A mamoplastia é o nome dado a diversas técnicas de cirurgias plásticas voltadas às alterações estéticas das mamas, podendo aumentar, diminuir ou corrigir assimetrias.

A indicação da mamoplastia é, geralmente, estética, no entanto, também existem casos nos quais essa cirurgia plástica é recomendada por questões de saúde. Entenda melhor a seguir!



Quais os tipos de mamoplastia?

Existem diferentes tipos de mamoplastia que atendem às variadas demandas das pacientes quanto à estética dos seios. A definição de qual técnica é a mais apropriada depende de uma avaliação do cirurgião plástico que verificará qual o procedimento mais adequado às insatisfações existentes.


Mamoplastia de aumento

A mamoplastia de aumento é a técnica mais conhecida e buscada pelas pacientes. Trata-se de um procedimento indicado para aumento dos seios por meio da colocação de uma prótese mamáriade silicone.

Atualmente, existem diferentes tipos de próteses de silicone disponíveis no mercado podendo variar de material, tamanho e mesmo projeção, sendo que a escolha da melhor opção deve ser feita com base nas expectativas da paciente quanto aos resultados do procedimento.


Mamoplastia redutora

A mamoplastia redutora pode ser indicada por questões estéticas ou de saúde. Os seios muito volumosos e incompatíveis com a estrutura física da paciente podem levar a problemas, como:

·         Dores nas costas;

·         Mápostura;

·         Machucados nos ombros;

·         Assadurasrecorrentes do sulcomamário.

Para evitar esses problemas, pode ser recomendado diminuir os seios por meio da mamoplastia, deixando-os mais harmônicos com a estética corporal e tambémcom um volume que não provoque riscos à saúde da paciente.


Mamoplastia reparadora

A mamoplastia reparadora é o nome dado à intervenção cirúrgica com foco em corrigir insatisfações nas mamas relacionadas à flacidez, assimetrias ou estética das aréolas.

Dependendo da insatisfação da paciente podem ser definidas diferentes condutas médicas, como a colocação de prótese ou redução mamária para que as mamas fiquem proporcionais, reposicionamento dos tecidos ou correção do formato da aréola.


Mamoplastia reconstrutiva

A mamoplastia reconstrutiva é o nome dado à cirurgia para pacientes acometidas pelo câncer de mama que precisaram fazer a mastectomia – remoção parcial ou total das mamas.

Dessa forma, essa cirurgia plástica é classificada como reparadora e prioritária na recuperação de pacientes oncológicas. Nesse procedimento é geralmente usada a prótese de silicone para devolver o volume das mamas.

A reconstrução da aréola pode ser feita por meio de técnicas diversas, incluindo o uso de pele autógena ou mesmo técnicas de micropigmentação.


Como é realizada a mamoplastia?

Como visto, a mamoplastia pode ser indicada para diferentes situações, no entanto, é sempre recomendado que um cirurgião plástico de confiança faça a avaliação do caso para determinar o procedimento mais apropriado.

Além disso, a técnica de realização da cirurgia pode variar de acordo com os objetivos da intervenção cirúrgica como tipo de anestesia usada ou local da incisão cirúrgica.

Independentemente das especificidades da cirurgia realizada é sempre proposto uma incisão em locais nos quais a cicatriz fique menos aparente, como no sulco mamário, no entorno da aréola ou pelas axilas.

Com a evolução das técnicas cirúrgicas, a mamoplastia é um procedimento extremamente seguro, independentemente do tipo de cirurgia realizada, com resultados satisfatórios seja para atender demandas estéticas ou reparadoras das pacientes.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee