Saiba como montar um verdadeiro cinema no conforto do seu lar.

É verdade que assistir a um filme no cinema sempre proporciona uma sensação especial, principalmente, pelas poltronas confortáveis, a sala escura, a tela enorme, o som perfeito e o adorado balde de pipoca, que não pode faltar.

No entanto, devido à grande popularidade dos serviços de streaming nos dias atuais e ao fato dos conteúdos adicionados em seus catálogos estarem cada vez melhores, muitas pessoas acabam optando por assistir aos filmes e às séries no conforto do sofá de casa.

Se você é uma delas e deseja tornar essa experiência ainda mais agradável, criando um verdadeiro cinema em seu lar, confira, abaixo, algumas dicas de como montar a sala ideal de filmes em casa.

Escolha uma boa televisão

A televisão é uma peça indispensável em uma sala de filmes. Por esse motivo, para que o cômodo fique semelhante a um cinema, é preciso escolher uma televisão que esteja à altura.

Atualmente, os aparelhos que dominam o mercado são as smart TVs, dispositivos inteligentes, que têm acesso à internet e suportam diversos aplicativos, como Netflix, YouTube, Telecine Play e Amazon Prime Video.

Portanto, se for possível, é interessante que a haja uma TV dessas em sua sala. Contudo, outro fator bastante importante que deve ser levado em consideração na escolha de um televisor é a resolução.

Atualmente, o que há de melhor neste sentido são os modelos 4K, que oferecem 4 vezes mais resolução que a imagem Full HD. Desse modo, eles são perfeitos para transmitir uma imagem digna de cinema.

Além do modelo e das especificações da TV, outra característica de suma importância é o tamanho da tela. Para que essa experiência seja confortável, a quantidade de polegadas da TV deve ser escolhida com base no ambiente e na distância do televisor até o sofá.

Os especialistas recomendam, no mínimo, uma distância que seja duas vezes maior que a diagonal da tela. Então, uma TV de 42”, por exemplo, tem 107 cm de diagonal, portanto, a distância ideal do aparelho até o sofá seria cerca de 2 metros.

Opte por um excelente sistema de som

Assim como uma boa imagem, é essencial ter um bom sistema de som para que experiência de ter um cinema em casa seja ainda mais completa. Neste caso, o home theater é a melhor opção.

Entretanto, assim como o tamanho da TV, antes de escolher um home theater, é preciso levar em consideração a extensão do ambiente, pois é isso que vai indicar a necessidade de um aparelho mais ou menos potente.

Se a sua sala for pequena, um sistema 5.1 é suficiente para proporcionar uma excelente qualidade de som. Já para ambientes maiores ou isolados, o ideal é um equipamento mais potente, como o 7.1.

Ambos os equipamentos criam um ambiente de áudio mais realista, chamado surround. Vale lembrar que as caixas de som devem ficar agrupadas ao lado da TV ou espalhadas pela sala, de forma equilibrada.

Adquira assentos confortáveis

Após garantir a qualidade da imagem e do som, o próximo passo é escolher um assento que proporcione o mesmo conforto das poltronas do cinema. No caso de uma sala exclusiva para filmes, as melhores opções são poltronas reclináveis, sofás amplos com chaise e pufes.

Já para um espaço que também será utilizado como sala de estar, o mais indicado é um sofá retrátil e reclinável, que além de poder ser utilizado no dia a dia, irá possibilitar um grande conforto nas noites de filmes.

Tome cuidado com a iluminação

A claridade não combina nenhum pouco com uma sala de filmes. Portanto, para garantir o escurinho clássico das sessões de cinema, é preciso escolher uma cortina ou uma persiana.

Dessa forma, os tecidos de cor preta e as cortinas blecaute podem ser bastante úteis para garantir que a única iluminação presente na sua sala venha da tela da TV.

Para aumentar ainda mais a imersão dos telespectadores na sua sala de filmes, uma boa dica é optar por uma cortina ou uma persiana que vá até o chão e ocupe um espaço além das bordas da janela.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee