5 dicas para deixar seu banheiro mais arrumado

Como menor cômodo da casa, o banheiro exige cuidado dobrado para não se tornar um depósito de roupas, objetos e bactérias. Confira algumas dicas

Considerado o cômodo mais íntimo de uma moradia, o banheiro é o espaço onde se dão os hábitos de higiene e o cuidado pessoal. Por isso, a limpeza e a organização desse espaço se faz ainda mais necessária.

Trocar o jogo de toalhas, pelo menos, uma vez por semana, não deixar os sabonetes sólidos se desfazerem por acúmulo de água e manter os panos de chão limpos e secos na saída do box são algumas dicas importantes.

Você é daqueles que detestam limpar o vaso sanitário, retirar todos os fios de cabelo espalhados no chão e adiam, até não poder mais, a faxina do banheiro, pois sente que mal há espaço para se deslocar nele? Confira algumas dicas de como manter esse local mais organizado e não ter tanto trabalho na hora de limpá-lo.

Tenha um cesto para roupas sujas

Atrás da porta do banheiro, ao lado do box do chuveiro ou, até mesmo, acoplado ao móvel da pia, se houver essa possibilidade e espaço, esse cesto é fundamental para evitar que as roupas se acumulem, se desorganizem e ocupem espaço no banheiro.

É fundamental verificar, com regularidade, se este cesto já está cheio. Caso isso não seja feito, esse objeto tende a se tornar um depósito de roupas, dificultando a organização.

Use prateleiras e suportes próprios

Por se tratar do menor cômodo de uma casa, na maioria das vezes, uma dica valiosa é aproveitar os espaços das paredes do banheiro e criar prateleiras. Isso ajuda a dispor toalhas e outros objetos, dando distância para móveis e itens mais próximos ao chão. Além de reduzir o espaço utilizado, as prateleiras auxiliam a criação de uma decoração funcional para o local.

Outra possibilidade para organizar objetos é ter suportes próprios para secadores, chapinhas e escovas, que geralmente ocupam um espaço considerável sobre a pia ou dentro do armário do banheiro. Uma boa dica é deixar esses suportes ao lado do espelho e de tomadas.

Tenha organizadores, ganchos e caixas

Aposte em organizadores, cestos de vime e caixas de madeira para organizar o banheiro e os objetos que ficam por lá.  Se houve espaço, eles são boas opções que também ajudam a decorar o local.

Além de evitar que eles ocupem mais espaço em função da desorganização, esses organizadores permitem o agrupamento dos objetos com funções semelhantes (cosméticos, maquiagens, produtos de limpeza e objetos de higiene pessoal). Essa organização de acordo com a função é prática, pois, com o passar o tempo, você vai encontrar os itens mais rapidamente.

Ganchos também são um acessório estratégico para os banheiros, podendo armazenar shampoos, condicionadores, sabonetes, cremes e toalhas, de modo que cada um fique organizado e mais próximo ao seu lugar de uso, como dentro do box e perto do abridor do chuveiro.

Outra opção é usar pequenos potes para armazenar produtos de higiene e de banho, como sabonetes, cotonetes, sais e dentifrícios. Esses potinhos devem ser deixados preferencialmente perto do box, em uma prateleira ou armário, a fim de não ocuparem todo o espaço da pia.

Não acumule itens

Por ser pequeno e envolver higiene pessoal, o banheiro não pode ser transformado em um depósito, especialmente a pia, local onde se costuma colocar uma maior variedade de objetos, como sabonetes, dentifrícios, cremes, escovas de dente e de cabelo.

Assim como a pia da cozinha, esta área do banheiro fica entupida impossibilita o uso e dificulta a higienização. Por isso, mantenha somente o essencial. Perfumes, cremes e loções podem ser colocadas em prateleiras ou armários, liberando, assim, mais espaço.

Limpe o banheiro corretamente

Manter o banheiro organizado e limpo reduz a necessidade de faxinas dignas de uma tragédia. A primeira dica é ter cuidado para utilizar os produtos de limpeza, capazes de manchar móveis e cerâmicas, na medida adequada.

Na hora de limpá-lo, use esponjas e escovas de dente nos cantos e nos rejuntes da parede, especialmente no interior do box, preparando uma solução com água e bicarbonato de sódio para retirar o mofo que pode ter se acumulado ali. Deixe os produtos agirem no chão e nesses locais, por pelo menos, 30 minutos.

Lave os tapetes com frequência, ao menos, uma vez por semana, já que, além de conferir um ar descuidado para o banheiro, eles podem transformar este cômodo em um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias.

Por fim, na hora da faxina, não reutilize no banheiro os produtos usados na limpeza da cozinha: são cômodos diferentes, com usos distintos. Ao encerrar a higienização, passe um pano com desinfetante no chão para perfumar o local.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee