Juntos Somos + Fortes e Unidos Somos Melhores!
Seja Hoje Diferente:

Ter uma rotina saudável é o principal cuidado para manter sua imunidade alta

Com a chegada do outono, as temperaturas no Brasil começam a diminuir. Além disso, essa estação também é marcada pelas grandes variações térmicas ao longo de um mesmo dia. 

Sabe aquele frio que te pega desprevenido ao final da tarde ou início da noite? Então, caso você não tenha uma imunidade elevada, é muito provável que consiga pegar facilmente um resfriado ou algum outro vírus respiratório.

Por isso mesmo, para não ter que remediar para evitar o contágio com essas e outras doenças, manter uma rotina saudável é vital. Outros cuidados, como carregar dentro da bolsa um agasalho - como toda mãe costuma aconselhar -, são medidas simples que podem te afastar dos riscos de adoecer nessa época do ano.


Saúde e alimentação

“Se você comer direitinho, vai ficar fortinho”. Essa frase usada por muitas mães faz todo o sentido se pensarmos que a alimentação é uma das maiores contribuintes para uma boa saúde. E quando ela não é feita de forma adequada, os prejuízos, com certeza, vão bater à sua porta, quer você queira, quer não.

De acordo com o clichê “você é o que você come”, a alimentação acaba afetando de forma muito significativa na nossa saúde. Isso porque a ingestão de vitaminas, sais minerais e nutrientes colabora para que seu organismo esteja funcionando perfeitamente.

Quando a gente deixa de comer legumes, verduras, frutas, folhas, laticínios e até mesmo carnes, desde que em quantidades moderadas, o organismo passa a não funcionar corretamente e, em consequência disso, a nossa imunidade cai.

Portanto, o mais importante para a prevenção de qualquer doença, independente do clima, é uma alimentação equilibrada. Na dúvida, o nutricionista é o profissional mais adequado para te indicar a melhor dieta de acordo com suas necessidades.

Isso inclui a ingestão de água em quantidades generosas todos os dias. Especialistas apontam que o ideal é beber 2 litros do líquido diariamente. A hidratação de dentro pra fora é outro aspecto fundamental para quem deseja manter a imunidade elevada.

Atividade física

Outro aspecto que tem forte relação com a nossa imunidade é a qualidade de vida, e nesse caso, a prática de atividade física regular pode fazer toda a diferença.

Criar uma rotina com algum exercício que seja minimamente prazeroso, seja ele uma caminhada, atividade aeróbica, musculação, natação, pilates, andar de bicicleta ou até mesmo dançar, vai te deixar muito mais disposto e com energia para viver melhor todos os dias.

Fortalecimento da musculatura do corpo, bem estar físico e mental, alívio do estresse e da ansiedade, melhora nas taxas de colesterol e até mesmo fortalecimento da memória são alguns dos benefícios de se exercitar.

A prática de atividades físicas reduz ainda os riscos de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose e obesidade, além de te deixar um pouco mais imune às doenças geradas por mudanças climáticas bruscas, como resfriados.

Existem ainda outros cuidados para se prevenir desse tipo de problema.

Evite aglomerações

Ambientes com muitas pessoas ajudam a transmitir vírus e bactérias com mais facilidade. Por isso, evite aglomerações e lugares com muito público, principalmente nos dias mais frios.

Mantenha ambientes arejados

Um dos maiores erros, em épocas de frio, é fechar as janelas. Isso porque se existe algum vírus circulando no ambiente, a tendência é que ele ache um possível hospedeiro com muito mais facilidade. Para evitar isso, basta manter o ambiente arejado, na medida do possível.

Levar agasalho

Uma prática simples e que pode te salvar em um dia que esfriou de repente, é levar consigo um agasalho. Pode ser um cachecol ou um casaco. A medida é para te aquecer em situações onde você esteja fora de casa, evitando assim o risco de ficar resfriado.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee