Conquistar a carteira de motorista é o sonho de muitas pessoas. Mas passar pelo processo de habilitação traz tensão para várias delas, e saber como lidar com essa questão é essencial para conquistar um bom desempenho na autoescola


É muito comum conhecer quem foi reprovado no teste do DETRAN, tanto na prova teórica quanto na prática. Isso porque alguns estudantes acabam não conseguindo se concentrar no conteúdo, e no momento da avaliação podem ficar confusos. 


Além de implicar em mais gastos financeiros, ninguém gosta de ser reprovado em um processo como esse, não é mesmo? Por isso, saber como passar por ele de maneira tranquila é fundamental para conquistar a CNH. 


Se você já se inscreveu ou está se preparando para entrar na autoescola, siga na leitura deste artigo e confira as dicas a seguir, entendendo como conseguir um bom desempenho nas etapas de habilitação veicular. 



1. Preste atenção nas aulas teóricas e faça anotações

As aulas teóricas da autoescola são indispensáveis para os alunos, justamente porque oferecem o conhecimento necessário para que eles absorvam diversas informações essenciais para um motorista. Por isso, os principais temas abordados nessa etapa são:


  • Sinalização de Trânsito;
  • Leis, infrações e penalidades;
  • Direção Defensiva;
  • Primeiros Socorros;
  • Cidadania e Meio Ambiente;
  • Mecânica Básica.

Sendo assim, do mesmo modo que quem trabalha com higienização interna de carros precisa conhecer bem diferentes tipos de veículos para poder aplicar o serviço com qualidade, o futuro motorista deve investir nesses estudos. 


Nesse sentido, a dica é fazer anotações durante as aulas expositivas e investir em estudos extras no período livre, fixando bem o conteúdo prático passado pela autoescola. 

2. Entenda como é a prova e faça simulados

Depois de concluir as aulas teóricas, a autoescola faz o agendamento da prova no DETRAN. Enquanto isso, você pode procurar entender como é a prova e fazer alguns simulados para ganhar experiência. 


Há vários sites que disponibilizam perguntas semelhantes às que são aplicadas na avaliação teórica, seja sobre leis de trânsito ou sobre as funções dos componentes do veículo, como a do escapamento de carro.


Por isso, não deixe de realizar alguns testes como esse para estar mais habituado e ficar menos tenso no momento da prova. 

3. Escute com atenção as instruções nas aulas práticas

Ao ser aprovado na parte teórica, você agendará aulas práticas para conhecer o automóvel e aprender a guiá-lo. 


Sendo assim, é fundamental escutar com atenção todas as dicas e comandos que são ensinados pelo instrutor, para que você saiba o que fazer ao assumir a direção. 


De qualquer maneira, é importante tentar relaxar e se concentrar durante a aula de dirigir carros, desenvolvendo até mesmo um processo para fixar a ordem de cada detalhe com os quais você precisa se preocupar na direção. 


Isso porque, na avaliação, são verificadas todas as ações executadas pelo motorista, como ajustar o banco e retrovisores, colocar o cinto de segurança, dar a partida no carro, utilizar as setas, frear com segurança, etc.


Outro fator importante é aprender a sentir o carro, conhecendo bem o ponto da embreagem, o freio de estacionamento e o câmbio, para que você consiga guiá-lo com tranquilidade e do modo correto. 

4. Tenha calma no dia da prova prática

Os períodos de avaliação são sempre tensos, mas eles podem ser superados quando o aluno está devidamente preparado e confiante para realizar a prova. 


Sendo assim, se você se empenhou nas aulas práticas, escutando as indicações do instrutor e praticando cada movimento de maneira consciente, certamente você já está pronto para ser aprovado no teste. 


Ao entrar no carro, não deixe de seguir o processo aprendido para dirigir com conforto e segurança, e mantenha o seu foco em seguir o percurso montado pelo DETRAN, sem se distrair com outros elementos a sua volta. 


Certamente, tomando esses cuidados e se concentrando no momento da avaliação, você conquistará o desempenho necessário para ser aprovado na avaliação e terá a sua CNH em mãos dali a poucos dias. 

Considerações finais

Para ter sucesso no processo de habilitação é indispensável estudar e ter foco em cada etapa, de maneira a absorver o conteúdo e conseguir colocá-lo em prática do modo correto, mantendo-se sempre confiante. 


Apesar de parecer complicado em um primeiro momento, depois de algum tempo de direção você já estará habituado a dirigir no trânsito, a abastecer, a levar o carro para uma oficina de funilaria e mecânica e muitas outras atividades desse gênero. 


Com isso, ações como trocar marchas, parar em ladeiras e estacionar em áreas movimentadas se tornarão cada vez mais comuns e simples, mostrando que o seu empenho na autoescola trouxe resultados efetivos. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee