Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Muitas pessoas tiveram que adequar as idas à academia e passar a treinar em casa por conta da pandemia do novo coronavírus. Essa mudança na rotina deixou diversas dúvidas sobre como e onde fazer os exercícios.

Em uma academia, nós temos um espaço estruturado, adequado às necessidades de cada tipo de treino, algo que não é possível em uma residência - pelo menos não da maioria.

A sala, os quartos e até a cozinha não foram projetados para isso, mas estão sendo adaptados de diversas formas, principalmente por quem mora em apartamento.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre como adaptar os espaços da sua casa para a prática de exercícios físicos. Acompanhe!


Importância da atividade física

Nosso corpo precisa movimentar-se constantemente, mas quando se fala em movimento, não nos referimos apenas às atividades rotineiras, como trabalhar e cuidar da casa, por exemplo.

Mesmo que o seu trabalho exija esforço físico, é necessário praticar exercícios adequados ao organismo humano, como um treino funcional de alta intensidade.

Esse e outros tipos de exercícios, como os aeróbicos, localizados, levantamento de peso, entre outros, podem ser praticados em casa. Nós sabemos que a academia é o ambiente mais apropriado, mas neste momento, o melhor a se fazer é se exercitar em casa.

Apesar de ser um pouco diferente, a prática de atividades físicas regulares em casa também traz muitos benefícios, como:

Manutenção da saúde física e mental;
Aumento da disposição;
Auxilia na perda de peso;
Sensação de bem-estar.

Mesmo com todos esses benefícios, algumas pessoas, principalmente quem vive em apartamento, sentem-se desmotivadas por conta do espaço reduzido.

No entanto, é possível reservar um pequeno ambiente da casa ou apartamento para realizar seu treino, principalmente se você tiver paisagismo quintal dos fundos. Caso não tenha, vamos dar algumas dicas a seguir.

Como adaptar os espaços para o treino?

Depois de entender a importância de manter os exercícios físicos na rotina em casa, é hora de saber como adaptar os espaços que você tem disponíveis.

1 - Mude a posição dos móveis

A sala, geralmente, é o local escolhido pela maioria, pois é o cômodo mais espaçoso. Mas alguns móveis podem atrapalhar, não é mesmo?

O ideal é mudar a posição dos móveis de maneira permanente, principalmente sofás, tapetes e mesas de centro. Caso não seja possível, é interessante afastar os móveis antes de iniciar o treino e voltá-los para o lugar de costume quando terminar.

Para te ajudar a entrar ainda mais no clima, você pode usar uma camiseta dry fit atacado feminina e começar a praticar seus exercícios.

Se você vai fazer os exercícios no quarto, pode mudar a posição da cama, do criado mudo e retirar tapetes que possam ser escorregadios.

Assim como a sala, pode ser feita uma adaptação permanente, mas, caso não seja possível, modifique a posição dos móveis até o término das atividades.

2 - Prepare seu corpo e o ambiente

É importante escolher exercícios que atividades que exigem menos movimentos expansivos, como pilates e ioga. Mas caso você prefira outros tipos, posicione um tapete e tente respeitar o espaço delimitado.

Não deixe objetos decorativos, sapatos, brinquedos e outros itens espalhados pelo local, pois podem atrapalhar a concentração e causar acidentes.

É importante adequar o treino ao piso. Por isso, procure evitar aqueles que são muito escorregadios ou chapiscados.

Independentemente do tipo de atividade, é importante usar um tênis para prática de exercícios e roupas confortáveis, como uniforme esportivo masculino.

Também é importante prezar por uma boa vista, dessa forma, o ideal é fazer as atividades de frente para uma janela ou sacada. Caso não seja possível, instale um espelho para acompanhar seus movimentos.

Outra dica é fazer os exercícios assistindo ao seu programa favorito, pois ajuda a se concentrar e evita o desânimo que às vezes pode aparecer.

O ambiente precisa ser bem arejado, por isso, nunca faça exercícios com as janelas fechadas, pois a tendência é que a respiração se torne mais intensa, assim como o suor.

Utilize o mobiliário para ajudar, caso não tenha equipamentos. Uma cadeira pode servir de apoio para o alongamento e também é útil para treinar pernas e braços.

Conclusão

Realizar atividades físicas em casa pode ser mais fácil do que você imagina, fazendo pequenas adaptações e mudanças no cômodo escolhido.

Dessa forma, mesmo que você more em um imóvel pequeno, conseguirá manter a saúde e o corpo em forma, se mantendo longe dos riscos trazidos pelo Covid-19.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!