Entenda como funciona um teste vocacional e a importância de realizá-lo para a escolha correta da sua carreira e da profissão a ser seguida.

Apesar dos jovens, pelo menos a maioria, terminarem o Ensino Médio com 17 ou 18 anos, ainda assim parece ser muito cedo para decidir qual caminho profissional gostariam de seguir pela vida adulta. Por isso, muitos recorrem a testes vocacionais para auxiliar nessa escolha.

Entretanto, os benefícios dessa ferramenta não terminam aí e são variados, principalmente para quem não tem ideia de qual área seguir. O objetivo de escolher qual a melhor carreira para seguir, normalmente está relacionado a principal dúvida entre aqueles que estão iniciando os estudos para exercer uma profissão: como alcançar independência financeira?

Para ajudar a encontrar essa resposta, realizar um teste vocacional pode ser uma boa saída. Pois, como dissemos, ele vai além de te ajudar a escolher uma profissão e fornece muitas outras informações, as quais, podem auxiliar a decidir a sua faculdade e qual área seguir.

Muitas pessoas não confiam nos resultados desse teste, justamente porque não entendem que a resposta não é tão simples de ser apresentada. Assim, dificilmente você descobrirá exatamente o seu cargo dos sonhos através do resultado de um teste vocacional.

Como funciona um teste vocacional

Certamente você já se deparou com diversos sites que oferecem testes vocacionais gratuitos que qualquer um pode fazer e receber o seu resultado na hora.

Apesar de ser positivo para o teste - e para aqueles que têm dúvidas quanto à carreira profissional futura - que eles tenham se popularizado, por outro lado se torna mais difícil oferecer resultados mais detalhados e que tenham verdadeira relevância para os estudantes.

Isso porque o mais indicado é realizar uma orientação vocacional junto a um profissional da área da psicologia, o qual, seja treinado para fazer a correta condução do teste e analisar os resultados junto do interessado.

Atualmente, existem diversas empresas especializadas em oferecer esse serviço, mas você também pode realizar junto a um psicólogo de confiança.

Etapas da orientação vocacional

A orientação vocacional é realizada conforme etapas pré-definidas e com objetivos determinados de acordo com os profissionais de psicologia.

Primeiro momento

O primeiro momento do teste vocacional é uma conversa com o psicólogo designado - seja da empresa contratada ou algum profissional indicado. Em seguida, você participa de dinâmicas, entrevistas e exercícios determinados e com direcionamento.

Levar todos esses passos com seriedade ajuda os profissionais a descobrir quais são os seus interesses e se eles são compatíveis com as suas aptidões.

Segundo momento

Em seguida, também é necessário determinar quais as expectativas de cada um. Além disso, detectar quais são as vontades das pessoas e que tipo de influência a família exerce, também são pontos importantes.

Após a coleta de todas essas informações, algumas possibilidades de carreira são apresentadas ao participante.

Terceiro momento

A partir desse momento, no qual, a pessoa entrevistada já tem conhecimento sobre as possíveis carreiras, é promovido um encontro com profissionais da área para que ela conheça o dia a dia da profissão.

Essa etapa, junto de mais informações sobre o mercado de trabalho, é imprescindível para alinhar as expectativas com a realidade e ajudar o participante da orientação a se preparar para o futuro.

Por fim, no final do processo, o profissional também tem a liberdade de apresentar algumas carreiras e profissões até então desconhecidas para quem faz o teste, de acordo com o seu perfil. 

Objetivos do teste vocacional

É importante ter em mente que o teste vocacional não irá dizer exatamente qual a melhor profissão para você seguir. Isso porque essa é uma decisão muito complexa, que envolve mais fatores do que imaginamos.

Entretanto, realizar uma orientação vocacional é interessante para ter uma melhor noção sobre qual a melhor área para você e conhecer novas profissões que podem ir além daquelas mais tradicionais, como médico, engenheiro e advogado.

Por incrível que pareça, muitas pessoas ficam perdidas pois não se encaixam nessas profissões mais populares e não conhecem outras possibilidades de boas carreiras que podem ser igualmente ou até mais rentáveis e seguras do que as citadas.

Assim, o objetivo principal desses testes é auxiliar qualquer pessoa que esteja perdida em relação à qual área de interesse é mais indicada para a sua personalidade.

Dessa forma, o teste vocacional ajuda os participantes a conhecerem a si mesmos ao mesmo tempo que indica algumas profissões que se encaixam no perfil determinado, de maneira totalmente consciente das expectativas, limitações e aptidões de cada um.

Resultados do teste vocacional

Também é importante destacar que o teste vocacional pode ser feito por qualquer pessoa, esteja ela em dúvida ou não sobre a sua carreira profissional.

Pois, ao realizar uma orientação desse tipo, você pode abrir o seu leque de opções profissionais e encontrar pontos que podem melhorar para avançar na sua carreira.

Dessa forma, é possível perceber que o objetivo do teste vocacional foge um pouco do imaginário comum das pessoas. Os resultados vão muito além do que apenas indicar uma profissão para seguir e podem te ajudar até mesmo a crescer na sua carreira já consolidada.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee