Por que é tão importante realizar revisões com regularidade no seu veículo?

É importante realizar revisões no veículo por diversas razões, principalmente no que diz respeito à segurança tanto do condutor, como dos passageiros e pedestres.

Com o passar do tempo e por conta do uso, é natural que haja um desgaste nos veículos e estes precisem de alguns ajustes para continuar funcionando adequadamente, afinal, isso vai garantir maior tranquilidade do motorista.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é revisão veicular, sua importância e quando ela deve ser realizada. Acompanhe a leitura.

O que é revisão veicular?

Tanto as pessoas que saem com o carro frequentemente, quanto aquelas que usam pouco o veículo, precisam realizar a revisão veicular para evitar uma série de problemas.

A revisão veicular é como o check-up que fazemos para saber como anda nossa saúde. Essa medida preventiva do veículo analisa as condições das peças, sistema e dispositivos do carro, evitando problemas futuros e garantindo a segurança.

Todas as peças de um carro, incluindo pneus yokohama, sofrem desgaste natural por conta do uso, tempo de fabricação e também o modo como são cuidadas. Logo, para que tenham um bom desempenho, precisam ser verificadas esporadicamente.

O próprio dono do veículo pode fazer essas verificações, analisando itens simples, como:

Funcionamento das lâmpadas;
Calibragem dos pneus;
Óleo do motor;
Quantidade de água ou fluido no radiador.

No entanto, uma análise mais detalhada precisa ser feita por um mecânico, colocando em prática a manutenção preventiva. Isso vai manter o carro novo e em boas condições por muito mais tempo.

Importância da revisão

A revisão veicular é importante por diversos motivos, como:

1 - Cuidados com o motor

O motor é a peça mais importante do veículo - e também a mais cara. Uma limpeza de ar condicionado automotivo é importante, mas os cuidados com o funcionamento do motor são necessários para evitar problemas que podem danificá-lo permanentemente.

Para isso, o mecânico vai verificar o nível de óleo, fazer a troca (se necessário) e conferir o funcionamento de todas as peças que compõem esse item.

2 - Redução de custos

Carros que ficam muito tempo sem uma boa revisão ficam muito mais caros na hora de fazer algum reparo. Isso porque, quando o problema aparece, geralmente é porque a negligência com os cuidados foi grande.

Ao fazer a revisão, problemas em diversas peças, como no filtro de ar automotivo, podem ser identificados antes mesmo de acontecerem, assim, o custo com a manutenção é muito menor.

3 - Mais tranquilidade e segurança

Os veículos foram feitos para agilizar nossa rotina e trazer mais conforto, mas, para isso, precisam funcionar perfeitamente e de maneira segura.

Carros sem revisão e reparo apresentam diversos problemas que podem colocar em risco a vida do condutor, seus passageiros e outras pessoas no trânsito. Além disso, pode fazer você perder muito tempo e dinheiro.

Para dirigir com segurança e evitar dores de cabeça, o ideal é fazer as revisões periodicamente e garantir o pleno funcionamento do veículo.

Quando fazer a revisão?

Para quem comprou um carro zero, a revisão deve ser feita de acordo com as orientações da montadora. Isso porque elas garantem que tudo esteja funcionando perfeitamente, desde que sejam feitas no período estipulado para não perder a garantia.

Para quem já tem um carro usado, com as revisões obrigatórias de fábrica cumpridas, é importante ficar atento. A revisão precisa ser realizada a cada 6 meses ou a cada vez que o veículo completar 10 mil quilômetros rodados.

Também é fundamental revisar o veículo antes de uma viagem mais longa, para se certificar de seu bom funcionamento durante o trajeto de ida e volta.

Fora isso, toda vez que o motorista perceber algo estranho, como algum barulho, cheiro incomum, fumaça, entre outros, deve procurar uma oficina mecânica de confiança imediatamente.

Tendo o carro bem cuidado, basta apenas estar atento à documentação do veículo e do motorista, além de providenciar regularização cnh suspensa, caso seja necessário.

Conclusão

Ter um carro é o sonho e também a necessidade de muitas pessoas, pois ele facilita o dia a dia e a locomoção, principalmente para quem mora em grandes cidades.

No entanto, ele exige cuidados e responsabilidades, como a revisão, que tem como objetivo cuidar bem do veículo e evitar problemas que possam colocar o automóvel e até vidas em risco.

Fazendo as revisões necessárias regularmente, o carro é preservado por mais tempo e quando você decidir trocá-lo, vai conseguir um valor muito melhor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee