Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Atualmente, são muitos os empreendedores que desejam saber como abrir um restaurante com foco delivery. Afinal, ter hamburguerias em Rappi ou outro tipo de empreendimento em outro aplicativo pode ser uma maneira de sobreviver no setor alimentício mais facilmente.

Isso acontece porque a pandemia do novo coronavírus trouxe um crescimento significativo para o mercado de delivery. Só no primeiro semestre de 2020, o crescimento na área foi de 103%. Isso significa que o número de pedidos na área dobrou durante o auge da pandemia no Brasil.

Isso aumentou tanto a relevância do delivery que existem restaurantes que trabalham apenas com essa área. São as famosas dark kitchens, que não atendem clientes presencialmente, mas vendem em aplicativos de delivery.

Quer saber como abrir um restaurante delivery? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como abrir um restaurante delivery em 5 passos

Imagem divulgação reprodução internet

1. Veja a documentação necessária

O primeiro passo para empreender em qualquer área, inclusive no segmento de delivery, é verificar toda a documentação necessária para poder abrir a sua empresa. Nesse caso, será necessário verificar quais são os documentos necessários para:

     abrir seu negócio;

     estar com o seu restaurante de acordo com as normas de vigilância sanitária;

     ter a documentação para delivery em dia.

Depois de tomar nota de toda a documentação necessária para poder abrir o seu negócio, será necessário ir atrás de todos os documentos e poder cumprir todos os requisitos solicitados pelos órgãos responsáveis para abrir seu restaurante.

A lista completa de documentos vai depender de qual cidade ou estado você está, além do escopo completo do seu restaurante. No entanto, os documentos básicos serão:

     contrato social;

     CNPJ;

     aluguel de locação de espaço / matrícula de imóvel;

     alvará da vigilância sanitária;

     alvará do Corpo de Bombeiros.

2. Ache um bom lugar para isso

O próximo passo para abrir o seu restaurante delivery é encontrar um bom lugar para ele. Aqui há certos requisitos que devem ser alcançados, ainda que não sejam as mesmas especificações que vemos em outros tipos de restaurantes alimentícios.

Por exemplo, quando pensamos em um bom ponto para um restaurante, o foco costuma ser em um lugar com bastante movimento ou, no mínimo, próximo de uma região empresarial. Afinal, nesse caso o restaurante será escolhido por muita gente, inclusive muitos trabalhadores, para o horário do almoço, o que tornará dele um empreendimento bem lucrativo.

No entanto, o restaurante delivery não precisa disso pois não receberá ninguém no salão, mas sim venderá via aplicativos de entrega. Nesse caso, o ideal é escolher um espaço que cumpra dois requisitos básicos. São eles:

     é próximo das principais vias de acesso da cidade;

     é próximo de grandes áreas residenciais.

A razão para o primeiro requisito é que as grandes vias de acesso costumam ser o caminho mais curto para ligar o seu restaurante a grandes zonas residenciais. Como as vias de acesso costumam ter maior velocidade e menos trânsito, elas reduzem o tempo de entrega dos pedidos, o que aumenta a relevância do seu restaurante no algoritmo dos aplicativos.

Já a presença em grandes áreas residenciais faz com que a proximidade com o maior número de clientes possível seja uma arma a seu favor na hora de ser achado com mais frequência nos apps.

3. Pense no cardápio correto

Quando for elaborar o cardápio do seu restaurante com foco em delivery, pense sempre no efeito que a entrega da comida em motos pode ter na sua comida e planeje tudo de acordo.

Por exemplo, lembre-se de que a batata-frita pode ficar murcha se o seu vapor ficar preso na embalagem. Será como se ele ficasse “cozinhando” a batata na hora da entrega, entende?

Portanto, tenha muito cuidado com os itens que serão entregues e suas características básicas para oferecer um cardápio inteligente aos consumidores.

4. Esteja em todos os aplicativos

Quando for colocar o seu restaurante para funcionar, cadastre-o em todos os aplicativos possíveis: no Rappi, no iFood, Uber Eats e por aí vai. A ideia é que você possa ampliar ao máximo a sua rede para pegar mais clientes.

É claro que nem sempre será possível se cadastrar em todos já que cada um tem um requisito diferente, mas faça a tentativa. Isso permitirá um fluxo de pedidos maior para o seu restaurante.

5. Monte uma estratégia de marketing adequada

Por fim, lembre-se de ter uma estratégia de marketing adequada para o seu restaurante delivery. Use as ferramentas digitais das redes sociais e do Google para encontrar clientes que tenham o hábito de pedir delivery e que morem perto da sua região.

Pronto! Com essas dicas, você já sabe como abrir um restaurante delivery e poderá aproveitar melhor o segmento de delivery. Dessa forma, poderá criar sua presença nos principais aplicativos e vender do jeito certo, angariando mais clientes com o passar do tempo.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!