Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Por que é tão importante realizar revisões com regularidade no seu veículo?

É importante realizar revisões no veículo por diversas razões, principalmente no que diz respeito à segurança tanto do condutor, como dos passageiros e pedestres.

Com o passar do tempo e por conta do uso, é natural que haja um desgaste nos veículos e estes precisem de alguns ajustes para continuar funcionando adequadamente, afinal, isso vai garantir maior tranquilidade do motorista.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é revisão veicular, sua importância e quando ela deve ser realizada. Acompanhe a leitura.

O que é revisão veicular?

Tanto as pessoas que saem com o carro frequentemente, quanto aquelas que usam pouco o veículo, precisam realizar a revisão veicular para evitar uma série de problemas.

A revisão veicular é como o check-up que fazemos para saber como anda nossa saúde. Essa medida preventiva do veículo analisa as condições das peças, sistema e dispositivos do carro, evitando problemas futuros e garantindo a segurança.

Todas as peças de um carro, incluindo pneus yokohama, sofrem desgaste natural por conta do uso, tempo de fabricação e também o modo como são cuidadas. Logo, para que tenham um bom desempenho, precisam ser verificadas esporadicamente.

O próprio dono do veículo pode fazer essas verificações, analisando itens simples, como:

Funcionamento das lâmpadas;
Calibragem dos pneus;
Óleo do motor;
Quantidade de água ou fluido no radiador.

No entanto, uma análise mais detalhada precisa ser feita por um mecânico, colocando em prática a manutenção preventiva. Isso vai manter o carro novo e em boas condições por muito mais tempo.

Importância da revisão

A revisão veicular é importante por diversos motivos, como:

1 - Cuidados com o motor

O motor é a peça mais importante do veículo - e também a mais cara. Uma limpeza de ar condicionado automotivo é importante, mas os cuidados com o funcionamento do motor são necessários para evitar problemas que podem danificá-lo permanentemente.

Para isso, o mecânico vai verificar o nível de óleo, fazer a troca (se necessário) e conferir o funcionamento de todas as peças que compõem esse item.

2 - Redução de custos

Carros que ficam muito tempo sem uma boa revisão ficam muito mais caros na hora de fazer algum reparo. Isso porque, quando o problema aparece, geralmente é porque a negligência com os cuidados foi grande.

Ao fazer a revisão, problemas em diversas peças, como no filtro de ar automotivo, podem ser identificados antes mesmo de acontecerem, assim, o custo com a manutenção é muito menor.

3 - Mais tranquilidade e segurança

Os veículos foram feitos para agilizar nossa rotina e trazer mais conforto, mas, para isso, precisam funcionar perfeitamente e de maneira segura.

Carros sem revisão e reparo apresentam diversos problemas que podem colocar em risco a vida do condutor, seus passageiros e outras pessoas no trânsito. Além disso, pode fazer você perder muito tempo e dinheiro.

Para dirigir com segurança e evitar dores de cabeça, o ideal é fazer as revisões periodicamente e garantir o pleno funcionamento do veículo.

Quando fazer a revisão?

Para quem comprou um carro zero, a revisão deve ser feita de acordo com as orientações da montadora. Isso porque elas garantem que tudo esteja funcionando perfeitamente, desde que sejam feitas no período estipulado para não perder a garantia.

Para quem já tem um carro usado, com as revisões obrigatórias de fábrica cumpridas, é importante ficar atento. A revisão precisa ser realizada a cada 6 meses ou a cada vez que o veículo completar 10 mil quilômetros rodados.

Também é fundamental revisar o veículo antes de uma viagem mais longa, para se certificar de seu bom funcionamento durante o trajeto de ida e volta.

Fora isso, toda vez que o motorista perceber algo estranho, como algum barulho, cheiro incomum, fumaça, entre outros, deve procurar uma oficina mecânica de confiança imediatamente.

Tendo o carro bem cuidado, basta apenas estar atento à documentação do veículo e do motorista, além de providenciar regularização cnh suspensa, caso seja necessário.

Conclusão

Ter um carro é o sonho e também a necessidade de muitas pessoas, pois ele facilita o dia a dia e a locomoção, principalmente para quem mora em grandes cidades.

No entanto, ele exige cuidados e responsabilidades, como a revisão, que tem como objetivo cuidar bem do veículo e evitar problemas que possam colocar o automóvel e até vidas em risco.

Fazendo as revisões necessárias regularmente, o carro é preservado por mais tempo e quando você decidir trocá-lo, vai conseguir um valor muito melhor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!