Elas merecem tanto ou até mais cuidado que as roupas comuns.

Depois de chegar do treino, seja ele na academia, ou ao ar livre, muito provavelmente você coloca suas roupas no cesto da lavanderia, deixando para lavar só depois. Ocorre que os cuidados com peças de treino devem ser redobrados, principalmente se você quer evitar odores indesejados e que elas durem por mais tempo.

Outro problema bem comum é ir até as gavetas de roupas de ginástica e descobrir que todas elas estão sujas. Chato não é mesmo? Então, para te ajudar a evitar esse tipo de situação, daremos dicas de como manter o cuidado delas sempre em dia.

Evite misturar roupas molhadas no cesto

É natural que a última coisa que você quer ao chegar em casa cansada depois da ginástica é se preocupar onde colocar as roupas, mas isso é um ponto essencial. Ao misturar peças já esperando para serem lavadas, com as úmidas de suor e outros possíveis líquidos (suco, vitamina, etc), você pode criar uma bomba de cheiro ruim em casa.

Além do cheiro desagradável, o excesso de umidade de mãos dadas com o calor pode ocasionar em mofo e manchas irreversíveis nas suas roupas.

Um jeito bem simples de evitar esse problema é tendo um cesto separado para suas peças de academia. Na verdade, nem precisa ser um cesto, pode ser um cantinho na sua lavanderia mesmo. O importante é criar uma rotina de limpeza das peças de ginástica quase diária.

Assim, você evita odores, mofo e manchas, e ainda consegue tê-las sempre disponíveis no armário ou gavetas.

Lave separadamente

Outro erro muito ignorado pelas pessoas: lavar roupas do dia a dia e de ginástica juntas. Economizar tempo nas tarefas de casa é algo imprescindível hoje em dia, mas cada peça exige um tipo de lavagem diferente.

Os tecidos de roupas de ginástica geralmente são mais leves, exatamente para serem mais confortáveis no corpo. E eles também são mais finos e secam mais rápido, isso por conta de serem sintéticos.

Por isso, eles também são mais sensíveis, e precisam ser lavados ou à mão, ou no ciclo delicado da sua lavadora. Se você não quer nem um, nem outro, invista em sacos de lavagem, que podem ser encontrados em diversos supermercados e lojas de conveniência.

Fique de olho na temperatura

Já parou para pensar que aquela roupa de ginástica que não te serve mais, não é porque você ganhou peso e sim porque ela encolheu? A temperatura da água na hora da lavagem é de extrema importância para manter as peças por mais tempo, principalmente quando são de tecidos mistos.

Um bom exemplo são as roupas com elastano, que está presente em boa parte do vestuário esportivo. Ele é super sensível a temperaturas altas, se desgastando facilmente. Na dúvida, sempre lave com água fria e sempre de olho na etiqueta, pois ela contém todas as informações necessárias para cuidar da sua roupa do jeito certo.

Ferro de passar e roupas de ginástica não combinam

Vamos combinar: hoje em dia muita gente não usa ferro de passar nem nas roupas do dia a dia, quanto mais nas de academia. Até porque nem faz sentido você passar uma camiseta ou calça que naturalmente vai amassar conforme os seus movimentos durante os exercícios.

Após secar (preferencialmente na sombra), dobre as suas peças e guarde-as normalmente. Assim que precisar usá-las, é só pegar e vestir. Além disso, os tecidos com elastano não aguentam temperaturas altas, lembra? Então ferro muito provavelmente vai destruir a fibra das suas calças e tops de ginástica.

Essas foram algumas dicas básicas de como cuidar de peças de ginástica no dia a dia. Sem muito esforço é possível mantê-las sempre limpas e duradouras por mais tempo.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee