


Para tanto, é necessário saber o que precisa ser feito antes de dar início às obras. Planejar-se financeiramente, ir até o estabelecimento de material de construção mais próximo, contratar profissionais qualificados e preparar a casa é indispensável. 


Mas um ponto que merece atenção nesse momento é o de saber o que será feito na sua casa para renová-la. E nada mais importante do que conhecer as tendências de reforma para 2021. Sendo assim, confira algumas delas a seguir. 

Reforma em 2021: as principais tendências

Quem decide reformar o seu imóvel precisa conhecer o que há de mais recente no mercado, para que consiga aplicar as principais novidades no seu lar e desfrutar de um ambiente moderno e interessante. 


Há algumas tendências que merecem destaque em 2021. Saber quais são elas vai te ajudar a combinar essas mudanças com a sua luminária led grande recém-adquirida.

1. Porcelanato 70x70 

Os pisos que eram colocados em residências e que possuíam tamanhos reduzidos ficaram para trás. Atualmente, são as peças de porcelanato com medidas maiores que estão conquistando a preferência dos proprietários. 


As grandes novidades do mercado são os porcelanatos com medida de 70 cm x 70 cm, que ajudam na criação de cômodos versáteis e com a sensação de amplitude garantida. 


Isso porque o tamanho das peças causa a sensação de maior espaço, e faz com que essa seja uma opção valiosa para ambientes menores. 

2. Tecnologia em revestimentos

A tecnologia também chegou nos mais diversos tipos de revestimentos. Atualmente, é possível encontrar modelos de porcelanato e de cerâmica que são polidos a partir da nanotecnologia. 


Nesse caso, eles apresentam assentamento de até dois milímetros, o que ajuda em uma aplicação e finalização mais homogêneas, ou seja, o enquadramento atinge as expectativas dos proprietários mais exigentes. 


Além disso, a tecnologia utilizada no polimento faz com que as peças fiquem mais protegidas, conferindo brilho para cada uma delas e um reflexo sem igual. 

3. Revestimento de fácil limpeza 

Quem adquire uma cortina para sala moderna certamente está em busca de um modelo que apresenta um tecido de qualidade e que seja simples de cuidar no dia a dia. 


Entre as tendências de 2021, aquelas que ganham mais destaque são, sem dúvida, as que proporcionam beleza ao mesmo tempo em que trazem praticidade para dentro de casa. 


Nesse cenário, uma das apostas para a reforma da sua casa são os revestimentos de fácil limpeza, sendo os principais materiais para isso a cerâmica e o porcelanato. 


Afinal, com a ajuda de produtos básicos de higienização é possível limpar a superfície de forma rápida e eficiente, ajudando na manutenção da casa na rotina de qualquer família. 

4. Espaço adequado para home-office

A pandemia trouxe várias mudanças para a vida das pessoas, e uma delas foi o trabalho remoto, realizado dentro de casa. Isso exigiu adaptações, como o uso de um armário pequeno para escritório para guardar vários tipos de materiais corporativos. 


Nesse sentido, uma das novidades mais marcantes para 2021 é a idealização de um espaço apropriado para o home-office, no qual seja possível ter maior concentração e conforto para a jornada diária. 


Isso pode ser feito com a construção de um novo cômodo, com a ampliação de um ambiente já existente na casa ou mesmo com uma pequena reforma de um espaço que estava sendo usado para guardar objetos sem uso. 


Para melhorar ainda mais o local de trabalho remoto, é importante investir em uma cadeira alta para escritório e uma mesa adequada, que vão garantir a produtividade durante o horário comercial. 

5. Arquitetura dos Sentidos e Design Biofílico

Por fim, outras tendências que merecem destaque no setor de reformas residenciais são a da Arquitetura dos Sentidos e a do Design Biofílico.


Esses dois conceitos são aplicados para potencializar o contato com a natureza. O primeiro tem o objetivo de trazer maior bem-estar por meio dos sentidos, ou seja, da visão, do olfato, do tato, do paladar e da audição. 


Para isso, usa-se elementos naturais, que despertam esses sentidos dos moradores. No Design Biofílico, são idealizados ambientes agradáveis, que possam ser capazes de melhorar a saúde e aumentar o contato com o meio ambiente. 


Assim, ele costuma misturar formatos comuns da arquitetura com a presença de plantas de várias espécies, criando um local natural dentro da própria residência, otimizando e valorizando o imóvel como um todo. 


Essas tendências de reforma doméstica mostram o quanto a praticidade, a beleza e o bem-estar devem ser características presentes em uma residência, trazendo elementos que melhoram o dia a dia e que deixam os ambientes muito mais agradáveis. 


Por isso, não deixe de considerar as dicas abordadas neste conteúdo e tenha a certeza de conquistar uma residência moderna e confortável com muito mais assertividade e facilidade. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee