Blog Diferente Para Ser Diferente

Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Cuidar da saúde é uma tarefa que cada vez mais vem sendo buscada pelas pessoas, principalmente porque o cotidiano e a sociedade estão exigindo horas de trabalho maiores. Uma das maneiras de voltar a ter uma vida mais saudável começa por uma alimentação saudável e a prática de exercícios, um exemplo, são os imensos benefícios do pilates.


O processo de construir uma vida saudável não é fácil e requer determinação. Por isso é muito importante identificar uma atividade física que contemple o prazer e os benefícios e o pilates é uma modalidade que vem crescendo, assim como a adesão das pessoas ao convenio dentario, para estarem sempre em dia com sua saúde bucal.


No presente artigo falaremos sobre os benefícios do pilates, os seus exemplos e como pode impactar outros setores da vida, e garantindo uma melhor qualidade de vida e bem-estar.



As atividades físicas como aliada do bem-estar

Uma das grandes aliadas na busca por um corpo mais equilibrado e por uma vida mais saudável é a prática da atividade física. Inúmeros estudos apontam sua importância no cotidiano, e em nossa relação com a vida.


As atividades físicas são variadas e trazem benefícios que transcendem o mero aspecto físico, mas também ajudam no desenvolvimento de uma boa saúde mental por permitirem a produção de hormônios de prazer e de bem-estar.


Lembre-se, apesar das atividades físicas muito benéficas, seus efeitos são potencializados por uma boa alimentação e a consulta ao médico geral e ao dentista, suportado pelo convênio odontológico.


Algumas das vantagens da atividade física para as pessoas são:

  1. Ajuda a controlar os níveis de colesterol;
  2. Aliadas no tratamento da depressão e da ansiedade;
  3. Condiciona os músculos e o sistema cardiorrespiratório;
  4. Ajuda no controle de peso.

Aliados a uma alimentação saudável e uma ingestão equilibrada de água, é possível manter a saúde e garantir o bem-estar. São muitas as atividades que podem ser feitas para garantir esses benefícios e uma das que mais vêm chamando atenção é o Pilates.


Conheceremos abaixo sobre esse tipo de modalidade de exercício físico.

O que é o Pilates?

Antes de se chamar Pilates, essa modalidade era conhecida como “contrologia” e consiste em uma atividade física que objetiva o fortalecimento dos músculos, o controle dos músculos, garantindo um melhor tônus e trazendo maior flexibilidade para o corpo.


Muitos médicos consideram essa atividade um tipo de terapia e que, portanto, precisa ser individualizado.


De maneira geral, é uma técnica de força, e que traz benefícios variados como o ajuste da postura, melhoramento da musculatura do centro do corpo, conhecido como core.


Assim como um convenio dental que oferecem modalidades específicas de tratamento, o mesmo ocorre com o pilates. Abaixo falaremos sobre alguns benefícios do pilates e algumas de suas modalidades.

Benefícios do pilates

O pilates melhora a postura, principalmente por trabalharem os músculos do centro do corpo, de modo que as curvas da coluna sejam respeitadas, reduzindo as dores nas costas.


A prática das atividades de pilates ajudam na melhora da mobilidade das articulações do corpo, ajudando no cotidiano, com uma maior flexibilidade nos movimentos.


E outro benefício é o alívio das tensões e do estresse por ser um exercício feito com concentração. 

Tipos de pilates 

Podemos dividir o pilates em duas modalidades principais, o pilates de solo e o pilates de aparelhos. Ambos possuem os mesmos princípios, apenas mudando a forma como os exercícios são feitos.


No pilates com aparelhos, temos exercícios feitos em equipamentos desenvolvidos por Joseph Pilates (criador do Pilates), que usam molas, facilitando o movimento de pessoas com limitações físicas de movimento, ajudando os alunos alcançarem níveis mais altos.


O pilates de solo possui um grau de dificuldade mais alto, e é feito apenas com o peso do corpo. A grande vantagem é que pode ser praticada em qualquer lugar, e intercalando com o uso de aparelhos.


Abaixo falaremos sobre a relação da prática do pilates com a saúde bucal. 

A saúde bucal e o Pilates

A saúde bucal é essencial para manter uma vida saudável, e o pilates ajuda o corpo a lidar com as tensões mentais e se tornando um grande aliado para lidar com a prevenção de doenças bucais, principalmente a periodontite e as lesões dos dentes.


Mas é importante lembrar que contar com um plano odontologico ajuda a manter tratamentos e consultas em dia.


Assim, vimos que o pilates é uma atividade que traz muitos benefícios e ajuda na saúde bucal, garantindo então uma maior qualidade de vida. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!

 Atenção: Antes de sair nos ajude clicando aqui para nossa página inicial

Página Inicial do Blog

GeraLinks - Agregador de links