Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

6 dicas práticas para pequenas empresas

Planejar e revisar gastos, conhecer a concorrência, valorizar os funcionários e investir na relação do cliente são algumas medidas fundamentais para quem quer conquistar clientela e se manter no mercado

No primeiro bimestre de 2019, as micro e pequenas empresas brasileiras acumularam  um saldo de 189,5 mil vagas de trabalho — valor 14% maior daquele registrado no mesmo período de 2018 e quase 17 vezes mais alto do que aquele notado por médias e grandes corporações. Entre as áreas que mais se destacaram nesse período, estão serviços, educação e ramo imobiliário.

Nesse contexto, gerir pequenos negócios torna-se imperativo, já que impactos afetam a economia de modo geral e não ficam restritos às pessoas diretamente envolvidas com esses estabelecimentos. 

Todos os pequenos empresários desejam crescer e se destacar no mercado, mas garantir bons resultados exige a construção de estratégias eficientes, pensadas a partir das condições e das necessidades de cada negócio. Confira algumas dicas de como criar tais estratégias.


Planeje e revise gastos

Um cuidado essencial, que, muitas vezes, pode ser relegado em função do crescimento do negócio, é o planejamento e a revisão constante de gastos. Abrir um negócio requer uma projeção de quais serão os investimentos iniciais e permanentes, o que possibilita uma melhor organização do fluxo de trabalho e dos gastos.

Essa medida é essencial para manter o equilíbrio do caixa da empresa, a partir da elaboração de um fluxo de capital. Isso permite o direcionamento de gastos proporcionais às necessidades da empresa e o corte de despesas supérfluas, como materiais em excesso, por exemplo. 

Conheça a sua concorrência

Para se manter atualizado sobre as demandas e a fluidez do mercado, é importante ter uma ideia mínima de como funcionam outros estabelecimentos que atuam no mesmo ramo, quais serviços e novidades eles oferecem.

Outra dica importante é procurar conhecer acertos e erros tanto de seus concorrentes, quanto de empresas que já atuaram no ramo, analisando as estratégias e como os clientes reagem a elas. Além de evitar repetir os mesmos equívocos, isso é importante para você se antecipar na busca da manutenção e da aquisição de nova clientela, o que pode aumentar sua competitividade em vendas.

Valorize seus funcionários

Recursos humanos são essenciais para garantir o bom fluxo e a coesão do trabalho. Por isso, não economize na folha de pagamento, nem use baixos salários como critério na hora de contratar. Oferecer benefícios e pagamento justo é condição básica para qualquer pessoa realizar um bom trabalho, mantendo a qualidade.

A valorização dos funcionários não se dá apenas pelo valor dos salários, mas por meio do reconhecimento do trabalho de cada um deles e da integração entre todos também. Manter um bom diálogo, estar aberto a sugestões e críticas é fundamental para criar um grupo em que a confiança se estabeleça. 

Economizar em recursos humanos traz prejuízos a longo prazo. O custo de repor um funcionário é maior que a concessão de alguns benefícios, além de provocar interrupções no fluxo de trabalho. Por isso, não economize nessa área.

Planeje e execute metas 

Nossas ações são movidas por objetivos e metas — isso não é diferente no mundo empresarial. Por isso, é importante criar um plano de negócios para ter uma visão mais completa das necessidades da sua empresa. Nele, devem constar os objetivos do negócio.

Para começar, separe grandes objetivos e metas menores, mais específicas. Estabeleça a ordem de prioridades desses propósitos: quais são urgentes e quais podem ser realizados em um prazo de tempo maior. Outra ideia é criar premiações quando o escopo for atingido pela equipe.

Invista na relação com o cliente

Uma boa relação com os clientes é outra etapa fundamental para consolidar e expandir o seu negócio. Criar uma lista com os e-mails da clientela, a fim de manter a comunicação com ela e atualizá-la sobre as novidades da sua empresa, é uma boa dica.

Além disso, invista no site e nas redes sociais do seu negócio. Conheça os recursos e as possibilidades de cada uma delas, com o objetivo de explorá-las da melhor maneira para divulgar a sua empresa. Lançar promoções, colocando como condição o tagueamento de outras pessoas pelos clientes, é um modo de tentar ampliar a clientela.

Diversifique possibilidades de serviços

Uma das grandes lições deixadas pela pandemia é a necessidade de não permanecer restrito às vendas físicas, realizadas pessoalmente. Investir em plataformas virtuais, de modo a permitir a compra de produtos e serviços on-line pelos clientes, mostra-se uma tendência crescente para os próximos anos.

A comodidade é um dos fatores que explicam o fortalecimento do comércio virtual nos últimos anos. Busque plataformas confiáveis para realizar as transações financeiras e deixe claro ao cliente o valor de todas as taxas — incluindo o frete e os possíveis juros cobrados pelas operadoras de cartão — bem como quais procedimentos devem ser seguidos caso o cliente queira trocar o produto.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!