Não resolva sozinho: contratar serviços de manutenção garante a sua segurança 

Entenda qual é a importância da contratação de um profissional para a realização de manutenções em sua residência.

Ao contratar serviços de manutenção para sua casa, é preciso ter em mente que o investimento em materiais de boa qualidade e a instalação de aparelhos, como câmeras de segurança, ajudam a prevenir reparos e reformas, tornam futuras manutenções mais simples e deixam tanto você, quanto a sua família, mais seguro.

Além disso, mais do que manter sua casa em ordem, a manutenção periódica valoriza o seu imóvel no mercado imobiliário.


Quando contratar um profissional?

Há alguns reparos mais simples, como a pintura de um cômodo, por exemplo, que podem ser feitos por você, desde que saiba manusear as ferramentas básicas. No entanto, se, com isso, a sua intenção for economizar, nem sempre, esse será o melhor caminho. 

Dependendo da situação, seus gastos poderão ser até maiores, especialmente se for preciso comprar materiais para a realização do reparo. Para sanar essa questão, o ideal é fazer um orçamento antes de iniciar o projeto e, assim, considerar se vale a pena ou não adquiri-los. No entanto, quando o reparo for relacionado à segurança, a melhor alternativa é procurar um profissional especializado e corretamente equipado. 

Embora a pintura de um cômodo não seja um grande desafio, você pode estar correndo risco se precisar subir em uma escada alta. Ademais, vale a pena ressaltar que os problemas elétricos sempre devem ser resolvidos por especialistas, a fim de evitar acidentes graves, como incêndios. 

Qual é a diferença entre faz tudo e empreiteiro?

Durante a sua busca por um profissional, você terá, basicamente, duas opções: um empreiteiro ou um faz tudo. No entanto, a escolha vai depender da complexidade do serviço e dos conhecimentos que são necessários para a execução do projeto.

Faz tudo

O chamado faz tudo é alguém que possui habilidade para executar trabalhos menos complexos na residência. Geralmente, um faz tudo cobra por hora, sendo que o custo dos materiais e dos suprimentos é cobrado à parte.

Você pode contratá-lo, por exemplo, para trocar a resistência do chuveiro, consertar o vazamento de uma torneira ou realizar serviços básicos de carpintaria. Na maioria dos casos, o valor cobrado será menor que se você contratar pessoas diferentes para cada serviço. 

Sendo assim, contratar um faz tudo de sua confiança pode significar melhores qualidades nos serviços executados por menos dinheiro e tempo a longo prazo, em vez de você executar os serviços por conta própria.

Empreiteiro 

Por outro lado, um empreiteiro, geralmente, trata de trabalhos que requerem treinamento especializado, como climatização, rede elétrica ou encanamento. Se o projeto de manutenção da sua casa for muito complexo, você precisará de um empreiteiro, porém há um conjunto de questões financeiras a serem consideradas. 

Por exemplo, se o empreiteiro contratado não for licenciado para uma parte do serviço, provavelmente, irá subcontratar outro profissional com essa qualificação, o que aumentará o seu orçamento.

Vale a pena ressaltar que algumas dessas questões financeiras não são negociáveis, como é o caso de permissões, taxas e inspeções, e podem sofrer variações a depender da complexidade do projeto.

Como encontrar um bom profissional?

Para encontrar um bom profissional, o ideal é seguir indicações, pois, elas funcionam como uma garantia de que o serviço prestado é bem executado. Porém, caso não conheça ninguém que possa te indicar, busque na internet. 

Não se esqueça de avaliar a autenticidade do negócio, ler críticas e, se possível, fazer perguntas. Independente de como você encontre o profissional, o importante é verificar, ao menos, três referências para ter certeza de que o trabalho suprirá suas necessidades.
Como decidir pela contratação de serviços residenciais?
Embora você possa estar ansioso para iniciar o projeto de manutenção da sua casa, é melhor levar em consideração mais de duas propostas, pois, isso te dará uma ideia concreta de valores e margem para negociação.

Além disso, há profissionais que cobram valores à parte pelos materiais, mas antes de se comprometer neste sentido, compare o preço proposto com os preços da loja.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee