Pouco difundida no Brasil, a Oncogenética é valiosa forma de combate e prevenção ao câncer. Com a perspectiva de que só no Brasil mais de 620 mil casos de cânceres sejam diagnosticados no Brasil até 2022, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a prevenção ajudaria a melhorar as chances de recuperação desses pacientes.

E é justamente nessa hora que a Oncogenética devia ter maior acesso a população, fazendo da prevenção ao câncer a melhor forma de evitar que vidas sejam perdidas devido a neoplasia que ainda não tem cura certeira.

Saiba a seguir como essa especialidade médica é capaz de salvar vidas por meio de prevenção e detecção precoce das neoplasias malignas.



O que é Oncogenética?

Por definição, a Oncogenética é a área de conhecimento da medicina que se dedica ao estudo dos aspectos moleculares, celulares, clínicos e terapêuticos das síndromes de predisposição ao câncer.

Por intermédio das análises genéticas dos indivíduos é possível prevenir e detectar de forma precoce os mais variados tipos de cânceres, como:

·                   Câncer de Mama;
·         Câncer de Cólon;
·         Câncer de Ovario;
·         Câncer de pele;
·         Entre outros.

Usando como exemplo a detecção precoce do câncer de mama em mulheres com casos confirmados da doença em sua família, a Oncogenética de dedica a verificar se essa paciente é portadora de mutações dos genes BRCA-1 e BRCA-2, ambos responsáveis pelo desenvolvimento da neoplasia.

Após a análise do oncogeneticista é indicado o tratamento que melhor trará resultados a essa paciente. Um caso que ficou mundialmente conhecido foi da atriz Angelina Jolie que por meio da Oncogenética identificou ser portadora de mutação no gene BRCA-1 e optou por uma mastectomia profilática bilateral, (retirada total da mama) para impedir o desenvolvimento do câncer.

Outra situação diagnostica pela atriz com o auxílio da Oncogenética é a sua pré-disposição ao câncer de ovário. Devido a tal fato, ela se consulta regularmente junto a oncogeneticista para identificar de forma rápida qualquer anormalidade em seu ovário ou útero.

E não são apenas as mulheres que se beneficiam de aconselhamento da especialidade da Oncogenética. O mais recente caso é o do ator Chadwick Boseman — que interpretou o personagem Pantera Negra —, que faleceu de câncer de cólon muito jovem. Como esse tumor maligno tem condicionante o fator hereditário, pacientes com caso confirmado da patologia devem se consultar com um oncogeneticista.

Por mais caro que isso possa ser, os planos de saúde têm alta cobertura nos exames necessários para detecção, sendo necessário apenas arcar com as consultas junto a oncogeneticista. 


Quando buscar uma investigação Oncogenética?

Seria essencial que toda pessoa que teve um familiar diagnosticado com câncer se aconselhe junto a um oncogeneticista. Infelizmente no Brasil, o baixo acesso a saúde de qualidade — mesmo tendo o Sistema Único de Saúde (SUS) ofertando atendimento de forma gratuito, pouco se fala desse aconselhamento.

Instituições renomadas como o A.C. Camargo Cancer Center, o Hospital do Câncer e demais hospitais públicos, como o Hospital das Clínicas ofertam tratamento e aconselhamento junto a médicos com especialização em Oncogenética, mas é necessário entrar em uma fila de espera para conseguir atendimento.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee