Alguns planos de previdência privada proporcionam abatimento de valores no Imposto de Renda. Conheça mais sobre eles e veja as melhores opções para o seu investimento.

Descobrir qual o melhor fundo previdenciário sempre envolve uma série de questões bastante complexas. Taxas de juros, impostos e rendimentos devem ser levados em conta para que a opção definida seja aquela mais vantajosa para o cidadão e para o seu perfil de investidor, seja ele moderado ou arrojado.

No entanto, não são apenas os lucros que devem ser analisados na hora de escolher um plano de previdência. Afinal, até mesmo questões como dedução do imposto de renda apresentam influência para ter uma reserva financeira mais vantajosa e obter uma maior lucratividade nessa aplicação.

Sabendo disso, aqui neste artigo apresentamos para você a relação completa entre a previdência privada e o imposto de renda. Desse modo você poderá entender exatamente como funciona o processo de abatimento de custos através das suas economias previdenciárias. Continue acompanhando e descubra tudo!

Qual é o plano de previdência que permite abatimento no imposto?

Como citamos anteriormente, alguns fundos previdenciários permitem abatimento no imposto de renda. Sendo assim, quem precisa prestar contas ao leão pode contar com a ajuda desse valor e diminuir a taxa de tributos que pagará uma vez ao ano.

Atualmente, pode-se optar por dois diferentes tipos de planos de previdência: PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

Em linhas gerais, o PGBL funciona como um complemento aberto, que pode ser utilizado de diversas maneiras pelo cidadão. Já o VGBL nada mais é que um seguro pessoal, que pode ser contratado para momentos de imprevisto.

Em relação ao abatimento no imposto de renda, o PGBL é o mais vantajoso. Quando se escolhe esse plano o cidadão pode abater até 12% do limite da sua renda. Sendo assim, consegue um bom benefício para diminuir o valor que deverá ser pago ao governo.

Quando vale a pena pedir abatimento no imposto através da previdência privada?

Como você pode perceber, investir na previdência privada pode ser uma ótima opção em diversos aspectos. Afinal, além de garantir uma boa reserva financeira, por meio dela é possível também diminuir os valores do IR, os quais são temidos por muitas pessoas.

No entanto, para que esse abatimento se torne relevante e seja realmente benéfico é necessário que o investidor cumpra com alguns requisitos. Apenas desse modo o desconto diminuirá o valor das taxas e será aproveitado de forma integral.

O primeiro ponto é ter uma renda tributável em uma quantia relevante. Ou seja, seus recebíveis anuais ultrapassem o valor mínimo estabelecido pelo governo para declaração do imposto de renda.

Outro fator necessário é um bom volume de despesas dedutíveis, isto é, aquelas que podem ser descontadas no valor do IR. O mínimo indicado é o de 20%, já somando com os 12% máximos tributáveis por meio do plano de previdência privada.

Além disso, também é importante que o cidadão faça a sua declaração de imposto de renda no modelo completo. Isso porque no modelo simplificado o desconto de 20% já é padronizado, não podendo ser incluídos novos gastos.

O último ponto para o cidadão obter dedução de impostos do seu IR através da previdência privada é também ser contribuinte de uma previdência pública.

Como a maioria dos trabalhadores regulares já realiza a contribuição mensal com o INSS e possui o desconto em folha, esse não costuma ser um problema para a organização da declaração do imposto.

Como escolher o melhor plano de previdência privada

Com toda a certeza o abatimento no imposto de renda é uma grande vantagem que o plano PGBL da previdência oferece.

No entanto, ele não deve ser o único ponto a ser levado em consideração na hora de escolher o tipo de investimento que você realizará. Outros itens devem ser analisados, de modo a encontrar a alternativa mais vantajosa em todos os sentidos.

Confira algumas dicas do que avaliar na hora de escolher o seu plano!

Rentabilidade

A rentabilidade trata diretamente do quanto de dinheiro o seu plano de previdência lhe trará. Ou seja, quanto maior ela for, maiores serão os rendimentos obtidos através da quantia guardada mensalmente.

Datas para retirada

As datas para a retirada também são bem importantes quando o assunto é a escolha de um plano de previdência privada. Isso porque são elas que definirão se o seu investimento será de curto, médio ou longo prazo.

Quem está planejando fazer uma reserva para a aposentadoria, por exemplo, pode escolher planos com datas maiores.

Já quem deseja apenas ter um valor guardado para fazer aquela viagem de fim de ano deve optar por uma data mais curta, para que não tenha prejuízos retirando o investimento antes da hora.

Volatilidade

Essa é uma das questões mais importantes no mundo dos investimentos. A volatilidade está diretamente ligada com a segurança do plano previdenciário. Ou seja, quanto maior ela for, maiores serão os riscos de acabar perdendo dinheiro, assim como as possibilidades de obter taxas gigantes e lucrar muito.

Quem é mais conservador e não deseja arriscar deve optar por uma volatilidade baixa, que oferecerá ganhos menores, mas, ao mesmo tempo, não representará nenhuma perda ou risco para o investidor.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee